Navegação Rápida:

    O consórcio de imóveis é conhecido como uma forma para adquirir bens sem pagar juros, nem entrada. Ou seja, é uma forma de conseguir crédito.  

    O que muita gente não sabe é que o consórcio também é uma ferramenta de investimento 

    Em meio a tantas possibilidades de investimento como títulos públicos, CDBs, LCIs e LCAs, CRIs e CRAs, debêntures e fundos de renda fixa, o consórcio é uma forma simples para investir.  

    E o consórcio de imóveis é uma possibilidade real. Com a variação nos preços dos aluguéis, é possível gerar uma renda passiva recorrente 

    O aumento do aluguel em 2023 foi de 37%, oito vezes maior do que a inflação do período, segundo reportagem do Estadão. Para quem investe em imóveis, o cenário é positivo 

    Continue a leitura para entender como usar o consórcio de imóveis para investir. No texto você vai descobrir:  

    • Porque o consórcio de imóveis é mais vantajoso do que outras aplicações 
    • O que é um consórcio de imóveis 
    • O que é uma assembleia no consórcio de imóveis 
    • Quais são os tipos de lances no consórcio de imóveis 
    • Como funciona a aposentadoria imobiliária 

    O que é o consórcio de imóveis 

    O consórcio de imóveis é uma forma de planejas e adquirir bens, formada por um grupo de pessoas com o desejo ou projeto de aquisição de bens comuns, como casas e apartamentos, por exemplo.  

    Os consorciados contribuem mensalmente. Com a soma de contribuições é possível distribuir esses recursos através do sorteio realizado na assembleia. Caso seja possível, com os recursos recebidos, são realizadas contemplações por lance.  

    Entenda com mais detalhes como funciona um consorcio de imóveis: 

    • Adesão ao grupo 
    • Pagamento das parcelas 
    • Assembleias 
    • Contemplação 
    • Aquisição do bem 

    Adesão ao grupo do consórcio de imóveis 

    Para fazer a adesão é preciso pesquisar uma administradora, escolher o grupo que tenha as características que se espera.  

     Assim que decidir, basta entrar em contato com a administradora e manifestar o interesse, apresentando todas as informações solicitadas. Na Ademicon, uma equipe especializada está pronta para tirar dúvidas e dar as orientações necessárias para todo o processo. 

    Pagamento das parcelas 

    Assim que a participação no grupo estiver confirmada, é preciso dar início ao pagamento das parcelas. O preço de cada prestação depende do valor da carta de crédito, do prazo e da taxa de administração, porém, não há cobrança da taxa de juros, nem de entrada 

    O que é uma assembleia no consórcio de imóveis 

    Entre as etapas do consórcio de imóveis, está a participação na Assembleia Geral Ordinária (AGO), que é obrigatória e tem periodicidade mensal. Ela consiste na definição das contemplações dos consorciados e, em alguns casos, acontece a partir de encontros físicos ou virtuais. Na Ademicon, os sorteios são condicionados aos resultados da extração da Loteria Federal.  

    Contemplação 

    O momento da contemplação é um dos mais esperados para quem tem uma cota de consórcio. Ela pode acontecer por meio de sorteio ou lance vencedor dado em uma assembleia mensal. A partir desse momento, o crédito ficará disponível para que o consorciado possa seguir com o seu plano, como a compra de um imóvel.  

    Aquisição do bem 

    A próxima etapa do consórcio de imóveis envolve a realização do projeto imobiliário. É nesse momento em que o contemplado poderá utilizar o crédito para fazer a compra do bem.  

    O consorciado deve decidir qual imóvel comprará. A administradora fará o pagamento direto ao vendedor, com a carta de crédito 

    É importante: lembrar que é obrigatório continuar o pagamento das parcelas até o final, mesmo após já ter sido contemplado. É isso que garante a contemplação para todos do grupo. 

    etapas do consórcio de imóveis

    Como transformar o bem móvel em investimento 

    Após a aquisição do bem móvel é possível torná-lo um investimento. Basta colocar o imóvel para alugar. O valor do aluguel pode ser usado para o pagamento da parcela mensal do consórcio e, muitas vezes, para a aquisição de uma nova cota 

    Dessa forma, é possível gerar uma renda passiva recorrente e manter como investimento imobiliário  

    Lances no consórcio de imóveis 

    Os lances são antecipações das parcelas a serem pagas, o que significa uma via mais curta para a contemplação. O lance é uma estratégia importante para quem utiliza o consórcio como investimento.  

    A seguir, vamos apresentar as principais modalidades de lance para que você domine esse assunto e se prepare da melhor forma possível. Você verá que essa é mais uma das várias vantagens que o consórcio pode oferecer, principalmente quando o foco é em investimento.  

    Lance Livre 

    O consorciado oferece o valor que desejar, podendo aumentar bastante as suas chances de ser contemplado. Quanto maior o valor, maior a chance de ser contemplado.  

     Lance Fixo 

    O valor do lance fixo é estipulado pela própria administradora de acordo com o aditivo do grupo. Aqui, as chances de ser contemplado também são maiores.  

    Lance Fidelidade 

    A Ademicon, oferece em alguns grupos o lance fidelidade. Nele, todos aqueles que já estão contribuindo em um período pré-determinado em contrato poderão aumentar suas chances de serem contemplados. É uma forma de valorizar os clientes que estão com a administradora por mais tempo. 

    Lance Embutido 

    Essa modalidade usa o próprio crédito para oferecer lance. Caso o lance seja aceito, o valor é descontado do total da carta de crédito 

     

    Carta de crédito para consórcio de imóveis 

    Carta de crédito é um nome popular para identificar o crédito do consorciado, que dá a ele o poder para adquirir o bem.  

    Ela fica disponível após a contemplação e poderá liberar o valor estabelecido no contrato firmado entre a administradora e o consorciado 

    Entretanto, esse montante não é transferido para a conta bancária do contemplado, mas sim repassado diretamente ao vendedor.  

    A carta de crédito, então, corresponde ao preço pactuado entre as partes, e poderá ser utilizada como um vale-compras para efetuar a aquisição pretendida.  

    Aposentadoria imobiliária 

    A aposentadoria imobiliária é uma forma de investimento que não perde valor e gera renda. Na prática, quando contemplado, o consorciado tem acesso à carta de crédito, ganha poder de compra à vista, pode escolher um imóvel para adquirir com essa vantagem e depois alugar.  

    Com o valor das prestações da locação, forma uma renda passiva recorrente, ou seja, gera recursos, sem esforços em todos os meses.   

    Um dos grandes trunfos dessa modalidade é que os imóveis não desvalorizam. Pelo contrário, o mais comum é que os imóveis sempre tenham reajustes de valor para cima e, com isso, o aluguel também. Ou seja, é uma renda extra, vitalícia e segura, mesmo em tempos de crise. Basta fazer um exercício e tentar lembrar de algum imóvel que se desvalorizou. Difícil, não é?   

    Outra vantagem é que não existe limite de cotas para formar a aposentadoria. Se por acaso, o consorciado for contemplado antes do desejado, pode pagar as prestações do consórcio com o valor que recebe do aluguel do imóvel e adquirir mais cotas. Assista ao vídeo abaixo para entender ainda mais sobre a aposentadoria imobiliária.   

    Consultoria especializada para o consórcio de imóveis 

    A Ademicon atua como a maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos.  

    Com toda a expertise adquirida ao longo de mais de 30 anos de mercado, a empresa se apresenta como uma excelente parceira para transformar o seu plano de consórcio em investimento.  

    Seja para realizar projetos imobiliários, conquistar o primeiro automóvel ou investir em bens que estão sendo cada vez mais valorizados, o consórcio é uma das opções seguras e práticas para você escolher.  

    Gostou do nosso artigo? Então, entre em contato e confira qual plano da Ademicon pode ajudar na conquista dos seus objetivos, inclusive como investidor.  




    Posts Relacionados: