Navegação Rápida:

    A preocupação com o futuro dos filhos é algo natural e para todos os pais desde o momento em que descobrem a sua chegada. Com base nesse cuidado, muitos se perguntam o que fazer para assegurar uma vida feliz e tranquila a eles. Conhecer modalidades de investimento, como o consórcio de imóveis ou serviços, é uma dessas possibilidades.

    Para ter sucesso e conseguir oferecer segurança financeira aos seus filhos, é importante tomar decisões inteligentes e incluir esse novo objetivo no planejamento e orçamento familiar. O trabalho de guardar uma parte da renda para o futuro deles normalmente acontece simultaneamente com o seu crescimento e acúmulo de capital até alcançarem a vida adulta.

    Se você também quer assegurar um bom futuro para a sua família, continue a leitura e confira como os consórcios de imóveis ou serviços podem ajudar!

    Por que se preocupar com o futuro dos filhos?

    A vida é repleta de incertezas e, quando se tem filhos, é normal querer minimizar as dúvidas e riscos que os afetam. Por conta disso, a maioria dos pais busca, desde a infância deles, desenvolver algum mecanismo para poupar recursos que devem ser usados em momentos convenientes futuramente.

    Grande parte dos pais que está planejando guardar dinheiro procura reduzir as chances de que seus filhos vivam situações de instabilidade financeira ou fazer com que possam aproveitar as melhores oportunidades.

    Imagine, por exemplo, que seu filho é aprovado em uma excelente instituição de ensino superior particular em outra cidade. A conclusão de um curso dessa natureza normalmente leva alguns anos e exige um investimento alto. Caso você não esteja preparado financeiramente, a manutenção dos estudos pode se tornar inviável.

    Agora, suponha que você decidiu optar por um consórcio de imóveis enquanto seu filho ainda era criança, formando uma poupança, e que, atualmente, há o recebimento de uma quantia mensal referente ao aluguel desse imóvel. Esse valor pode ser utilizado com o objetivo de sanar as necessidades de seu herdeiro que ainda conta com um lugar para viver caso necessite.

    Um exemplo simples como esse já demonstra a importância de realizar um planejamento financeiro inteligente com o objetivo de garantir o bem-estar de quem você ama, a formação de patrimônio e renda para os filhos usarem.

    Conheça a história da Kelly que financiou os estudos do filho com consórcio

    Existem, portanto, várias razões que justificam a ação de preservar uma parcela da renda para os filhos. Seja no intuito de realizar o pagamento da faculdade, a aquisição da primeira casa ou carro, uma viagem ou até mesmo para alguma emergência, formar uma poupança de dinheiro destinado ao futuro protege o bem-estar e a qualidade de vida de toda família.

    Qual a importância de já começar a se planejar?

    Você pode se questionar se é importante começar cedo a planejar a segurança financeira dos filhos ou se deve deixar essas questões para resolver futuramente.

    O grande problema de não iniciar quanto antes um projeto financeiro com a finalidade de formar uma poupança é que outras prioridades vão aparecendo e, no final do mês, não há nenhum recurso com o objetivo de aplicá-lo no futuro das crianças.

    A solução desse problema pode ser a criação de um sistema de “poupança programada”, como o consórcio, que contribui para que as famílias incorporem um determinado valor de seu orçamento e de fato consigam destinar essa quantia no seu objetivo. Confira a seguir mais alguns motivos a fim de começar agora a planejar a segurança financeira dos seus filhos.

    Aumento do montante acumulado

    Quanto mais cedo você iniciar um investimento, mais dinheiro será acumulado ao longo do tempo. Isso permite mais flexibilidade de escolhas para a sua família e amplia as possibilidades de uso para eles.

    Para os pais, o sentimento é de dever cumprido e de que os filhos têm os recursos necessários a fim de desfrutar de uma boa qualidade de vida, podendo aproveitar melhor as oportunidades, vivendo uma vida feliz e realizada com o patrimônio conquistado.

    Mais segurança em emergências

    Ao destinar parte da sua receita para gerar renda para os filhos, você também os protege de ficar à mercê de alguma situação imprevista e de emergência. Acontecimentos dessa natureza podem ocorrer em qualquer momento da vida, e contar com algum patrimônio vai contribuir com sua segurança, ao menos do ponto de vista financeiro.

    As emergências podem surgir de maneiras variadas como uma questão de saúde, algum acidente ou qualquer situação que impacte significativamente a vida de seus filhos. Acumular recursos para eles, resultando em uma poupança, não vai eliminar todos os problemas, mas vai permitir que tenham o máximo de conforto em ocasiões de imprevisibilidade.

    Liberdade para aproveitar oportunidades

    Saber que você já está contribuindo com o futuro de seus filhos leva a um ganho de liberdade. Se você já tem um consórcio, por exemplo, existe a certeza de que, após a contemplação, eles contarão com um patrimônio suficiente para constituírem a própria vida.

    Assim, caso eles necessitem utilizar o recurso ainda jovens, seja com o objetivo de obter mais autonomia, a fim de abrir um negócio próprio, ou sanar alguma necessidade, esse bem já está à disposição e pronto para ser utilizado conforme necessário.

    Quais as melhores alternativas?

    Além de oferecer uma educação de qualidade, você pode pensar em aportar parte da renda no intuito de que seus filhos possam realizar suas metas e ganhar certa autonomia nas tomadas de decisões.

    Desse modo, há algumas alternativas de investimento que podem ser consideradas na hora de realizar esse aporte. Confira a seguir formas de montar um patrimônio.

    Tesouro Prefixado

    Os títulos públicos de longo prazo são uma das escolhas mais comuns por conta da simplicidade de aquisição. A compra pode ser feita na plataforma do Tesouro Direto e tem prazo, e rentabilidade prefixados.

    Esse é um tipo de ativo de baixo risco, mas pode variar de valor caso você queira resgatar o título antes do vencimento, podendo, inclusive, gerar algum prejuízo. Outro ponto importante é que não há um compromisso de compra mensal desse ativo, dificultando a manutenção do aporte a longo prazo.

    Fundos de Investimento Multimercado

    Os fundos de investimento normalmente contam com uma remuneração maior em comparação aos títulos públicos, mas também demandam algum conhecimento referente ao mercado financeiro a fim de que a compra seja vantajosa.

    Esses fundos envolvem diversos mercados, sendo uma série de ativos que compõem uma carteira diversificada. Conforme os itens que constituem o fundo, assim será o risco desse ativo e a flutuação do patrimônio. Por conta disso, essa alternativa só deve ser considerada quando há pleno entendimento do comportamento desse mercado.

    Ações (Bolsa de Valores)

    As ações também são uma modalidade de investimento de longo prazo e que são utilizadas para transferir poder de compra para seus herdeiros futuramente. Contudo, da mesma forma que os ativos anteriores, a compra de ações demanda conhecimento do mercado financeiro e da economia no intuito de valorizar seu aporte e produzir uma boa rentabilidade futura.

    Elas também demandam certo cuidado com relação ao pagamento de impostos e sobre a sua declaração de Imposto de Renda. Assim, ao efetuar uma aquisição de ações é importante contar com uma corretora de confiança e com uma boa equipe contábil para auxiliar em todo trabalho de IR e declaração de impostos.

    Consórcio

    O consórcio reúne vantagens de grande peso. Na modalidade, é possível realizar conquistas sem juros nem entrada, e há uma rotina mensal de pagamentos para organizar o seu orçamento e manter seus aportes. Como existem consórcios de vários segmentos, você conta com muita versatilidade na hora de fazer uma escolha que cabe no orçamento.

    Imagine, por exemplo, que durante a gravidez o casal decida realizar um consórcio imobiliário para o filho que ainda vai nascer. Quando essa criança chegar à idade adulta, provavelmente a família já terá sido contemplada com a carta de crédito e poderá adquirir um imóvel para uso próprio ou a fim de efetuar a locação e utilizar o valor do aluguel no pagamento de uma faculdade.

    Esse breve exemplo demonstra que o planejamento — aliado à consistência — contribui com o objetivo de que seu filho inicie a vida adulta com as melhores condições de realizar suas próprias escolhas e aproveitar as oportunidades que julgar interessantes. Além disso, o consórcio é uma modalidade mais simples para investir.

    Por que escolher o consórcio?

    A segurança e a proteção dos filhos devem ser a prioridade dos pais desde cedo. O principal objetivo é que eles possam realizar seus sonhos e projetos sem ter de sacrificar sua qualidade de vida e bem-estar.

    Nesse sentido, a aquisição de um consórcio é uma excelente alternativa que alia economia, segurança e flexibilidade. Essa modalidade de investimento funciona como uma poupança programada, conforme a sua capacidade de pagamento, sem exigir a cobrança de juros ou de entrada.

    Saiba o que fazer após a contemplação

    A contemplação  pode ocorrer por meio de sorteio ou lance. Após o recebimento da carta de crédito, você pode utilizá-la na compra do bem estabelecido no consórcio, como um imóvel para locação, por exemplo.

    O valor da locação pode ser reinvestido no consórcio e, quando seu filho necessitar da quantia do aluguel ou do imóvel em si, não há preocupações, pois até que ele chegue à idade adulta, o imóvel provavelmente já estará quitado e pronto para atender a qualquer necessidade. Isso evita que ele precise complementar a renda para dar continuidade aos seus planos, podendo se dedicar integralmente ao objetivo.

    Uma alternativa é investir o valor da carta de crédito em um imóvel comercial. Dessa forma, quando os filhos chegam à maioridade, contarão com um espaço próprio no intuito de iniciar um empreendimento.

    Para as famílias que não desejam resgatar o crédito imediatamente após a contemplação, outra possibilidade é deixar o valor aplicado até o momento da utilização ou deixá-lo como uma herança destinada em vida aos filhos, permitindo que eles escolham o imóvel que desejam.

    De que forma utilizar o consórcio imobiliário para o futuro dos filhos?

    O consórcio é uma modalidade criada há mais de cinco décadas e que tem em sua essência um grande diferencial que é a educação financeira dos membros. Essa ideia está diretamente associada à necessidade de planejamento dos pais quanto ao futuro da renda para os filhos.

    Como há grande flexibilidade em torno dos planos que podem ser escolhidos, há várias possibilidades e modos de uso de um consórcio para preservar o bem-estar e conforto da família. Veja quais as melhores formas de utilizar a carta de crédito na hora de adquirir um imóvel.

    Compra do primeiro imóvel

    Pagar o aluguel é uma das primeiras preocupações que se enfrenta na vida adulta. Contudo, caso você realize um consórcio, há grandes chances de quitar a compra desse primeiro imóvel e permitir que seu filho concentre energia e trabalho em outras prioridades. Assim, esse patrimônio representa mais tranquilidade e liberdade para que ele consiga realizar seus próprios planos e projetos.

    Aquisição de espaço para alugar

    Cada vez mais os jovens preferem viver parte da sua vida adulta na casa dos pais. Seja com o objetivo de terminar a faculdade, se preparar para algum concurso ou trabalhar em projetos particulares, muitos optam por estender o tempo de moradia com a família.

    Nesses casos, o consórcio representa uma excelente alternativa para aquisição e locação de um imóvel, seja ele comercial ou residencial. O valor do aluguel pode ser usado no pagamento de uma faculdade, cursos de especialização ou ainda para algum negócio próprio.

    Abrir um empreendimento próprio

    Caso o seu filho apresente interesse em empreender, vale adquirir um imóvel comercial que posteriormente pode ser utilizado em algum projeto de investimento. O pagamento de aluguel durante os meses iniciais de uma empresa é um peso grande e atrapalha o desenvolvimento do negócio.

    Contudo, se você já tiver esse espaço, seu filho inicia o projeto com o pé direito e sem se preocupar com um custo fixo que geralmente é alto. Isso contribui com a empresa, aumentando suas chances de crescimento e expansão.

    O que considerar para escolher o consórcio ideal?

    Um consórcio de imóveis é uma parceria de alguns anos entre os indivíduos e a administradora. Por conta disso, é indispensável que você avalie a reputação da organização responsável pelo consórcio e verifique seu desempenho e histórico.

    Outro ponto importante de avaliação está relacionado à experiência da empresa na hora de gerir os recursos do consórcio e administrar todas as etapas, desde a contratação até o fim do contrato. A Ademicon, por exemplo, está há mais de 30 anos atuando nesse mercado e conquistou mais de 34 bilhões de reais de créditos comercializados. Temos várias alternativas de consórcio que se adaptam à sua realidade e contribuem a fim de que você consiga organizar suas finanças — garantindo um futuro confortável para seus filhos.

    Ao seguir nossas recomendações, você conta com as melhores condições para se planejar para o futuro, realizando um investimento inteligente e protegendo quem você ama. Adotar estratégias no intuito de assegurar o conforto e a segurança da família é a melhor forma de demonstrar seu afeto e carinho.

    Gostou do nosso texto? Então compartilhe com os demais leitores qual foi a sua experiência ou suas preocupações em relação ao futuro dos filhos!




    Posts Relacionados: