Expandir a infraestrutura é o desejo de toda empresa que está em fase de crescimento. Porém, essa decisão precisa ser bem pensada e planejada, uma vez que, geralmente, requer aporte financeiro para a concretização. Nesse cenário, saber como funciona o consórcio de imóveis para investimento empresarial é indispensável para buscar uma alternativa que esteja dentro do seu orçamento.
Quando se fala em consórcio, a maioria das pessoas logo pensa na venda de cotas para interessados em adquirir uma casa própria ou carro novo. No entanto, a modalidade vai muito além disso, podendo ser utilizada também por empresários interessados em ampliar patrimônio. Neste post, batemos um papo com Handerson Brito, gerente comercial da Ademicon – Consórcio e Investimento, para explicar como essa categoria de consórcio funciona. Confira!
O que é o consórcio de imóveis para investimento empresarial?
Conforme obtém sucesso, é normal que uma empresa precise de mais espaço físico, tanto para organizar processos, quanto para abrir novas unidades. No entanto, a compra de um imóvel costuma ser um investimento alto, que pode trazer alguns receios para os empresários, principalmente em meio ao sobe e desce da economia brasileira.
Diante disso, a melhor coisa a fazer é pesquisar por alternativas que gerem menos impactos para as suas finanças, como é o caso do consórcio de imóveis para investimento empresarial, que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. De acordo com Handerson Brito, a modalidade é voltada e direcionada para atender o segmento empresarial, a fim de aproximar os empresários desse instrumento qualificado de formação de patrimônio, que é o consórcio.
Qual a sua finalidade?
A principal finalidade do consórcio de imóveis para empresas é permitir a expansão dos negócios. Desse modo, ele pode ser utilizado de diferentes formas, tais como:
- aquisição de terreno;
- compra ou construção de sua sede;
- ampliação ou reformas da estrutura física para obter retorno financeiro futuramente;
- abertura de uma nova unidade.
“O consórcio de imóveis está fundamentado em um dos maiores segmentos da economia, com grande valor e retorno para quem é proprietário de um crédito imobiliário’’, destaca o gerente comercial da Ademicon. Sendo assim, trata-se de uma opção segura e versátil, visto que você pode utilizar a sua cota da maneira que desejar, de acordo com as necessidades e os objetivos da sua empresa.
Qual a duração do consórcio de imóveis?
O tempo de duração do consórcio de imóveis voltado para empresas depende dos planos oferecidos pela administradora de consórcio. ‘’Na Ademicon, temos diferentes planos e prazos que vão de 180, 200 a 240 meses. Dessa forma, é possível atender a todos os perfis de investimento e orçamento. Ainda, contamos com grupo em andamento com prazos menores, para suprir projetos mais pontuais’’, informa Handerson Brito.
Isso significa que o empresário pode se planejar para adquirir a cota de consórcio que mais se adequa às suas necessidades de expansão. Essa organização contribui para um investimento sólido, já que as parcelas estão ajustadas ao valor que ele pode investir, diminuindo eventuais desistências por falta de orçamento.
Como funciona o consórcio de imóveis para investimento empresarial na prática?
Se você está pensando que o consórcio de imóveis para empresários é mais complexo, não se preocupe, pois ele funciona da mesma forma que a modalidade comum. A pessoa interessada deve procurar a administradora de consórcio e manifestar a sua vontade de adquirir uma cota.
A partir daí, um consultor vai fazer um estudo do seu projeto e apontar qual é a cota mais adequada a cada perfil. Feito isso, é possível fechar negócio e assinar o contrato de adesão no consórcio de imóveis, sem ter que passar por trâmites demorados e cheios de burocracias.
O consorciado deve pagar as parcelas do plano mensalmente para concorrer aos sorteios do recebimento da carta de crédito, que também acontecem uma vez por mês. Caso queira tentar acelerar a execução do projeto, existe a possibilidade de ofertar lances. Uma vez que ocorra a contemplação, você já poderá dar sequência ao seu objetivo.
Quais são as vantagens da modalidade?
Não é à toa que cada vez mais empresas estão recorrendo ao consórcio de imóveis para realizar os seus investimentos, visto que a modalidade gera uma série de vantagens. ‘’Um grande benefício é o custo de operação, pois no consórcio não temos a incidência de juros, mas sim uma taxa de administração, o que torna o projeto bem mais acessível e viável’’, ressalta o gerente comercial da Ademicon.
Além disso, os prazos de pagamento e parcelas são mais adequados — fator que facilita a formação de patrimônio. Isso porque os valores menores possibilitam mais investimentos e, consequentemente, um retorno ainda maior para o seu negócio, que será ampliado por meio de um caminho seguro.
De acordo com Handerson Brito, a questão mais vantajosa relacionada à modalidade é que não existe um diferencial de taxa por se tratar de uma pessoa jurídica (PJ), o que a difere das demais linhas de crédito, que são mais caras e com prazos menores quando envolvem clientes PJ. Também não é necessário dar uma quantia como entrada.
Como fazer o consórcio de imóveis para investimento empresarial?
Esqueça aquela história de ficar horas em uma fila esperando para receber atendimento e aqueles inúmeros processos burocráticos requisitados pelos bancos. A contratação desse tipo de consórcio é muito simples e rápida, sem complicações que comprometam os seus objetivos.
‘’Após definido o projeto, necessitamos dos dados da PJ e também dos sócios. Em seguida, fazemos a elaboração do contrato de adesão do plano. No momento da contratação, vence a primeira parcela, não existindo carência para concorrer, ou seja, desde o primeiro mês de participação, já é possível concorrer nos sorteios e ofertar lances’’, acrescenta o gerente comercial da Ademicon.
O consórcio de imóveis para investimento empresarial é uma grande oportunidade para ampliar o seu negócio, pois permite desde a compra de uma nova unidade física até a reforma do seu ponto atual, contribuindo para o aumento dos seus rendimentos financeiros. Para evitar cair em ciladas, na hora de adquirir a modalidade, é fundamental pesquisar por uma administradora que seja referência no ramo, ofereça flexibilidade para a concretização do seu projeto e esteja alinhada com o seu orçamento.
Gostaria de expandir a sua empresa? Entre em contato com a Ademicon e conheça as melhores soluções para o seu perfil!