Navegação Rápida:

    Modalidade de investimento tipicamente brasileira, o consórcio permite a aquisição de uma gama enorme de produtos e serviços de forma fácil e acessível.  

    Pagando parcelas mensais, definidas de acordo com a sua intenção, é possível que o consorciado tenha acesso ao valor integral do bem que deseja adquirir. 

    No entanto, se você tem urgência, uma opção é recorrer à carta de crédito contemplada. Ela mantém as vantagens do consórcio, sem a necessidade de espera. 

    Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

    O que é a carta de crédito contemplada? 

    Antes de tudo, é importante entender que, diferente do que algumas pessoas possam imaginar, o consórcio não entrega ao consorciado o dinheiro em espécie para ele comprar aquilo que pretende adquirir. Em vez disso, o valor do crédito é liberado diretamente ao vendedor. 

    Como a negociação é reconhecida pelo Banco Central — que é o órgão regulador dos consórcios no Brasil —, a carta de crédito tem tanto poder de compra quanto teria um cheque ou mesmo o dinheiro vivo.  

    Para contemplá-la, existem algumas possibilidades. A primeira seria por meio dos sorteios, que são realizados mensalmente. A segunda, pode ser a partir de lance, que deve ser ofertado até o dia das assembleias. Existem vários tipos de lance, como o livre, o fixo e limitado, e todos os consorciados que estão em dia com os pagamentos podem aproveitar essa oportunidade de acordo com o contrato. Na Ademicon, também há o lance fidelidade, uma modalidade exclusiva para os consorciados que se mantêm em seus projetos em período pré-determinado nos aditivos dos grupos em que estão inseridos.   

    Além disso, existe a possibilidade de receber o valor no encerramento do grupo, quando todos que não foram contemplados recebem o crédito.  

    Por fim, há a alternativa de adquirir uma carta de crédito contemplada de algum consorciado investidor. 

    Ou seja, a carta de crédito contemplada é aquela que o consorciado adquire e que dá a ele a condição de compra de um bem ou de contratação de um serviço. É possível que, por algum motivo, em vez de utilizá-la no mercado, ele prefira negociá-la, transferindo o direito ao crédito para outra pessoa. 

     

    Como a carta de crédito contemplada pode ser utilizada? 

    Quem adquire uma carta de crédito contemplada pode fazer uso para comprar um imóvel, veículos leves e pesados, implementos rodoviários, maquinários agrícolas, entre outros. Por meio dela, também é possível adquirir serviços diversos, como viagens, cursos, festas de casamento ou de formatura e muitas outras possibilidades. 

    Entretanto, é preciso ter em mente que a carta de crédito contemplada só dará acesso ao produto ou ao serviço que estiver previsto no contrato de adesão do consorciado. Isso significa que não é possível comprar um veículo com uma carta de crédito que esteja vinculada a um consórcio de imóvel, por exemplo. 

    Essa condição se deve às diferenças de critérios que são estabelecidas para cada tipo de aquisição ou de contratação, e que são exigidos para garantir a segurança do grupo de consorciados. Todas essas condições são definidas no contrato de adesão. 

     

    Por que adquirir uma carta de crédito contemplada? 

    Um dos grandes atrativos dos consórcios é permitir que as pessoas parcelem, de maneira bastante confortável, o valor do bem que desejam adquirir. Assim, mesmo quem não dispõe de todo o capital para fazer um pagamento à vista, consegue ir ao mercado para comprar com a mesma capacidade de negociação que teria, caso tivesse em mãos todo o valor do bem ou do serviço. 

    Ou seja, quem possui uma carta de crédito contemplada pode negociar descontos ou outros benefícios, que somente o comprador que tem todo o valor disponível para fazer um pagamento integral da compra teria. E a Ademicon, por meio das suas unidades de negócio, presta uma consultoria especializada também nesses casos, entendendo a necessidade de cada cliente.  

    Convém considerar que quem precisa pagar algo imediatamente não pode contar com a sorte e nem com a garantia de que será contemplado por lance. Em uma situação como essa, a compra de uma carta de crédito contemplada pode ser a melhor solução. 

    vantagens e desvantagens carta de crédito

     

    Vantagens da carta de crédito contemplada 

     Quando alguém adquire uma carta de crédito contemplada, consegue pagar o que deseja, de forma integral e imediata, sem ter que esperar para obter o recurso. Ainda assim, continua contando com todas as vantagens do parcelamento que o consórcio oferece e da isenção de juros sobre as parcelas a vencer. No valor, estão inclusas a taxa de administração e a atualização anual do INCC.  

    Ao mesmo tempo, fica livre da incerteza dos sorteios e dos lances, conseguindo planejar a compra ou a contratação no prazo que deseja. 

     

    Desvantagem e riscos 

     Por outro lado, se um consorciado recebeu uma carta de crédito, naturalmente, ele já faz parte de um grupo criado há algum tempo, o que significa que um determinado valor já foi pago.  

    Assim, quanto mais parcelas tenham sido quitadas, maior será o preço a ser cobrado pela transferência do direito ao crédito. Com isso, o valor a pagar pela carta de crédito contemplada pode ser elevado, o que precisa ser bem avaliado. 

    Além disso, é preciso considerar o risco que pode acompanhar esse tipo de negócio. Ainda que seja uma operação autorizada pelo Banco Central, não é raro alguém oferecer a intermediação na compra de uma carta de crédito contemplada, em troca de sinais de negócio ou depósitos em conta corrente de terceiros. 

    É preciso ter muito cuidado para não ser vítima de golpes. Com o auxílio de seu consultor Ademicon, é possível conferir a validade dos documentos, fazer os cálculos e verificar se o valor a ser pago é justo. 

     

    Como evitar o golpe? 

    A transferência de uma carta de crédito contemplada pode ser feita apenas pelo próprio consorciado que fez a contratação. Além disso, a transação só pode ser efetuada mediante autorização expressa da empresa administradora do consórcio, que, via de regra, impõe algumas condições que visam assegurar a integridade do grupo em andamento. 

    É possível que a administradora também cobre uma taxa pela transferência da titularidade da carta de crédito. Entretanto, essa é uma condição que está vinculada à garantia de que a negociação é segura. 

    A carta de crédito contemplada tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, é importante contar com um especialista para se atentar a todos os detalhes para saber se está fazendo um bom negócio ou não. A Ademicon possui uma rede de vendas que está sempre a disposição para contribuir nesses casos.   

    Gostou de saber o que é e como funciona a carta de crédito contemplada? Se você quiser compreender mais sobre consórcio, confira os conteúdos disponíveis em nosso blog. E se tiver interesse em realizar uma operação de compra ou venda de cartas contempladas, entre em contato com um consultor Ademicon. 

     




    Posts Relacionados: