Navegação Rápida:

    Conhecido como uma das possibilidades de uso dentro do consórcio, o crédito rural vem sendo cada vez mais buscado no mercado.   

    No balanço do Sistema de Consórcios, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – ABAC, é possível verificar o constante avanço nas liberações de créditos para contemplações de consorciados de máquinas, equipamentos, implementos agrícolas e veículos, inseridos no segmento de veículos pesados. Há também créditos concedidos aos que necessitam de silos, drones, imóveis e galpões, mas isso é assunto para um próximo tópico.  

    Boa parte desta procura está ligada às características do próprio consórcio, que oferece condições diferenciadas como ausência de entrada e juros, o que por sua vez, acaba deixando o crédito rural mais barato e atrativo em comparação com outras modalidades.  

    Outro ponto que deve ser levado em consideração é a questão do planejamento financeiro, que permite aos produtores uma compra estruturada.   

    Utilização do crédito rural  

    Recurso destinado aos produtores para uso no segmento agro, o crédito rural, quando bem aplicado, ajuda no aumento da produtividade e reduz despesas com a produção. Isso porque, por meio dele, podem ser feitos investimentos em tecnologia e inovação, como por exemplo, a substituição de equipamentos antigos por mais modernos reduzem custos e aumentam a rentabilidade. 

    Como fazer um consórcio para obter crédito rural? 

    Assim como é válido para todos os segmentos do consórcio é importante verificar se a administradora de interesse é fiscalizada pelo Banco Central.  

    De qualquer forma, vale lembrar que o consórcio é uma modalidade simples e segura. Desde 2008, o setor é regulado por lei própria (Lei 11.795), o que traz segurança para os consorciados. Essa lei rege os contratos, dando garantias para os consorciados e para os grupos. Além disso, as administradoras de consórcio passam por um rigoroso critério de autorização e fiscalização constante do Bacen.  

    A ajuda de um consultor, que entenda as necessidades particulares de cada consumidor também pode fazer a diferença no momento de se decidir por esse investimento, assim como é feito na Ademicon, que conta com mais de 3 mil especialistas em consórcio, distribuídos em mais de 190 lojas no Brasil.  

    Após checar o ponto acima, e depois de contar com esse apoio consultivo, é só usufruir das vantagens desta modalidade de crédito voltada para o agronegócio, como:  

    • Pagamento das parcelas de acordo com a safra;  
    • Poder de compra à vista;  
    • Prazo de pagamento estendido;  
    • Sem entrada e juros. 

    Como contemplar seu consórcio?  

    Além dos tradicionais sorteios, que contemplam consorciados a cada mês, é possível adiantar a sua contemplação por meio dos lances.  

    Para isso é preciso sinalizar para a administradora, até a data da assembleia o quanto está disposto a ofertar, sendo que o participante é livre para definir esse valor. 

    Geralmente, ganha o consorciado que der o lance mais alto, funcionando como um leilão. O pagamento do valor ofertado (lance) só é concluído se este for, de fato, o lance vencedor. 

    Conheça todos os tipos de lances e suas características, aqui 

     Como usar o seu crédito rural  

    Trazer algumas ideias de aplicação do crédito rural podem fazer com o que termo seja mais facilmente entendido por quem é leigo no assunto. Por isso, separamos abaixo algumas sugestões de uso, de acordo com os segmentos oferecidos. Confira:  

    Segmento de bens imóveis 

    Com o consórcio de imóveis, por exemplo, o crédito rural pode ser utilizado para a construção de armazéns, galpões, silos e outras instalações nas propriedades, bem como nas áreas de confinamento.  

    É possível ainda investir em usinas de placas solares, represas com pivô de irrigação ou em reformas das propriedades rurais.  

    Segmento de bens móveis  

    Além de máquinas e implementos, o consórcio de veículos para obtenção de crédito rural oferece outras oportunidades para a aquisição de bens e serviços relativos ao agronegócio.  

    Por meio do produto ainda é possível adquirir veículos pesados para escoamento das safras ou mesmo investir na aquisição de drones, equipamentos de segurança e de geração de energia. Há ainda os que aderem à modalidade para a compra de aeronaves, especialmente voltadas ao manejo da lavoura para a aplicação de fertilizantes, sementes, o combate às pragas e até o combate a incêndios.  

    Agora que você já entendeu como funciona o crédito rural e conheceu algumas de suas aplicações, chegou a hora de realizar a sua simulação! Acesse nosso site!  




    Posts Relacionados: