Existem diversas formas para conquistar seus objetivos, especialmente quando se trata de adquirir bens de alto valor como veículos, equipamentos para empresas ou imóveis. Nesse processo, muita gente procura entender o que é leasing e quais as vantagens, quando comparado às outras formas tradicionais de compra.
Essa opção tem ganhado espaço no mercado, principalmente entre quem busca flexibilidade financeira. Mas sabia que nela, o carro não é totalmente seu? Entenda com a Ademicon tudo sobre o que é um leasing, como ele funciona, quais as suas vantagens, e como comprar um carro de forma definitiva. Boa leitura!
O que é e como funciona o leasing?
Conhecido como arrendamento mercantil, o leasing é um tipo de contrato que permite pessoas físicas ou jurídicas usarem um bem, como um carro, por um tempo determinado, sem que elas se tornem donas dele imediatamente. Diferente de uma compra tradicional, no leasing, o dono do veículo é o arrendador (bancos e empresas especializadas), enquanto quem usa o carro é o arrendatário.
De forma mais simples, dá para dizer que o leasing de carros é como um aluguel. A diferença é que ao invés de retirar em uma locadora, o contrato é feito diretamente com o banco por um período maior de tempo e com o pagamento de parcelas mensais. Ao final deste contrato você pode devolver, renovar ou até mesmo comprar o veículo.
As mensalidades costumam incluir serviços como manutenção e seguro, para facilitar o dia-a-dia de quem usa, e é possível fazer contratos de leasing para veículos de passeio, utilitários, caminhões, ônibus, motos, frota de empresas e até maquinários agrícolas e de construção.
Mas antes de fazer o seu, é importante saber que existem diferentes tipos de leasing, com variações nos prazos e nas condições de compra:
Leasing Financeiro
Normalmente tem prazos mais longos e acima de 24 meses. Oferece a possibilidade de comprar o veículo pagando um valor residual, combinado no começo do contrato. Neste caso, quem fica responsável pelas despesas e pela manutenção é o arrendatário, ou seja, quem está “alugando” o carro.
Leasing Operacional
Os prazos costumam ser a partir de 90 dias, por isso, são mais curtos. No final do contrato, a venda do veículo para o arrendatário é com base no preço de mercado, que pode variar. Os custos de manutenção podem ficar sob responsabilidade de qualquer uma das partes, dependendo do que é combinado no momento do contrato.
Além desses, temos dois outros tipos de leasing:
Leasing Back
Para empresas que precisam de recursos financeiros para investimentos ou quitar dívidas, por exemplo. Nesse caso, a empresa vende um bem para um arrendador pelo valor de mercado e assina um novo contrato de arrendamento, para continuar usando o bem vendido, pagando o aluguel mensal. Assim, ela pode realocar o dinheiro da venda para a sua necessidade e ter um custo menor na mensalidade.
Leasing Imobiliário
Funciona como o leasing de carros, mas para imóveis. Aqui, o banco ou instituição financeira compra um imóvel e o disponibiliza para o arrendatário (locador), mediante parcelas mensais. Quando o contrato é finalizado, também existe a possibilidade de comprar a casa ou apartamento.
Com as principais características e opções disponíveis e entendendo o que é o leasing, é possível direcionar os recursos para escolhas que façam sentido para sua realidade financeira.
Qual a diferença entre leasing e aluguel?
A principal diferença entre leasing de carros e aluguel, é que no aluguel você paga pelo automóvel por um período curto e determinado de horas ou dias para usos pontuais e, no final do prazo, devolve o veículo para a locadora. Já no leasing, você arrenda o carro, com contratos mais extensos, parcelas mensais e a possibilidade de comprá-lo no final.
Ele também difere de outros modelos de compra tradicionais:
Qual a diferença entre leasing e financiamento?
Entre leasing e financiamento, uma das principais diferenças está no custo. O leasing costuma ter valores de pagamento mais baixos que o financiamento. No entanto, quem opta pelo financiamento se torna dono dele desde o começo, mesmo que ainda existam parcelas para pagar. Neste caso, o banco fica com a garantia do veículo até o financiamento ser totalmente quitado.
Entendido as diferenças, é possível perceber que o leasing de veículos para pessoa física, assim como para as jurídicas, traz benefícios, como:
- •Você pode usar o carro ou equipamento sem precisar desembolsar todo o valor na hora da compra, o que ajuda a organizar melhor seu dinheiro;
- •Quando o contrato termina, você pode escolher entre comprar, renovar o contrato ou devolver o veículo;
- •Em alguns contratos de leasing de veículos, os custos com manutenção e seguro já estão incluídos nas parcelas mensais;
- •As mensalidades costumam ser mais baixas porque você está pagando pelo uso do bem, não pelo valor total da compra.
Qual é a desvantagem do leasing?
Uma grande desvantagem do leasing é que existem cláusulas penais, para proteger o banco ou instituição, caso você descumpra as obrigações contratuais. Além disso, ele é um compromisso que depois de feito, não pode ser interrompido por nenhuma das partes, o que pode acarretar dificuldades financeiras se não conseguir pagar as parcelas, e principalmente, você não tem os benefícios de ser o dono oficial do veículo.
Ainda existem contras como:
- •Enquanto durar o leasing, o veículo ou equipamento está no nome do arrendador, então você não pode vender ou modificar o bem sem autorização;
- •É comum que contratos tenham restrições, como limite de quilometragem no caso de veículos, e se ultrapassá-los, você pode ter custos extras;
- •Se precisar encerrar o contrato antes do prazo combinado e isso for permitido pela instituição, podem haver multas ou penalidades a serem pagas.
Com todas essas pontuações, o recomendado é encontrar uma forma de compra do seu veículo que permita planejamento financeiro, seja mais barato que um financiamento tradicional, te torne o dono oficial e que não tenha as restrições do leasing. Para isso, existe o consórcio de veículos.
Como usar o consórcio de veículos para não se preocupar com o leasing?

Para evitar as limitações do leasing, como o fato de não ter a propriedade do automóvel ou da motocicleta durante o contrato, ou restrições no uso, o consórcio de veículos é uma boa solução, já que é feito para comprar o seu veículo à vista. Também não envolve juros ou entradas, com o prazo de pagamento e valor das parcelas decidido por você, para que se encaixe perfeitamente no seu orçamento.
Ele pode ser usado para a compra de veículos leves e pesados, de motos à embarcações e frotas empresariais, com total liberdade para escolher o modelo e onde comprar, sem depender de contratos de arrendamento, já que no consórcio de veículos, o contrato é entre o participante e a administradora de consórcios e se refere à contratação do crédito que será usado na compra do veículo.
Tudo começa com uma simulação dos valores de crédito e parcela. Depois, aqui na Ademicon, um consultor te ajuda a dar andamento no contrato. Você passa a fazer parte de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo que o seu e mensalmente, contribuem com as mensalidades. Então, esse valor forma o fundo comum, de onde saem os montantes para as cartas de crédito contempladas, com a qual você vai comprar seu automóvel.
A contemplação no consórcio pode acontecer desde o primeiro mês, por sorteio ou por lance. E com a carta em mãos, você consegue mais desconto e margem, já que fará o pagamento à vista.
O consórcio de veículos é uma compra planejada e que protege o seu planejamento financeiro. Ele não tem restrições quanto ao uso do veículo, como no leasing de carros, e a propriedade do automóvel é só sua, assim que ele é totalmente quitado. Embora também funcione com parcelas mensais, no consórcio, você tem a certeza de que será o dono do veículo.
Entender o que é leasing, suas características e quais as outras alternativas existentes, é fundamental para tomar decisões financeiras mais conscientes.
Avaliar os prós e contras de cada modalidade, entender suas necessidades e contar com empresas confiáveis são passos importantes para escolher a melhor opção para o seu perfil. Seja leasing ou consórcio, o importante é planejar com inteligência para alcançar seus objetivos com segurança financeira. Conte com a Ademicon nesse caminho!
Para mais dicas, siga navegando pelo nosso blog.