Na hora de comprar um carro o planejamento financeiro precisa estar em dia. Além das prestações, existem gastos com combustível, licenciamento e IPVA, seguro, revisões, manutenções, limpeza e depreciação. O que geralmente pesa mais são as prestações alavancadas pelos altos juros cobrados por instituições financeiras. O consórcio de carros é uma forma de gastar menos e ter mais previsibilidade, já que a modalidade não tem juros, nem entrada.
Esse é o caso de Kim Vinicius, de 27 anos que realizou o projeto de adquirir um automóvel através do consórcio de veículos Ademicon. Para Kim esse foi o momento de maior alegria da vida dele. A experiência foi tão positiva que agora ele planeja adquirir um imóvel através do consórcio de imóveis. Acompanhe o depoimento de Kim sobre o consórcio e continue a leitura para entender como funciona o consórcio de carros, nesse texto você vai encontrar:
- • Como funciona o consórcio de veículos
- • Vantagens do consórcio de automóveis
- • Assembleia no consorcio de carro
- • Lances para consórcio de carro
- • Consultoria especializada para consórcio de veículos
Como funciona o consórcio de veículos
O segmento de veículos oferece muitas possibilidades de compra: carros, motocicletas, caminhões, implementos rodoviários, quadriciclos, maquinário agrícola e até mesmo barcos, lanchas e aviões. Tanto veículos leves, quanto pesados, podem ser adquiridos por meio do consórcio de carros.
O caminho para conquistá-los é praticamente o mesmo das outras duas modalidades de consórcio. Primeiro, é importante definir um planejamento de investimento baseado no seu orçamento mensal e então adquirir uma cota, com o crédito adequado e a parcela acessível ao seu bolso. Não é necessário informar qual veículo deseja adquirir para incluir no contrato.
A cada mês, há a parcela do consórcio para ser quitada e acontece a assembleia, na qual são conhecidos os consorciados contemplados, por sorteio ou lances. Só podem participar das assembleias os clientes que estiveram com as parcelas em dia.
As faixas de crédito do consórcio de veículos variam entre as administradoras. Na Ademicon, a maior administradora independente de consórcios em créditos ativos do Brasil, vão de R$ 40 mil a R$ 400 mil e podem ser unificadas ou somadas a outras.
O valor do consórcio de veículos é corrigido anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para manter o poder de compra do consorciado.
Vantagens do consórcio de automóveis
Se comparado a outras formas de aquisição como financiamentos, por exemplo, o consórcio de carros sai disparado na frente, confira algumas vantagens.
Flexibilidade e praticidade
Existem vários tipos de consórcio disponíveis que atendem a praticamente todas as necessidades dos consumidores. A Ademicon possui diferentes planos para que o consorciado escolha o melhor prazo e a parcela ideal de acordo com o seu orçamento.
Facilidade
Para ter acesso a um grupo de consorciados, basta entra em contato com a administradora, escolher o plano desejado, apresentar documentos, assinar o contrato e começar a pagar as parcelas mensais.
Economia
Sem juros e sem entrada, o consórcio oferece o poder de compra à vista do bem desejado com despesas parceladas.
Previsibilidade
O percentual da taxa administrativa não muda ao longo do processo e os reajustes dos valores das parcelas não obedecem às variações das taxas de juros.
Compromisso de investimento
O compromisso dos pagamentos mensais que o consorciado assume também se torna vantajoso e pode ser visto como uma forma de investimento seguro.
Assembleia no consórcio de carros
Entre as etapas do consórcio de automóveis, está a participação na Assembleia Geral Ordinária (AGO), que é obrigatória e tem periodicidade mensal. Ela consiste na definição das contemplações dos consorciados e, em alguns casos, acontece a partir de encontros físicos ou virtuais. Na Ademicon, os sorteios são condicionados aos resultados da extração da Loteria Federal. Além disso, é nesse momento em que você pode oferecer um lance para tentar antecipar a sua contemplação.
Lances para consórcio de carros
Uma forma de acelerar a contemplação no consórcio de veículos é através de lances. Entenda como cada um deles funciona.
Lance livre
Uma excelente forma de acelerar o recebimento da carta de crédito é com a modalidade de lance livre, muito indicada para quem tem mais urgência. Até a data da assembleia, é possível sinalizar para a administradora o quanto está disposto a ofertar, sendo que o participante é livre para definir esse valor. Geralmente, ganha o consorciado que der o lance mais alto, funcionando como um leilão. O pagamento do valor ofertado só é feito se for, de fato, o lance vencedor.
Lance fixo
No lance fixo, a própria administradora de consórcios determina a quantidade de parcelas ou o percentual a ser ofertado, de acordo com o aditivo de cada grupo. Caso vários consorciados ofereçam essa quantia fixa no mesmo mês, a empresa terá que definir um vencedor de acordo com o seu critério de desempate, que pode variar.
Na Ademicon, por exemplo, ganha a cota mais próxima do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal do mês vigente.
Lance limitado
Nessa modalidade, concorrem os consorciados que oferecerem um lance também predeterminado no aditivo do grupo inserido, mas o valor é diferente do lance fixo.
Todavia, é importante consultar a administradora para verificar a possibilidade, pois nem todas trabalham com essa alternativa. Sendo assim, pesquise para melhor aproveitar as oportunidades.
Lance fidelidade
A modalidade não é oferecida por todas as administradoras, mas funciona da seguinte forma: podem participar os consorciados que contribuem com parcelas mensais há mais tempo do que o estipulado pela companhia.
Na Ademicon, para ofertar esse lance é necessário ter participado de um número mínimo de assembleias, pagando as mensalidades em dia. A opção busca valorizar aqueles que estão com a administradora por mais tempo, criando uma oportunidade especial para essa confiança.
Consultoria especializada para consórcio de veículos
Na Ademicon, os consorciados são acompanhados desde a adesão do contrato até a contemplação por consultores especializados e que contam com todo o apoio da administradora que tem mais de 30 anos de experiência no segmento. Os consultores conseguem realizar o planejamento para a aquisição do bem, indicar como realizar os lances e muito mais, auxiliando na realização de projetos de vida.