Navegação Rápida:

    Comprar o primeiro imóvel é o sonho de muitos brasileiros. E para uma transação que envolve valores elevados, é necessário fazer planejamento financeiro e prestar atenção em diversos detalhes. Uma aquisição como essa deve ser realizada com cuidado e o consórcio de imóveis Ademicon pode ser uma ótima opção para essa conquista. 

    A maioria das pessoas decide comprar um imóvel para moradia em momentos importantes de suas vidas, por exemplo, quando se casam ou têm filhos. Sendo assim, existem vários pontos que precisam ser analisados durante a negociação e a escolha desse bem. O comprador deve pensar em seus objetivos pessoais e profissionais, na localização, quantidade de cômodos etc. 

    A emoção que envolve as tratativas, a elaboração e a assinatura do contrato de compra e venda não pode atrapalhar a avaliação das oportunidades. Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo de como se planejar para comprar o seu primeiro imóvel e fornecer detalhes sobre a análise do mercado, definição de objetivos, orçamento e muito mais. 

    Quer entender qual é a importância de fazer um planejamento antes da aquisição da casa própria? Acompanhe a leitura! 

    1. Por que se planejar para comprar o primeiro imóvel?

    É importante planejar as etapas da compra do primeiro imóvel, porque esse tipo de negócio exige investimentos financeiros maiores e o comprador pode levar bastante tempo para conseguir quitar as prestações. Fazer o planejamento das finanças é fundamental para evitar atrasos nos pagamentos das parcelas e outras dificuldades que podem surgir no decorrer do processo. 

    Organize o seu orçamento doméstico para identificar o valor que poderá pagar mensalmente e ainda manter uma reserva para situações de emergência. Defina as suas metas e reflita sobre os prazos necessários para que elas sejam alcançadas. Comece a poupar dinheiro e a pensar sobre as suas reais necessidades relacionadas à aquisição da casa própria. 

    Criar uma planilha de despesas para saber onde o seu dinheiro está sendo investido e conseguir controlar melhor os seus gastos mensais pode auxiliar no processo. Insira nela todas as informações referentes ao custo de vida, por exemplo, fatura de água, energia elétrica, Internet, lazer, plano de saúde, academia, alimentação, farmácia etc. Analise todos os números para ver onde é possível economizar.

    2. O que deve fazer parte desse planejamento?

    É preciso incluir diversos fatores relevantes. O comprador de um bem precisa se preparar para pagar o valor das parcelas e todas as suas demais despesas. Terá que definir em quantos anos almeja quitar o imóvel e não poderá se esquecer de separar uma quantia para pagar a documentação, a mudança e os móveis. 

    Vida profissional 

    Além de organizar as suas receitas e despesas, o comprador deve pensar se há alguma probabilidade de ocorrer uma mudança drástica em suas condições financeiras. Ele precisa avaliar se tem estabilidade no emprego, se as atividades que desenvolve são promissoras e se existem outras formas de complementar a sua renda para adiantar algumas parcelas. 

    Necessidades dos moradores 

    Se for possível, reserve uma quantia para ter tranquilidade em caso de imprevistos e garantir recursos para situações de urgência. A compra do primeiro imóvel é uma decisão muito relevante já que você vai morar nele por bastante tempo. Não se precipite, avalie com calma as suas necessidades atuais e futuras. Considere que elas podem mudar. 

    Localização do bem 

    Se você for uma pessoa solteira, pensa em se casar e ter filhos? Com base na resposta dessa pergunta, defina o tamanho da casa, apartamento ou chácara que pretende comprar e a sua localização. Antes de fechar um negócio, confira se nas proximidades do imóvel existem farmácias, creches, escolas, postos de saúde, transporte público e outros serviços. 

    Casa nova ou usada 

    O comprador precisa decidir se quer um imóvel usado ou novo e, dependendo do caso, saber avaliar as suas condições de uso. Imóveis usados são perfeitos para as pessoas que não podem ou não querem esperar, enquanto os novos tendem a mais modernos e precisam ser construídos, livres de vícios construtivos e escriturados. 

    Pagamento de condomínio 

    Caso prefira adquirir um apartamento ou uma casa em condomínio, por exemplo, haverá a cobrança da taxa de condomínio todos os meses. Por esse motivo, é necessário considerar o valor antes de tomar a sua decisão. Existem edifícios que cobram quantias menores por serem mais antigos e outros cujas taxas são mais elevadas, porque são novos, têm uma infraestrutura melhor. 

    Estilo do morador 

    Os imóveis podem ter configurações diferenciadas para se encaixar no perfil de seus moradores. Alguns são menores e planejados de maneira que os espaços sejam melhor aproveitados. Outros têm os cômodos mais amplos e separados por paredes, por exemplo. O comprador precisa conferir se as estruturas se adaptam ao seu estilo, para ter a sua casa planejada. 

    Segurança do local 

    Você prefere lugares mais calmos e distantes dos comércios ou a agitação dos centros urbanos? Em ambos os casos, será preciso averiguar como é a segurança na região onde o imóvel está situado. Perceba se existem tecnologias instaladas nas redondezas, sistemas de alarmes, câmeras para a captura de imagens, serviços de vigilância e portaria etc. 

    Trânsito de veículos 

    Observe como funciona o trânsito dos veículos nas redondezas para saber se a área é barulhenta durante a noite. Converse com os vizinhos e verifique se as vias dão acesso aos hospitais, rodovias e trajetos que serão realizados diariamente. Veja como são as ruas próximas, se há tráfego intenso de dia e se elas estão bem conservadas. 

    Escolha imóveis que estejam localizados perto do seu trabalho e que permitam o acesso aos lugares que costuma frequentar. Desse modo, você terá mais qualidade de vida e perderá menos tempo com locomoção, além de economizar combustível se tiver um veículo próprio. Compre um imóvel situado em um lugar estratégico e não considere apenas a sua aparência. 

    Valorização da propriedade 

    Confira ainda se existem paradas de ônibus próximas, como são os horários do transporte público, se o metrô está acessível e se há supermercados nas proximidades. Ao fazer essa análise, você descobrirá se esse imóvel terá uma boa valorização nos próximos anos, caso pretenda vendê-lo depois de determinado período.  

    3. Consórcio é a melhor solução financeira

    O Consórcio Imobiliário da Ademicon é a melhor solução para comprar um imóvel, porque permite a aquisição de bens por meio da compra programada. O consorciado pagará a sua cota de consórcio de forma parcelada todos os meses, sem a necessidade de arcar com os juros que são cobrados em financiamentos, nem de entrada. Essa modalidade de compra é vantajosa para os participantes do grupo que unem esforços para adquirir a casa própria, mas, para isso, é preciso passar por algumas etapas. 

    O consorciado precisa estar com as parcelas em dia para poder participar das assembleias e ser contemplado. Se for sorteado, obterá a carta de crédito, fará a compra do imóvel e continuará pagando normalmente as prestações acordadas. Sendo assim, é possível ir morar na sua casa ou apartamento antes de quitar o plano do consórcio. 

    Existe a oferta de lances para tentar antecipar o recebimento da carta de crédito. Se você tiver uma quantia reservada, poderá oferecer o valor na tentativa de efetuar a aquisição do imóvel antes do previsto. O consórcio é mais vantajoso que outras modalidades e é uma maneira descomplicada de realizar seu objetivo. 

    4. Como escolher o consórcio ideal?

    Para escolher o consórcio ideal, você precisará avaliar as suas condições financeiras e os grupos disponíveis para a compra. Analise quais são os créditos disponíveis, os prazos para pagamento, o valor das parcelas, o percentual da taxa administrativa e o preço do seguro prestamista. 

    Escolha uma administradora de consórcios que tenha credibilidade e seja especialista no assunto. A Ademicon – Consórcio e Investimento, por exemplo, é a maior administradora independente de consórcios do Brasil, pioneira no segmento e possui consultores especializados que podem ajudar em todo o processo. 

    5. O que levar em conta para comprar o primeiro imóvel?

    A compra de um imóvel não pode ser feita por impulso, tendo em vista que se trata de uma transação complexa e que envolve diversos aspectos. A aquisição requer cuidado e planejamento para que os compradores fiquem satisfeitos e não se arrependam de sua decisão. Veja a seguir um passo a passo que preparamos para facilitar a sua negociação! 

    5.1. Analise o mercado 

    Na hora de fazer a aquisição da casa ou apartamento próprio, analise o mercado imobiliário, pois ele é bastante dinâmico e sofre influência dos setores políticos e econômicos. Acompanhe os noticiários para ter certeza de que o momento é propício para a compra de imóveis, se os preços estão bons e se você poderá aproveitar alguma vantagem ou incentivo. 

    5.2. Defina seus objetivos 

    Tenha objetivos bem definidos e mantenha o foco nas metas delineadas. Se decidiu comprar um apartamento, visite os edifícios para saber se eles realmente atendem suas necessidades. Caso tenha entendido que uma casa é a melhor opção, peça para fazer uma avaliação pessoalmente para se certificar de que encontrou o que procurava. 

    Ao fazer a busca pela internet, confira a metragem, o bairro onde o imóvel está situado, a quantidade de cômodos, a infraestrutura do prédio ou da região, entre outras questões, antes de combinar a visita e se deslocar até o local. Assim, evitará frustrações e visitará apenas os imóveis que realmente interessam. Identifique suas prioridades e feche o negócio somente se elas forem atendidas. 

    5.3. Estabeleça o seu orçamento 

    Estabelecer o orçamento é um dos primeiros passos que você precisa dar. Determine o valor que poderá investir na compra da casa própria e faça aquele planejamento que é indispensável. Reflita sobre como estarão as suas finanças daqui a alguns anos, visto que a decisão de assumir esse compromisso não pode ser embasada apenas no momento presente. 

    5.4. Converse com seus familiares 

    Fale com a sua família antes de entrar na aventura de procurar uma nova residência. Registre todas as necessidades dos integrantes do grupo familiar para conseguir atender as expectativas das pessoas que você ama. Esse é um investimento que envolve o cônjuge, os filhos e, em algumas ocasiões, os pais, os irmãos e os parentes mais próximos. 

    5.5. Pesquise bastante 

    Não tenha pressa para encontrar o imóvel ideal para atender os seus anseios. Pesquise bastante para localizar uma oportunidade excelente e que proporcione qualidade de vida. A busca pode ser iniciada depois de estar definido o tipo de propriedade e o planejamento financeiro elaborado. Acesse sites e portais imobiliários para ver os anúncios de casas e apartamentos. 

    5.6. Analise a documentação 

    A documentação de um imóvel precisa ser analisada com bastante cautela ou por um profissional que entenda do assunto. A compra de unidades imobiliárias é um processo burocrático que envolve idas ao cartório do Registro de Imóveis, retirada de certidões negativas de débitos e avaliação da matrícula para se assegurar de que não há restrições judiciais. 

    Toda a papelada precisa ser averiguada e os pontos conferidos para eliminar qualquer chance de perda de recursos financeiros. É interessante solicitar informações ao Poder Judiciário sobre processos que estejam tramitando e que porventura envolvam o imóvel. Uma casa ou apartamento somente deve ser comprado se estiver livre de encargos e embaraços. 

    5.7. Leia cuidadosamente o contrato 

    Você jamais deve assinar um instrumento contratual sem antes fazer uma leitura cuidadosa de todas as suas cláusulas. Preste atenção nas palavras e procure compreender todos os termos que envolvem a transferência do bem. Caso não se sinta seguro, peça o auxílio de um consultor especializado ou fale com o seu advogado. 

    Gostou do passo a passo fornecido aqui para você se planejar para comprar o primeiro imóvel? A Ademicon pode ajudá-lo a fazer um planejamento para conquistar a casa própria e aumentar o seu patrimônio. Simule um consórcio imobiliário e encontre o plano ideal para você realizar seus objetivos. 

    Quer transmitir essas dicas para os amigos e familiares? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais! 




    Posts Relacionados: