Navegação Rápida:

    A contratação de qualquer tipo de seguro está diretamente associada a medidas de proteção dos entes queridos em situações adversas. No momento da contratação de um consórcio, que normalmente envolve um grande montante de recursos, essa preocupação pode ser resolvida com a aquisição de um seguro.  

    Ao adquirir o seguro prestamista você estará proporcionando aos seus familiares o suporte financeiro que eles irão necessitar no caso da sua ausência, deixando-os livres de preocupação para conseguir honrar o pagamento das parcelas e garantindo que permaneçam com o patrimônio conquistado. Se você também pensa em meios de assegurar a proteção dos familiares, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre como funciona essa modalidade de seguro! 

    O que é o seguro prestamista do consórcio? 

    Suponha que você decida realizar um consórcio para aquisição de um imóvel. No momento da contratação da sua cota, é possível optar por incluir o seguro prestamista, que representa uma garantia da quitação do saldo devedor caso ocorra alguma impossibilidade de seguir com o pagamento.  

    Tal impossibilidade pode ser representada por caso de invalidez, desemprego, perda de renda ou morte, mas os critérios de cobertura podem variar. Isso permite que sua família fique livre do compromisso do pagamento da dívida, frente a alguma dessas ocorrências. Assim, existem dois beneficiários na contratação dessa categoria de seguro. O primeiro se refere ao credor, que receberá total indenização do valor devido, e à família, que não precisa arcar com os custos de manutenção do plano de consórcio. Isso gera mais segurança ao grupo de consorciados e garante o bem-estar dos familiares.  

    Por que esse seguro é importante? 

    A forma como o seguro prestamista é estruturado garante o pagamento das parcelas restantes do consórcio. Isso permite a redução de risco da operação e leva mais conforto aos entes queridos do consorciado. 

    Para o consórcio, o seguro prestamista é uma garantia de recebimento de todas as parcelas acordadas, e para a família, há segurança de que o bem não será tomado como parte do pagamento de um saldo devedor.  

    Além disso, no caso dos consórcios, quando ocorre a contratação de uma apólice de seguros, o valor referente a esse serviço normalmente é incorporado à parcela mensal e não causa impacto no orçamento. O valor cobrado é reduzido, uma vez que se trata de uma contratação em grupo, onde o risco acaba sendo diluído por todos. 

    Para que serve o seguro do consórcio? 

    O seguro prestamista tem como objetivo principal quitar o compromisso financeiro assumido pelo segurado, garantindo a proteção da família e do restante do grupo envolvido na contratação. Confira a seguir alguns pontos importantes quanto ao uso desse serviço no consórcio. 

    Evita que seus entes queridos tenham dificuldades financeiras 

    Você conta com um fiador ou co-mutuário em alguma de suas obrigações em aplicações financeiras? Uma apólice de seguro de vida prestamista simples garante que você não deixe para trás dívidas aos seus entes queridos no caso de sua morte prematura, por exemplo.  

    Ainda que não haja pagamento de valores excedentes aos seus beneficiários, o seguro prestamista pode satisfazer suas obrigações financeiras pendentes e contribuir de modo que sua família tenha mais conforto em ocasiões adversas. 

    Pode protegê-lo de situações impensáveis 

    Existem vários tipos diferentes de seguro que são desenhados com o intuito de proteger seus ativos contra outros riscos além da morte prematura: seguro de vida para invalidez de crédito, para desemprego involuntário e de propriedade de crédito. Essas políticas diferem de uma apólice de seguro de vida prestamista básico, mas oferecem uma ampla gama de coberturas.  

    O seguro de invalidez de crédito e as políticas de desemprego involuntário de crédito ajudam você a fazer pagamentos no caso de ficar incapacitado ou ser demitido, sendo essa uma grande preocupação na hora de contratar um projeto de médio e longo prazo como o consórcio.  

    Já o seguro de crédito de propriedade protege você contra destruição dos seus bens, de forma que, se sua casa ou carro for destruído, sua apólice pagaria parte ou todo o saldo remanescente da propriedade ao credor, evitando que você tenha que arcar com mais esses custos. 

    Preserva seu bem-estar 

    O seguro de vida prestamista pode ser uma boa opção se, por qualquer motivo, você não conseguir obter uma apólice de seguro de vida regular pelos canais normais. Indiferentemente da situação, você consegue garantir que sua família não terá problemas ou herdará dívidas. 

    Quais são os tipos de cobertura? 

    Há várias possibilidades de cobertura que podem ser negociadas junto a seguradora parceira da sua administradora de consórcios. Os itens mais comuns para essa modalidade são: 

    • invalidez permanente e total causada por acidente; 
    • falecimento natural ou acidental; 

    No momento da contratação, avalie quais as suas necessidades e quais as ocorrências que são consideradas na categoria de cobertura escolhida. Assim como qualquer outro tipo de seguro, há uma série de riscos que são excluídos e que você deve conferir para estar ciente antes da assinatura do contrato, bem como o prazo de carência. 

    Como contratar um seguro de consórcio? 

    A contratação pode ser realizada com o suporte da administradora que normalmente disponibiliza aos interessados alternativas com e sem cobertura de seguro. Quando o consorciado optar pela alternativa com o serviço, todos os termos e condições de contrato são especificados já no momento da assinatura. 

    Nesse caso, é comum que a mesma documentação usada no objetivo de realizar a adesão do consórcio seja despachada para a seguradora, que vai se responsabilizar por incluir o titular e os respectivos beneficiários em sua apólice. 

    Apesar de contar com a confiança e credibilidade da administradora, é importante tomar alguns cuidados referentes à contratação da seguradora parceira. Pesquisas sobre a sua atuação, relatos de clientes, elogios e reclamações em suas redes sociais permitem avaliar se essa empresa age com transparência e respeito com seus clientes.  

    Quais são as vantagens desse tipo de seguro? 

    Esse seguro representa uma garantia da quitação do consórcio em situações adversas, como as comentadas anteriormente. Tal proteção é fundamental no sentido de dar andamento ao consórcio, pois contribui com o objetivo de oferecer proteção ao grupo, aos clientes e também à família do titular da apólice. 

    Por conta dessas características, a sua contratação normalmente é obrigatória após a contemplação, mas também pode ser adquirida a qualquer momento.  

    De acordo com Avelino Andrade, diretor máster licenciado da Ademicon, na administradora é possível realizar a contratação do seguro prestamista pela integralidade da carta, ou seja, pelo valor do crédito atualizado mais a taxa de administração.  

    Assim, no momento em que ocorre o sinistro, caso seja contratada essa modalidade, após a verificação da seguradora, o saldo devedor com a Ademicon é quitado/amortizado e o dinheiro restante é repassado ao beneficiário indicado. Além desse benefício, confira outras vantagens que você obtém ao contratar esse recurso. 

    Proteção dos investimentos 

    Os investimentos podem representar uma parcela significativa do seu orçamento mensal e a fim de manter a estabilidade desse planejamento financeiro é importante criar mecanismos de prevenção no caso de uma urgência. 

    Para Avelino, o consórcio é um investimento de longo prazo e o seguro serve exatamente por conta dos riscos de uma fatalidade ocorrer, principalmente em um produto no qual você se compromete a aportar por 20 anos, por exemplo, como é o caso dos consórcios de imóveis 

    Evita a inadimplência 

    O não cumprimento de compromissos financeiros por parte dos herdeiros após algum sinistro, no caso de uma cota contemplada com o bem adquirido, pode ocasionar em juros e multas, além da execução do bem como parte do pagamento. O seguro prestamista, então, é uma garantia de que isso não vai acontecer com a sua família. 

    Mantém a segurança financeira da família 

    Em casos de falecimento, a família recebe toda proteção financeira, pois o seguro prestamista, além de finalizar o pagamento do consórcio, permite a liquidez monetária na forma do valor da indenização, dada pelo saldo remanescente, que é liberada ao beneficiário declarado em contrato.  

    Isso contribui para que a família não tenha de lidar com a perda de um bem importante, como um imóvel, durante um período de dificuldade particular. Outro ponto de destaque é a simplicidade dos procedimentos de contratação, que normalmente são aliados à aquisição do consórcio.  

    O seguro prestamista da Ademicon, por exemplo, também fornece outros benefícios como assistência residencial e auxílio-funeral de até R$ 3 mil para o titular da cota.  

    Custo baixo de aquisição 

    Como essa modalidade de seguro é contratada por um grupo, existe um maior poder de negociação diante da seguradora. O resultado dessa aquisição é um custo mensal baixo frente ao benefício particular e coletivo que é proporcionado. 

    Nessa modalidade, a definição da quantia mensal que o cliente deve pagar é calculada conforme o valor do crédito atualizado mais a taxa de administração, entretanto existem algumas regras de enquadramento referente a idade do titular no encerramento do grupo e condições de saúde no momento da contratação. 

    Na Ademicon, por exemplo, o custo desse benefício é incorporado às parcelas e representa apenas 0,038% em relação ao montante de crédito contratado mais a taxa administrativa.  

    Quando ele deve ser acionado? 

    Essa modalidade de seguro pode ser acionada em situações específicas que estão previstas em contrato. Os casos mais comuns contemplados pela seguradora são: morte, invalidez temporária ou permanente, desemprego ou perda da principal fonte de renda do segurado.  

    Para acionar o seguro é necessário entrar em contato com a central de atendimento de sua administradora com as informações do titular e do beneficiário. Na sequência, você deve fornecer todos os dados solicitados pelo atendimento para preencher o comunicado da ocorrência.  

    Posteriormente, haverá uma análise da veracidade dos elementos apresentados e poderão ser enviados novos documentos e informações do titular. Após esse período, o processo é concluído e o pagamento do consórcio é efetuado.  

    Como a Ademicon pode ajudar com isso? 

    A Ademicon oferece um seguro de vida prestamista para os consorciados das suas marcas, que compreende suas necessidades. Esse investimento mantém o patrimônio da família em casos imprevistos. 

    A contratação de um seguro prestamista não representa um impacto significativo para a parcela e evita sérios problemas para todos os envolvidos. Cabe ao titular zelar pelo bem-estar de sua família no caso de algum incidente. Se você ainda não possui esse recurso no seu consórcio, converse com a administradora e incorpore esse item à segurança de sua família.  

    Gostou do nosso texto? Viu como um recurso simples como esse pode proteger seus entes de situações difíceis? Então, entre em contato com a Ademicon e verifique quais pacotes são mais adequados ao seu perfil! 




    Posts Relacionados: