Navegação Rápida:

    O momento da contemplação é uma das etapas mais aguardadas de qualquer consórcio e, quando ela ocorre, algumas questões podem surgir. Uma dúvida muito comum é se quitar consórcio contemplado é uma boa ideia ou se vale a pena manter o pagamento das parcelas do mesmo modo que era antes de receber a sua carta de crédito.

    Caso você conte com dinheiro suficiente para quitar o consórcio após a contemplação, é importante avaliar todas as possibilidades e verificar se o seu pagamento é uma estratégia vantajosa ou se você deve aplicar esse dinheiro em outra prioridade. Se está em dúvida se deve ou não quitar o consórcio, continue a leitura e confira como avaliar a sua situação!

    O que significa quitar o consórcio?

    A ação de quitar o consórcio significa que o titular vai realizar o pagamento de todas as parcelas e encerrar os seus débitos com a administradora e com o grupo. Para ter certeza de que é possível antecipar as prestações do seu consórcio, é importante conferir se essa ação é permitida pelo contrato de adesão que foi assinado no momento da contratação.

    Esse documento estabelece direitos e obrigações de ambas as partes e indica se essa alternativa é válida. Contudo, o pagamento das parcelas restantes é frequentemente autorizado e, até mesmo, bem recebido pelas administradoras. Vale destacar, no entanto, que cada contrato estipula alguma condição de antecipação e aponta a possibilidade de amortização parcial, total ou de ambas.

    Quais as vantagens de quitar o consórcio contemplado?

    Para tomar uma decisão benéfica ao seu planejamento financeiro, é importante considerar que vantagens você obteria ao concluir o pagamento antecipado do consórcio. Confira, a seguir, quais são os principais pontos positivos percebidos ao finalizar esse contrato após a contemplação.

    Redução de gastos com correção de crédito

    Anualmente, o consórcio passa por reajustes, que acontecem de acordo com a inflação. Então, o valor do crédito, e consequentemente das parcelas, é atualizado. Isso é importante para garantir o poder de compra de quem ainda não foi contemplado. Portanto, uma das vantagens imediatas da quitação adiantada do consórcio é a economia referente às correções monetárias.

    Quando ocorre o adiantamento, o valor é calculado com base nas parcelas correntes e não conforme a expectativa de inflação futura. Isso significa que há uma grande economia de recursos causada pelo adiantamento de toda a parte que resta.

    Bem livre de alienação

    A alienação do bem escolhido no consórcio é um recurso de proteção para todos os membros do grupo. Contudo, para cada participante, é um alívio ficar livre da alienação do que foi adquirido. Assim, caso você precise vender ou queira trocar o item conquistado no consórcio, com as parcelas quitadas, não há nenhum impeditivo para fazê-lo conforme a sua necessidade.

    Ao finalizar as parcelas do imóvel, por exemplo, ele passa a ficar exclusivamente sob o seu controle e pode ser vendido, alugado, deixado como herança ou ser objeto de qualquer outra ação que seja de seu interesse.

    Possibilidade de utilização do FGTS

    O valor acumulado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) só pode ser sacado em condições especiais e a quitação do consórcio é uma delas. Além de utilizar um recurso que não sai diretamente de sua conta bancária, portanto, não causa impacto em seu orçamento, você pode desfrutar de todas as outras vantagens de concluir a sua aquisição.

    Vale destacar que, para usar o FGTS de modo a quitar um consórcio, não é necessário que a pessoa esteja desempregada ou desligada do seu atual trabalho. Desse modo, caso você já faça parte de algum consórcio, essa é uma excelente estratégia para investir o dinheiro que está acumulado no seu Fundo de Garantia. Mas vale destacar algo importante: isso é possível apenas no consórcio imobiliário e deve seguir as normas do Conselho Curador do FGTS.

    Liberdade no planejamento financeiro

    Em algum momento, durante o seu consórcio, você já se perguntou o que poderia fazer com o dinheiro das parcelas? Certamente, já se imaginou aproveitando esse valor para tirar alguns dias de férias, comprar algo diferente ou talvez investir em algum curso, certo? Ao quitar o consórcio, você conta com mais liberdade e folga no seu orçamento.

    Imagine, por exemplo, que chegou o momento da contemplação em seu consórcio de imóveis e você utiliza os seus recursos para quitar o restante das parcelas. Isso significa que não é preciso mais alugar um imóvel, já que você foi contemplado, e também não é necessário manter as parcelas, pois o plano foi quitado. Esse é apenas um breve exemplo de como organizar o seu planejamento para garantir mais conforto e bem-estar.

    Como a quitação do consórcio contemplado pode ser feita?

    Se você deseja quitar as parcelas restantes do seu plano após a contemplação, é importante conhecer quais as etapas necessárias para concluir o processo. Após analisar o seu contrato, verifique as alternativas que estão disponíveis para realizar a quitação. A seguir, apresentaremos as principais formas de finalizar o seu consórcio.

    A Ademicon, maior administradora de consórcios em créditos ativos do país, está à disposição para auxiliar seus clientes com todas as possibilidades de quitação do seu consórcio. Entre em contato!




    Posts Relacionados: