Navegação Rápida:

    Para quem deseja a independência financeira e considera importante planejar o futuro, a aposentadoria imobiliária aparece como uma grande aliada. Trata-se de uma estratégia vantajosa que oferece ótimo retorno quando aplicada da maneira correta. Essa alternativa garante uma quantia mensal extra, que pode auxiliar a administrar as finanças e pagar as contas. Afinal, o valor pago pela Previdência Social pode não ser o suficiente.  
     
    Neste post, vamos contar o que é aposentadoria imobiliária, como ela funciona e para quem é indicada. Além disso, vamos apresentar as principais vantagens de aderir a esse planejamento, mostrar como ele deve ser feito e qual o melhor momento para começar a investir nessa modalidade. Continue a leitura! 


    1. O que é aposentadoria imobiliária?

    A aposentadoria imobiliária é uma oportunidade para quem tem uma cota de consórcio de imóveis realizar projetos imobiliários. As propriedades adquiridas podem ajudar a garantir o futuro financeiro  e serão uma fonte de lucro a longo prazo. Os investimentos que envolvem casas, apartamentos, terrenos, chácaras e outras edificações são muito rentáveis. 

    Consórcio imobiliário 

    Por meio do consórcio imobiliário, é possível programar a  aposentadoria de forma simples e eficiente. Para alcançar os objetivos estipulados, será necessário planejar e colocar em prática várias dicas sobre o planejamento das finanças. Isso é muito importante para evitar o comprometimento do orçamento mensal e eliminar gastos desnecessários. 

    Planejamento financeiro 

    Para conseguir se aposentar e ter estabilidade financeira, é preciso se reeducar, aprender a separar uma quantia todos os meses para investir em projetos que darão retorno no futuro. Os valores concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) normalmente são menores que o salário que o trabalhador recebia enquanto exercia as suas atividades profissionais, então é fundamental se planejar. 

    Patrimônio sólido 

    O consórcio imobiliário vai gerar renda extra e vitalícia para os investidores que poderão aproveitá-la como uma aposentadoria financeira. Um patrimônio sólido surge por meio de investimentos em imóveis e oferece mais segurança e rentabilidade do que um plano de previdência privada, por exemplo. O consorciado pode ser beneficiado e obter rendimentos antes de terminar de pagar o plano. 

    Locação do imóvel 

    É possível aproveitar a aposentadoria imobiliária para fazer a compra programada de imóveis para locação. Para isso, é preciso adquirir as cotas do consórcio e aguardar a contemplação, por sorteio ou lance. Ao ser contemplado, o consorciado planeja o pagamento das parcelas restantes com o aluguel do imóvel e garante outro plano de consórcio. 

    Dessa maneira, depois de algum tempo, o participante terá imóveis quitados e alugados gerando renda para a aposentadoria. O futuro estará garantido aplicando essa estratégia simples de negociação. O consórcio pode trazer muitas vantagens porque não há a incidência de juros nas parcelas, não é necessário dar valor de entrada e é possível desfrutar do bem antes de quitar o contrato, se houver a contemplação.

    2. Como a aposentadoria imobiliária funciona?

    A aposentadoria imobiliária é uma das melhores alternativas porque se trata de um investimento que não desvaloriza e ainda gera renda. O consorciado poderá adquirir vários imóveis de diversos tipos e em locais distintos, inclusive fora do Brasil, mas, neste caso, é necessário incluir um imóvel no Brasil como garantia.  

    Podem ser comprados imóveis de alto padrão ou populares para aproveitar cenários diferentes e conquistar vários públicos. 

    Assembleias mensais 

    Todos os meses são realizadas assembleias para conhecer quem são os contemplados, por meio de sorteios ou da oferta de lances. Com a carta de crédito disponível, o participante do consórcio consegue fazer a aquisição do imóvel para locação, por exemplo. 

    Realização de objetivos 

    Assim que o valor é liberado, o consorciado compra o imóvel almejado e o aluga. Tendo o poder de compra à vista, o cliente pode negociar ótimos descontos na aquisição do bem. Esse tipo de investimento está ganhando espaço no mercado, uma vez que se mostrou como opção viável para realizar projetos e concretizar objetivos. 

    Condições do consorciado 

    A administradora é responsável por formar e gerenciar os grupos, fazer as assembleias, realizar a contemplação dos participantes, liberar o crédito, entre outras atividades.  

     Fontes de rendimentos 

    Os imóveis passam a integrar o patrimônio do consorciado e poderão ser utilizados como fontes de renda que substituirão o salário. A aposentadoria imobiliária tem um funcionamento interessante, já que com parcelas mensais acessíveis o participante consegue realizar seus objetivos e garantir seu futuro. A Ademicon disponibiliza uma equipe de especialistas para auxiliar quem deseja adquirir cotas de consórcio e entender de que maneira essa modalidade pode se tornar uma excelente alternativa de investimento.

    3. Para quem é indicada a aposentadoria imobiliária?

    A aposentadoria imobiliária é indicada para todas as pessoas que tenham interesse em expandir o seu patrimônio e viver com uma renda mensal mais significativa. Para participar de um consórcio, não é necessário dar entrada e não há juros. Basta fazer um planejamento financeiro, entrar em um grupo e começar a pagar as parcelas mensais de acordo com o seu orçamento. 

    Comprovação de renda 

     Não é obrigatório comprovar renda ao aderir a um consórcio, pois se trata de um investimento bem diferente de um empréstimo ou financiamento, por exemplo. Contudo, a administradora pedirá os comprovantes dos rendimentos quando acontecer a contemplação. Na Ademicon, há uma equipe especializada para passar as orientações e explicar sobre os documentos necessários em todas as etapas do processo. 

    Restrição de idade 

    Para assinar contratos no Brasil, a legislação exige que a pessoa seja maior de 18 anos. No caso de um consórcio, é possível que alguém com 16 anos feche a negociação e seja representado por seus pais ou responsáveis na hora de fazer a assinatura. Então, a única restrição de idade existente refere-se àqueles que são incapazes de assumir os seus atos conforme o Código Civil de 2002. 

    Ter conhecimentos sobre o mercado 

    Não é preciso ter formação na área imobiliária e tampouco ser um técnico ou especialista do ramo. Basta escolher os imóveis comerciais ou residenciais que estejam situados em bairros prósperos e ficar atento ao cenário econômico do Brasil. Verificar se o imóvel escolhido poderá ser alugado e se servirá para a aposentadoria imobiliária também é importante.

    4. Quais as vantagens da aposentadoria imobiliária?

    A aposentadoria imobiliária é uma renda vitalícia proveniente da locação dos imóveis adquiridos por meio de consórcio. Essas unidades integram o patrimônio do proprietário. Além disso, elas não sofrerão desvalorização ao decorrer do tempo. Ao contrário, quanto mais o tempo passar, mais valor elas terão no mercado. Veja a seguir outras vantagens de investir nesse segmento! 

    Retorno contínuo 

    Um imóvel que permanece alocado oferece retorno contínuo ao seu proprietário, por isso deve-se mantê-lo sempre alugado para inquilinos que façam os pagamentos dos aluguéis e das demais despesas de água, luz, condomínio e impostos em dia. Assim, contratos de locação bem-feitos permitem aproveitar ao máximo a renda proveniente dos imóveis alugados. 

    Mais liquidez 

    Ao revender um imóvel, o dinheiro ganho com a negociação será gasto e não retornará mais. Contudo, ao alugar uma casa, apartamento ou sala comercial, o fluxo é constante e consistente. Essa negociação tem mais liquidez, já que é mais difícil encontrar alguém para comprar uma propriedade do que localizar uma pessoa que deseja apenas pagar aluguel. 

    Continuidade em tempos de crise 

    As instabilidades financeiras que ocorrem em nosso país não afetam as obrigações assumidas entre particulares. Portanto, se tiver um contrato de locação com um inquilino, ele terá que cumprir o que foi pactuado, ainda que ocorram mudanças na economia brasileira. Além disso, todos precisam de um lugar para morar, então o mercado imobiliário permanece forte mesmo em momentos de crise.  

    Aumento do patrimônio 

    A aposentadoria imobiliária promove o aumento do patrimônio do consorciado. Os imóveis alugados continuam pertencendo ao proprietário e passarão para os seus herdeiros. Dessa forma, essa opção é uma das mais interessantes para que se consiga ter ótimos rendimentos ao se aposentar. Utilizar essa estratégia ajudará a obter sucesso no intuito de aumentar as posses. 

    Qualidade de vida 

    A qualidade de vida de uma pessoa que investe em imóveis é excelente, visto que eles trazem ótimos resultados aos investidores. Os locadores conseguem alugar as propriedades nas temporadas e ganhar um bom dinheiro e ainda usufruir do patrimônio em lugares lindos em outros períodos. Se preferir, poderá alugar o ano inteiro e receber todos os meses.  

    Segurança 

    A aquisição de imóveis promove a segurança do proprietário porque forma um patrimônio real que não apresenta volatilidade como outros tipos de investimentos. O mercado de locação sempre existiu e continuará existindo em virtude do déficit habitacional existente em nosso país. Afinal, a renda da maior parte da população não possibilita a compra da casa planejada. 

    Reajuste de preços 

    O preço do aluguel é reajustado de tempos em tempos, de modo que a aposentadoria imobiliária é realmente promissora. Caso haja o interesse em ter rendimentos com reajustes periódicos, o aluguel é a melhor alternativa. Comprar imóveis de qualidade, com localização adequada e acabamentos bem-feitos fará com que eles tenham valorização constante. 

    5. Como fazer o planejamento para isso?

    Um planejamento financeiro é importante para conseguir uma aposentadoria imobiliária vantajosa. É preciso ter cuidado ao lidar com as finanças para não comprometer os rendimentos futuros e fazer o possível para que os planos funcionem conforme o esperado. Observe abaixo as nossas dicas para planejar os próximos anos! 

    Levantamento das despesas 

    Fazer um levantamento das despesas mensais para saber se há possibilidade de ter orçamento disponível para participar de um consórcio é imprescindível. Para isso, é importante verificar se existem gastos que podem ser eliminados da lista para poupar dinheiro para utilizá-lo mensalmente para o pagamento das parcelas. Separe um montante que será usado todos os meses para quitar as mensalidades do plano. 

    Simulação 

    O consórcio não cobra juros do participante. Considerar esse fator e fazer uma simulação antes de aderir a um plano para saber quais são as condições ofertadas pela administradora é o próximo passo. Depois, conferir se o valor das parcelas se encaixa no orçamento. Após a assinatura do contrato, chegou o momento de fazer os pagamentos mensais em dia. Dessa forma, será possível participar das assembleias mensais e ter a chance de ser contemplado. 

    Analisar regiões 

    Antes de comprar os imóveis, é fundamental entender o potencial de valorização deles, observar a sua localização e o comportamento das pessoas que residem na região. Imaginar como esse ambiente poderá estar dentro de alguns anos e, se houver possibilidade de decadência, procurar outro imóvel para comprar. Não adianta pagar barato por um bem que não dará retorno a longo prazo. 

    Invistir em vários imóveis 

    Para diversificar e complementar a renda, o investimento em vários imóveis é o mais indicado. A ideia de ter um único imóvel não é interessante para quem deseja a aposentadoria imobiliária. O valor investido nas propriedades será recuperado com o decorrer do tempo e gerará excelentes lucros. 

    6. Por quanto tempo devo pagar para ter mais de um imóvel?

    Será necessário começar a pagar as parcelas de acordo com o contrato realizado com a administradora, que também prevê o tempo do parcelamento. No entanto, fazer uma previsão de contemplação é impossível, tendo em vista que todos os meses são realizados sorteios e será possível ser contemplado no início ou no final do plano. 

    Por outro lado, algumas administradoras permitem a oferta de lances, assim como a Ademicon. Se o consorciado tiver um valor acumulado, poderá ofertá-lo e obter a carta de crédito no momento que entender oportuno. Assim que for contemplado e alugar o imóvel adquirido, poderá usar o valor do aluguel para participar de outro consórcio e repetir a operação quantas vezes desejar.

    7. Quando começar a investir em uma aposentadoria imobiliária?

     Quanto mais cedo começar a participar de um consórcio de imóveis e colocar essas dicas em prática, maior será o patrimônio e mais elevados serão os rendimentos mensais no futuro. Desse modo, quando chegar o dia de se aposentar, a renda estará garantida por meio da aposentadoria imobiliária. 

    Compreendeu quais as vantagens da aposentadoria imobiliária para planejar o futuro? Ela oferece rendimentos extras vitalícios por meio de investimentos no mercado imobiliário. Você pode começar comprando as suas cotas de consórcio e, assim que for contemplado, procurar um imóvel apropriado para a locação. Dessa forma, vai iniciar a formação da sua carteira de imóveis. A Ademicon é pioneira e especialista no consórcio imobiliário e pode ajudar a tirar os seus planos do papel. 

    Quer mais dicas e informações relacionadas ao tema? Então, acompanhe as nossas redes sociais! 

     




    Posts Relacionados: