Navegação Rápida:

  • O que significa consórcio em andamento?
  • Como entrar em um grupo de consórcio ativo?
  • Como é o pagamento do consórcio em andamento?

O consórcio é conhecido por sua flexibilidade, afinal, permite a compra de imóveis, automóveis, serviços, tudo isso sem juros e sem entrada.  Apesar das vantagens, é uma compra planejada, que leva tempo até a sua conclusão. Por isso, a compra de um consórcio em andamento pode ser vantajosa, porque acelera o acesso ao valor necessário, tornando a jornada de compra mais rápida e mais assertiva.  

Para te ajudar a entender melhor essa modalidade de compra, separamos dicas e informações sobre o tema. Tudo pra você descobrir se essa opção cabe no seu planejamento. Acompanhe! 

O que significa consórcio em andamento?

O consórcio em andamento nada mais é que um consórcio que já teve início. Ou seja, os participantes já foram definidos, a duração declarada e os valores das cotas estipulados. A diferença aqui, é que é possível entrar no meio do processo, garantindo valores de parcelas um pouco mais baixas e criando uma visão mais estratégica de possibilidades de contemplação.

Isso acontece quando integrantes do grupo desistem no meio do processo. Para não prejudicar outros participantes, essas cotas são renegociadas garantindo a saúde do grupo e a contemplação de todos os participantes.

Ainda que seja um processo um pouquinho diferente, entrar em um consórcio em andamento é como começar do zero, afinal, ele tem a mesma forma de ser administrado, os mesmos processos para contemplação e resgate

Como entrar em um grupo de consórcio ativo?

Para isso, outro participante precisa colocar a sua cota a venda. A transferência é aprovada pela administradora, para garantir que todas as questões legais e financeiras sejam respeitadas.

É possível contratar diretamente com a empresa responsável pelo consórcio, solicitando uma das cotas de desistentes, ou comprar com a pessoa que está vendendo, embora a primeira opção seja a mais segura e recomendada.

Preparamos um passo a passo simples de como funciona consórcio em andamento:

1. Identifique cotas disponíveis à venda

Existem diferentes maneiras de fazer isso:

Conversando com uma administradora de consórcios — opção mais segura — como a Ademicon;

Buscando em plataformas e sites especializados;

Encontrando anúncios de quem está vendendo diretamente.

2. Negocie a transferência

Garanta que todas as informações que precisa, serão trazidas durante a negociação. Desta forma, você evita surpresas no futuro. Converse bastante sobre os valores, já que o vendedor pode solicitar uma quantia pelo direito adquirido se já houver parcelas pagas ou estiver próximo da contemplação.

Repasse todos os pagamentos já feitos e os que ainda estão por vir, entenda se houve lances ou não e, principalmente, se certifique de que não há pendências financeiras do vendedor junto à administradora

3. Valide com a Administradora do consórcio em andamento

É ela quem vai garantir que a transferência aconteça respeitando as regras do grupo em que você vai entrar. Isso é feito assim:

A administradora avalia se o seu perfil financeiro e cadastral está conforme o do consórcio escolhido;

Quando aprovado, são realizadas as alterações contratuais e confirmação da transferência.

4. Se torne dono da cota

Pronto! Transferência finalizada, contrato assinado. Você é oficialmente o titular do consórcio e pode:

Participar nas assembleias: realizadas mensalmente, para apresentar a evolução do consórcio em andamento e também, realizar os sorteios e contemplar participantes;

Acelerar a contemplação: nesse momento, já é permitido que você inicie a oferta de lances, para aumentar as suas chances e resgatar a carta de crédito mais rápido.

Como é o pagamento do consórcio em andamento?

Na imagem, uma mulher segura o celular em uma mão e o cartão de crédito em outra, representando o pagamento do consórcio em andamento
Ao contratar um consórcio em andamento, mantenha os pagamentos em dia para garantir o acesso ao crédito, quando sua cota for contemplada.

 

Para iniciar o pagamento mensal, é necessário, primeiro, fazer o acerto do valor já quitado pelo participante anterior. Ou seja, se você comprar diretamente com outra pessoa, deverá pagar para ela o valor já investido na carta e, então, começar suas contribuições mensais, conforme os termos do contrato.

Se contratar diretamente com a administradora, também há a compensação dos valores que não foram pagos, enquanto a cota estava parada. Geralmente, isso é feito com acréscimo das parcelas futuras.

O que é melhor? Consórcio novo ou um em andamento?

Essa escolha depende dos seus objetivos e do quão rápido você deseja ter acesso ao crédito. As duas opções são vantajosas e, no final, o seu bem ou serviço será conquistado de qualquer uma das duas maneiras.

Se você está sem pressa e busca algo mais planejado, iniciar um novo consórcio é a escolha ideal. Se quer conquistar um bem mais rapidamente e “pular” alguns meses no processo, o consórcio em andamento é a sua opção! 

Quero vender meu consórcio em andamento. E agora?

Se você precisa sair do grupo antes da contemplação ou é o momento de rever o seu planejamento, é permitido desistir da sua cota. Comece informando e conversando com a sua administradora, para definir se a venda ficará com a empresa, ou se prefere vender por conta.

Para vender o consórcio em andamento, também é necessário ter realizado uma parte do pagamento. Por isso, confirme se este valor já foi quitado, ou se será necessário liquidar antes de repassar a cota para outra pessoa.

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre como funciona o consórcio em andamento,  está preparado para contratar o seu. Para isso, conte com o apoio da Ademicon! Somos especialistas há mais 32 anos. 

Seja para comprar uma nova casa, viajar, casar, fazer uma cirurgia plástica ou até quitar dívidas, nossos especialistas vão te acompanhar da simulação à entrega da carta depois da contemplação. E se quiser saber ainda mais sobre consórcio, continue acompanhando o nosso blog!




Posts Relacionados:


Investimento, Planejamento Financeiro    •    7 minutos

8 dicas para você criar seu orçamento familiar!

Quer garantir um futuro mais tranquilo para sua família e construir uma base financeira segura? Confira as dicas!

Continue lendo

Consórcio, Investimento, Planejamento Financeiro    •    10 minutos

Saiba o que é consórcio e como ele acelera as suas conquistas

Além de ser uma forma planejada de compra, o consórcio também é uma opção mais saudável para o seu orçamento. Leia mais.

Continue lendo