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    Por Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon

    Em pleno momento de expansão, o segmento de consórcio nunca precisou tanto do trabalho de seus consultores especializados para dar continuidade ao crescimento.  Os números da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que de janeiro a dezembro de 2022, o acumulado de vendas do setor atingiu 3,93 milhões de novas cotas e que representam um recorde histórico.

    Diante deste contexto, apesar do desenvolvimento tecnológico e da ampliação do e-commerce, muitas das vendas de consórcio ainda dependem de um atendimento personalizado, baseado em uma consultoria financeira. Assim, a atuação de profissionais capacitados neste segmento, ajudando os consumidores na compra das cotas que possibilitam a aquisição de bens de alto valor, como automóveis e imóveis, e entregando informações das parcelas, carta de crédito e outros, se tornou um diferencial de mercado.

    Seguindo esta premissa, o conceito ‘figital’ foi adotado no mercado entre as administradoras, entregando a combinação entre o atendimento físico e o digital para que o cliente tenha a uma experiência omnichannel, e para que se sinta confortável sabendo que, se precisar do apoio de um consultor, terá especialistas do segmento à disposição em pontos físicos estratégicos. Como toda modalidade de investimento é um negócio, é comum que surjam algumas dúvidas ao longo processo de aquisição e manutenção de um consórcio, e nesse cenário, o papel do consultor é fundamental, a fim de que a solução seja bem direcionada e que haja o fechamento de um contrato positivo para ambas as partes envolvidas.

    Quando o cliente faz uma simulação no site e informa os dados, ele está contribuindo para que o consultor possa saber um pouco mais o que ele deseja, mas é durante a “experiência de venda”, que o especialista apresenta o contrato e ensina todo o passo a passo para que o consorciado acompanhe desde o procedimento de pagar as mensalidades, as possibilidades de lance até a contemplação final. Por conhecer tudo sobre o produto, o consultor é extremamente útil para encontrar a melhor maneira de facilitar a vida do cliente.

    Assim, dentre suas principais atribuições estão: esclarecer todas as dúvidas sobre como funciona o grupo do consórcio; explicar detalhadamente o que é uma carta de crédito e como é aplicado o seu valor; dizer como funcionam os pagamentos parcelados; apresentar os planos disponíveis e falar sobre as vantagens que cada um oferece de acordo com o plano do cliente, entre outros. Não menos importante, por se tratar de uma modalidade bem dinâmica, apesar do apoio do especialista, é necessário que o cliente verifique se a administradora tem autorização do Banco Central (Bacen) para funcionamento e como é seu histórico de atuação no mercado.

    Dessa forma o papel do consultor de consórcio é imprescindível para o bom funcionamento do negócio, orientando sempre os clientes sobre as melhores opções com base em suas necessidades e realidades financeiras, além de transmitir a segurança necessária àqueles que estão investindo em um bem.




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