Navegação Rápida:

    A educação financeira é uma aliada das decisões financeiras embasadas, construção de patrimônio e na hora de evitar endividamento. Mas qual é conceito de educação financeira? 

     

    Conceito de educação financeira

    A educação financeira é o conjunto de conhecimentos e habilidades que permite às pessoas gerirem melhor seu dinheiro. Ela envolve entender como poupar, investir, gastar de forma consciente e planejar o futuro financeiro.  

    Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), seis a cada dez brasileiros não dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira.   

    Já a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que 78% das famílias brasileiras estão endividadas 

    Esses dados demonstram, na prática, a importância de ter conhecimento sobre educação financeira. Indo um pouco mais a fundo e com uma visão um pouco mais empreendedora, é também uma oportunidade de pagar menos através do planejamento financeiro e do consórcio, assuntos que trataremos aqui neste texto.  

    Continue a ler esse texto para explorar os pilares da educação financeira e como o consórcio pode ser uma ferramenta inteligente nesse processo.

     

    Pilares da educação financeira

    • ● Guardar dinheiro
    • ● Planejar gastos
    • ● Investir
    • ● Gerir dívidas

    Educação financeira é saber como lidar com o dinheiro de maneira eficiente. Isso significa:

    Você deve aprender a guardar dinheiro: Poupar parte do que se ganha para emergências e objetivos futuros;

    Você precisa aprender a planejar gastos: Fazer um orçamento para saber em que seu dinheiro está indo e evitar gastos desnecessários;

    Aprender sobre investimentos: Colocar dinheiro em aplicações que podem gerar rendimentos futuros; e

    Aprender a gerir dívidas: Entender como funcionam os empréstimos e evitar dívidas descontroladas.

    Esses quatro pilares fornecem noções e ideias de como aplicar na prática os conceitos de educação financeira. Continue a leitura para entender como aplicar esses conceitos na prática.

     

    Práticas da educação financeira 

    Com o conceito de educação financeira entendido, é possível ter iniciativas para garantir os benefícios que a prática oferece. Ao continuar o texto você vai encontrar:

    • ● Como criar um orçamento
    • ● Como montar uma reserva de emergência
    • ● Como definir metas financeiras
    • ● Como se educar continuamente
    • ● Como gastar conscientemente 

         Como criar um orçamento

    Faça uma lista com todas as suas fontes de renda e todas as suas despesas. Isso ajuda a visualizar em que o dinheiro é gasto e em que é possível economizar.

         Como montar uma reserva de emergência

    Tenha um fundo de emergência que cubra pelo menos seis meses de despesas. Isso oferece segurança em caso de imprevistos, como perda de emprego ou emergências médicas.

     

         Como definir metas financeiras  

    Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo. Pode ser comprar uma casa, fazer uma viagem ou se aposentar confortavelmente. Essas metas ajudam a manter o foco e motivam a poupar e investir.

     

         Como se educar continuamente 

    Procure aprender mais sobre finanças pessoais. Existem muitos recursos disponíveis, como livros, cursos online e blogs de finanças; e

     

         Como gaste conscientemente

    Diferencie entre necessidades e desejos. Evite compras por impulso e busque sempre o melhor custo-benefício para o que for necessário comprar.  

    Com essas cinco práticas, você já conseguirá perceber uma mudança na forma de organizar suas finanças. 

     

    Planilha de Organização da Ademicon

    Uma forma simples e eficaz de manter as finanças saudáveis com planejamento financeiro é usar aplicativos ou planilhas de controle de despesas e receitas. E essa é a finalidade da Planilha de Organização da Ademicon 

    A planilha oferece uma forma de planejar bem o uso do seu dinheiro. Saber quanto você ganha e quanto gasta é essencial para estabelecer metas financeiras realistas, investimentos planejados para assim alcançar uma maior estabilidade financeira.  

    Acesse a Planilha de Organização da Ademicon aqui 

    Agora que você já entendeu o qual é o conceito de educação financeira, entenda melhor como o consórcio pode te ajudar no planejamento financeiro e na conquista do seu projeto de vida.   


    Consórcio e educação financeira
     

    O consórcio é uma alternativa de crédito que permite a aquisição de bens ou serviços por meio de um autofinanciamento em grupo. É uma maneira eficiente de planejar grandes compras sem pagar juros elevados 

    O consórcio é uma ferramenta de educação financeira, já que atende todos os conceitos como guardar dinheiro, planejar gastos, investir e gerir as dívidas.  

    Entenda como usar o consórcio:  

          Planejamento a longo prazo: O consórcio é ideal para quem não tem pressa, pois o bem é adquirido por sorteio ou lance. É uma forma de poupança programada para comprar imóveis, veículos ou outros bens de valor; 

          Custo-benefício: Ao contrário de financiamentos tradicionais, o consórcio não cobra juros, apenas uma taxa de administração. Isso torna o custo total menor; 

          Disciplina financeira: Participar de um consórcio exige pagamentos mensais regulares. Isso ajuda a criar o hábito de poupar e planejar, essencial para a educação financeira; e 

          Lances e contemplações: Você pode ser contemplado por sorteio ou oferecer lances com o dinheiro que poupou para antecipar a aquisição do bem. Isso oferece flexibilidade no planejamento financeiro.

    Percebeu como a educação financeira e o consórcio tem tudo a ver?!

     

    Educação financeira na prática 

    A educação financeira é fundamental para garantir uma vida econômica estável e realizar seus projetos de vida. 

    Poupar, planejar gastos, investir e gerir dívidas são passos essenciais para o sucesso financeiro 

    Usar o consórcio de forma inteligente pode ser uma ferramenta valiosa nesse processo, ajudando a adquirir bens de valor de forma planejada e econômica.  

    Com disciplina e conhecimento, é possível construir um futuro financeiro seguro e próspero. 




    Posts Relacionados: