Navegação Rápida:

    Criado na década de 1960, o consórcio é uma invenção legitimamente brasileira que, em uma época quando ainda não existiam outras modalidades de compra parcelada para carros, surgiu por iniciativa de um grupo de bancários cujo objetivo era formar um fundo comum que permitisse fazer esse tipo de aquisição em condições facilitadas. A ideia deu tão certo que se difundiu por todo o Brasil e se multiplicou em vários segmentos. 

    Atualmente, uma gama imensa de produtos e de serviços pode ser comprada ou contratada a partir desse sistema. Neste post, você conhecerá os tipos de consórcio existentes, as características que eles apresentam e receberá dicas para escolher o segmento ideal. Confira!  

    1. O que é um consórcio?

    O consórcio é uma alternativa de compra ou de contratação de serviço que permite o pagamento parcelado sem que haja cobrança de juros nas parcelas. Portanto, diferentemente dos financiamentos bancários, no consórcio é cobrada apenas uma taxa que rege as operações de administração dos grupos de consorciados. 

    Regulado pela Lei Federal nº 11.795, de 2008, o Sistema de Consórcios brasileiro é normatizado, coordenado, supervisionado, fiscalizado e controlado pelo Banco Central (Bacen). Em outras palavras, isso significa que somente administradoras devidamente credenciadas pelo BC podem atuar nesse mercado, o que oferece absoluta segurança e confiabilidade aos consumidores que o utilizam. 

     

    2. Como ele funciona?

    A ideia básica de todos os tipos de consórcio permanece a mesma original, implantada nos anos 1960. Por esse sistema, pessoas com o mesmo interesse em adquirir um determinado produto ou contratar algum serviço se reúnem em um grupo que terá como objetivo formar um fundo comum. 

    Periodicamente, os recursos acumulados nesse fundo serão utilizados no pagamento daquilo que se deseja comprar ou contratar. Tudo é muito simples e funciona de forma fácil de entender e acompanhar. 

    2.1. Parcelas, sorteios e lances 

    Uma vez formado o grupo de consorciados, todos os meses, cada um deles fará o pagamento de uma parcela, que corresponde a uma fração do valor do crédito, acrescida da taxa de administração. 

    O montante arrecadado junto ao grupo será suficiente para, mensalmente, contemplar determinada quantidade de consorciados, que poderá adquirir produtos ou serviços pré-definidos no contrato de adesão. 

    A cada mês, acontece uma assembleia em que ocorre a definição dos contemplados, por sorteio e lance. A oferta de lance é uma possibilidade que o consorciado tem de tentar antecipar o recebimento da sua carta de crédito. 

    2.2. A administradora do consórcio 

    Como exige a lei, o grupo de consorciados deve ser organizado por uma empresa especializada na administração de consórcios e que atenda às exigências do Banco Central (Bacen). Caberá a essa empresa, portanto, todos os trâmites relacionados às adesões dos consorciados, ao recebimento das parcelas, à administração dos fundos, à realização das assembleias e à liberação das cartas de crédito. 

    2.3. A carta de crédito 

    Uma vez contemplado por sorteio ou por lance, o consorciado não receberá diretamente o bem ou o serviço que quer adquirir, ou seja, com uma carta de crédito o consorciado poderá fazer o pagamento à vista do que deseja, o que significa um poder de negociação maior do que ele teria caso a aquisição fosse feita por outra forma de pagamento.  

    Além disso, se mudar de ideia na hora da compra, ele poderá até mesmo optar por outro bem dentro da sua categoria ou negociar a carta contemplada.

    3. Quais são os tipos de consórcio existentes?

    Todas as características e vantagens existentes nessa modalidade de compra e de contratação estão disponíveis para imóveis, veículos e serviços. A Ademicon, maior administradora independente de consórcios em créditos ativos do país, possui um vasto portfólio com valores de créditos variados. 

    como escolher o consórcio ideal

    4. Para quem cada tipo de consórcio é indicado?

    Como vimos até aqui, os tipos de consórcio existentes contemplam praticamente todas as necessidades de compra e de contratação, sejam elas de pessoas físicas ou jurídicas. Para cada tipo, entretanto, há um público específico, que deve receber um atendimento especializado por parte da administradora. 

    Assim, a pessoa que precisa realizar um projeto imobiliário deve procurar uma administradora que atue com dedicação a esse segmento de mercado. Da mesma forma, quem deseja adquirir um veículo leve tem que buscar uma administradora que atue nessa área e que conheça as características que ela apresenta.  

    O mesmo vale para quem precisa comprar veículos pesados e implementos, o que, aliás, deve ser observado de maneira ainda mais especial. Afinal, tanto os fabricantes desses equipamentos quanto as pessoas que os adquirem estão habituadas a usar uma terminologia própria, que está relacionada às características técnicas do produto e às funções que ele cumpre, e que convém ser conhecida também pela administradora. 

    O mesmo raciocínio precisa ser seguido por quem deseja adquirir produtos ou contratar serviços, cujas particularidades também devem ser compreendidas por quem administrará o consórcio. 

    Assim, compreendendo bem como funciona cada segmento de mercado e entendendo as necessidades do consorciado, a empresa poderá oferecer a ele os planos mais adequados e prestar a melhor assessoria na contratação do consórcio. 

    Há mais de 30 anos no mercado, a Ademicon é especialista em consórcios e possui equipes para cada segmento que estão à disposição para auxiliar você com todas as dúvidas e suporte necessários.  

    5. Quais são as vantagens do consórcio?

    Ao longo deste post foram mencionadas algumas vantagens que o consórcio oferece e que merecem ser revistas. Há também aquelas que precisam ser acrescentadas. Confira! 

    6. Como escolher o consórcio ideal? 

    Participar de um consórcio é muito fácil. Entretanto, para escolher a administradora adequada, é importante em primeiro lugar entrar no site do Bacen e verificar se ela está autorizada para atuar no mercado. Fazer uma pesquisa no site Reclame Aqui e procurar ler comentários nas redes sociais para saber sobre a idoneidade da empresa e se ela costuma responder às solicitações do público, por exemplo, estão entre as próximas orientações na hora de optar por uma administradora de consórcio. 

    Depois disso, o próximo passo é optar pelo melhor plano de acordo com a necessidade e separar os documentos exigidos para apresentar à empresa. A contratação passa a ter validade a partir do pagamento da primeira parcela. 

    Avaliar o contrato 

    Antes da assinatura, é imprescindível analisar o contrato com atenção, ler todos os itens e avaliar cada detalhe. No documento devem constar os dados cadastrais do futuro cliente, o valor das parcelas, os prazos, o índice de reajuste, entre outras informações essenciais. 

    Observar se existem reajustes 

    Analise as regras de reajuste do crédito e das parcelas, já que não sofrem a incidência de juros, mas costumam ser atualizadas por algum índice, como o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). A correção precisa ser realizada para que depois de certo tempo a carta de crédito não se desvalorize e o consorciado mantenha seu poder de compra. 

    Ver se as prestações cabem no orçamento 

    Faça um planejamento financeiro para ter certeza de que conseguirá pagar as parcelas em dia. O montante deverá ser disponibilizado mensalmente, razão pela qual não poderá prejudicar o orçamento familiar. Existem produtos que se encaixam nas suas condições financeiras e você pode fazer uma simulação dos valores para saber se consegue quitar todas as prestações. 

     

    7. Onde encontrar um bom consórcio?

    Como fazemos com quando vamos contratar qualquer empresa, uma administradora de consórcios deve ser avaliada pela qualidade de atendimento que oferece, pela solidez que apresenta no mercado e, claro, pelo cumprimento das exigências legais de funcionamento. A Ademicon cumpre todos esses requisitos e oferecem o que há de melhor aos seus consorciados. 

    Portanto, agora que você já conhece tudo o que precisa sobre os tipos de consórcio existentes, pode tomar as suas decisões de compra e de contratação de serviços com maior segurança. Então, que tal compartilhar essas informações nas suas redes sociais? 

     




    Posts Relacionados: