Navegação Rápida:

    Quem nunca desejou ter uma casa na praia? Seja para curtir fins de semana ensolarados, reunir a família ou até alugar para faturar uma renda extra, ter um cantinho à beira-mar pode ser um projeto que cabe no bolso

    Um consórcio de imóveis pode ser o primeiro passo para conquistar a sua. Substituir os juros do financiamento por uma taxa de administração diluída nas parcelas do consórcio, te ajuda a comprar uma casa pertinho do mar de forma mais prática e descomplicada. 

    Neste conteúdo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o consórcio para casas na praia. Boa leitura! 

    É vantagem ter uma casa na praia?

    Sim! Ter uma casa na praia oferece momentos únicos de lazer e descanso, mas também pode ser uma forma estratégica de investimento. Entre uma visita e outra, alugar casa na praia é uma excelente opção de renda extra, principalmente em altas temporadas.

    Com o valor do aluguel, dá pra cobrir despesas como IPTU, manutenção e até as próprias parcelas do consórcio. Além disso, casas na praia costumam valorizar com o tempo, tornando o consórcio para casas uma forma sustentável de construir patrimônio

    Quanto custa, em média, uma casa na praia?

    O valor de casas na praia varia bastante, dependendo da localização, tamanho da casa, proximidade com o mar e a infraestrutura da região

    Nos locais mais procurados, como Litoral Norte de São Paulo, Florianópolis e algumas praias do Nordeste, o valor tende a ser maior. Em cidades menores ou com menor interesse turístico, o valor costuma ser mais acessível.

    Antes de tomar qualquer decisão, é importante fazer uma pesquisa detalhada. Consulte portais imobiliários, avalie diferentes regiões do litoral, observe a variação de preços conforme a distância da praia, padrão de acabamento e infraestrutura. Com os dados em mãos, defina o quanto pretende investir.

    Onde morar barato na praia?

    Se você deseja comprar casa na praia, mas o orçamento é limitado, priorize cidades litorâneas menos procuradas, onde o custo de vida e o preço dos imóveis cabem no bolso, sem abrir mão da tranquilidade e qualidade de vida que o litoral pode oferecer:

    • Nordeste: o litoral norte de Alagoas, as cidades de Maragogi e São Miguel dos Milagres oferecem imóveis com valores mais acessíveis, fora das áreas mais turísticas. No litoral sul de Pernambuco, destinos como Tamandaré e Sirinhaém também têm boas oportunidades; 
    • Sudeste: o litoral sul de São Paulo possui alternativas econômicas, como Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. 
    • Sul: cidades como Matinhos (no Paraná) e Barra Velha (Santa Catarina) também contam com imóveis com preços mais baixos se comparados a Balneário Camboriú ou Florianópolis.

     

    Planejamento financeiro para comprar casa na praia

    Um casal feliz está sentado com cafés à mão e documentos na mesa, usando notebook para pesquisar consórcio de casa e opções de casa na praia.
    Comprar com calma e sem juros? O consórcio para casas pode ser o caminho para realizar seu sonho de uma casa na praia.

     

    Comprar casa na praia exige planejamento. O primeiro passo é mapear todas as despesas fixas e variáveis que podem surgir: parcelas do consórcio, escritura, ITBI, reformas, condomínio, IPTU, seguro e a manutenção típica de regiões litorâneas, devido à maresia.

    Ao optar pelo consórcio para casas, se atente ao valor das parcelas, o prazo de pagamento, as possibilidades de antecipar a contemplação com lances. Na Ademicon, por exemplo, você conta com o plano de parcelas reduzidas: até a contemplação, paga apenas metade da parcela, aliviando o impacto no seu orçamento.

    Para evitar surpresas, some de 5% a 10% ao valor do imóvel para as despesas extras e mantenha uma reserva de emergência. Então defina um limite mensal que não comprometa mais que 30% da renda familiar.

    Agora que você já entende os cuidados financeiros para comprar sua casa na praia, vamos descobrir o que é e como o consórcio de imóveis te ajuda nessa conquista!

    Como funciona o consórcio de imóveis?

    O consórcio de imóveis funciona como uma compra colaborativa e planejada, reunindo pessoas com o mesmo objetivo, como comprar casa na praia, e todos contribuem mensalmente com parcelas, formando um fundo comum coletivo, utilizado para contemplar os participantes. 

    A cada mês, é definido nas assembleias quem será contemplado, por sorteio ou lance, para receber a carta de crédito e finalizar a compra do imóvel. Os lances podem ser feitos com recursos próprios como o FGTS (desde que o imóvel esteja na cidade onde você vive ou trabalha), 13º salário ou com o saldo acumulado no consórcio, dependendo das regras do contrato.

    Consórcio de imóveis: principais vantagens

    • Não possui juros, mas uma taxa de administração, já diluída em parcelas fixas;
    • Planejamento da compra de forma organizada e simplificada, se comparado a outras formas de negociação;
    • Chance de ser contemplado antes do prazo por meio de lances ou sorteios;
    • Com a carta de crédito, o poder de negociação é maior, permitindo ter melhores preços ou condições de pagamento.

    Como contratar um consórcio?

    1. Defina seus planos, considerando valores e prazos alinhados ao seu planejamento;
    2. Realize mensalmente o pagamento das parcelas;
    3. Acompanhe as assembleias para ver sorteios, ofertar lances e checar o andamento do grupo;
    4. Aguarde a contemplação, e quando for sorteado ou tiver o lance vencedor, você receberá a carta de crédito para a compra da casa na praia;
    5. Finalize o pagamento das parcelas restantes.

    Quando começar a investir em uma casa na praia?

    Quanto antes você começar a investir em uma casa na praia, melhor. Se você pretende usar o consórcio de casa, a duração costuma ser de 180 a 240 meses, porém a contemplação pode sair já na primeira assembleia, caso seu número seja sorteado ou seu lance vença.

    Leia também: Vale a pena entrar em um consórcio em andamento? 

    Outro ponto é começar a procurar o imóvel que você deseja, fora da alta temporada, pois muitas casas voltam ao mercado depois do verão, podendo render negociações melhores quando sua carta de crédito estiver disponível.

     

    Como escolher a melhor casa na praia?

    Localização

    O Estado e a cidade influenciam muito no valor, mas tudo vai depender do seu objetivo de investimento, já que você vai desembolsar um valor maior para comprar em locais mais procurados, mas também pode ter um retorno com locações mais rentáveis, com valores mais elevados, principalmente durante a alta temporada.

    Cidades de menor fluxo turístico são uma boa opção para locações mais consistentes e frequentes, já que tendem a ser buscadas o ano todo por pessoas que gostam de tranquilidade e viagens fora das épocas mais badaladas.

    Em qualquer uma das opções, é uma fonte de renda extra para você!

    Conheça o local

    Visite a região fora da alta temporada para avaliar o clima local, conservação do imóvel e detalhes como acesso e maresia. Depois, consulte corretores da área, eles conhecem bem o mercado e podem indicar boas oportunidades.

    Distância da orla da praia

    Quanto mais próximo da orla, maior o interesse e o valor, especialmente se tiver vista para o mar ou acesso direto à faixa de areia. Mas casas na praia um pouco mais afastadas também podem ser uma boa pedida, isso porque tendem a ter preços mais acessíveis, permitindo aproveitar o potencial de valorização.

    Infraestrutura do entorno

    Quanto melhor for a infraestrutura (ruas pavimentadas, iluminação, saneamento, mercados, farmácias, restaurantes e hospitais), mais valorizado vai ser o seu investimento. Turistas prezam por conforto e tranquilidade para um dia de descanso depois de horas na areia e no mar, por isso, praias localizadas em condomínios com segurança 24 horas, clubes e áreas de lazer saem na frente e fazem valer o valor investido.

    Metragem

    Quanto maior for o terreno, maior será o espaço para uma ampla casa na praia. Terreno grande, piscina, área gourmet, acabamentos e mobílias de alto padrão são um grande atrativo para quem está viajando para esses destinos. Você pode acabar “gastando” um pouco mais na construção, mas poderá cobrar a mais também no aluguel. Ainda assim, também dá para apostar em casas mais compactas ou de construção simples, com menos manutenção e custo mais baixo.

    Estado de conservação

    Uma casa nova ou recém-reformada demanda menos manutenção imediata, mas cobra mais na compra. Se o imóvel for antigo, inclua no cálculo a reforma e eventual modernização de instalações elétricas e hidráulicas.

    Situação documental

    Terreno regularizado, matrícula em dia e ausência de disputas judiciais valorizam o bem. Se houver pendências na prefeitura ou no cartório, o preço até pode cair, mas o risco aumenta.

    Seja para curtir férias, ganhar renda extra ou construir patrimônio, começar agora um consórcio para casas aproxima você do som das ondas sem apertar o orçamento.  

    Nossos especialistas estão te esperando para te acompanhar da contratação à compra da casa. Entre em contato e dê o primeiro passo rumo ao seu endereço à beira-mar!

     

    Para mais conteúdos sobre consórcio e planejamento financeiro, continue acompanhando o nosso blog.




    Posts Relacionados: