Navegação Rápida:

    Na hora de comparar as opções de carros para família, a busca vai além de um veículo com bom desempenho, acabamento e preço. Ele precisa ser seguro o suficiente para as crianças, ter espaço para acomodar todo mundo com conforto e permitir levar as mochilas escolares, compras, cadeirinhas de segurança, malas das viagens de férias e muito mais – além disso, se vier com opções multimídia para distrair a criançada, melhor ainda, né?

    Seja a sua busca por carros para família grande ou pequena, o importante é que se a compra for feita de maneira certa, pode facilitar bastante a rotina diária. Por isso, preparamos um conteúdo completo com as principais dicas para acertar em cheio na hora de escolher o próximo veículo da sua família.

    Boa leitura!

     

    Como escolher o melhor carro para minha família?

    A escolha de carros familiares deve levar em conta qual é a necessidade de espaço dentro do veículo, os dispositivos de segurança, tamanho do bagageiro, o orçamento disponível e também a rotina familiar, incluindo a frequência de uso e a quantidade de passageiros.  Com essa análise prévia em mãos, vale a pena ainda separar um tempo  para a pesquisa de carros para família, comparar as características e fazer test drives.

    Independente se você chegou até aqui para descobrir “qual o melhor carro para quem tem 2 filhos?” ou se a sua família é maior, na dúvida, você pode seguir as 6 dicas a seguir:

    1. Avalie o espaço interno

    Carros para famílias grandes precisam de mais espaço do que as famílias menores. O ideal é que seja na medida. Parece óbvio, não é mesmo? Mas é normal acontecer do tamanho do veículo ser desproporcional para a família.

    Os modelos hatch, por exemplo, costumam atender muito bem a um casal com um ou dois filhos menores. Uma opção intermediária seria o sedã compacto, que geralmente tem um porta-malas maior e oferece mais conforto para até dois passageiros no banco de trás. 

    Os grandes sedãs aceitam até três pessoas de maneira confortável nos bancos de trás e têm o porta-malas bastante amplo. Mas se a sua dúvida é “qual o melhor carro para uma família com 3 filhos?, o melhor seria optar por um SUV ou até por uma minivan, que oferece espaço confortável para cinco, seis ou até sete ocupantes, além do porta-malas maior.

    Quais são os carros que têm 8 lugares?

    Em 2025, o principal carro com 8 lugares no Brasil é o Kia Carnival, mas também existem opções como o Hyundai Palisade, Ford Expedition, entre outros.

    Para famílias com integrantes PCD, é importante avaliar se o espaço do carro é adaptado e atende bem às necessidades, facilitando locomoção e acomodação no veículo.

    2. Seja exigente com a segurança

    Essa deve ser a prioridade dos carros de família, já que são bastante usados para a rotina e para viagens, carregando crianças com bastante frequência. Por isso, é importante avaliar a disponibilidade de itens de série e opcionais que sejam oferecidos pelos fabricantes, o número de airbags e sistema de controle de estabilidade, por exemplo. 

    Verifique também se os aspectos de segurança do veículo estão de acordo com as Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Afinal, gradativamente até 2030, uma série de itens de segurança se tornará obrigatória nos veículos novos e em produção nacionais ou importados que circulam no Brasil. 

    3. Fique de olho no desempenho

    O desempenho em carros de família deve ser considerado mais pelo aspecto do torque, ou seja, da força que o motor é capaz de oferecer, do que pelo da velocidade. Aqui, o desempenho esportivo deve dar lugar à segurança para viagens familiares.

    Normalmente, os carros familiares levam bastante bagagem, por isso, devem ter força suficiente para subir com facilidade uma ladeira mesmo estando carregado, mantendo uma velocidade que seja compatível para uma viagem rodoviária.

    4. Entenda o consumo

    O consumo é sempre um fator importante a ser levado em conta. Mas quando falamos de carros para família, esse ponto precisa ser avaliado junto com as demais características, porque a escolha vai ser o conjunto total dos benefícios do veículo. 

    É normal que um carro hatch, por exemplo, apresenta consumo menor do que um grande sedã, mas o sedã pode ser mais adequado para as necessidades da família. Por isso, vale a pena preparar o orçamento para o custo de combustível ou avaliar opções como os carros elétricos e os veículos híbridos, que podem ser mais econômicos.

    5. Verifique o acabamento

    Para além da parte estética e do conforto do veículo, os carros de família também precisam ter peças e materiais aplicados internamente apropriados para o uso do carro. Um banco de couro, por exemplo, é um investimento maior, mas também mais fácil de limpar se um acidente com sorvete acontecer.

    Materiais frágeis, encaixes de peças inseguras e acabamentos com baixa durabilidade podem aumentar o gasto com o carro a longo prazo e até oferecer riscos aos passageiros, por isso é importante avaliar com atenção.

    6. Compare preços e organize o orçamento

    Sem dúvidas, o preço do carro da família deve ser compatível com o seu orçamento. Normalmente, quanto melhores forem as características do veículo, mais caro ele será. Por isso, separe um tempo para comparar todas as opções, o que cada carro tem e então, entender o custo benefício de cada um, antes de fazer o investimento.

    Para quem está procurando “quais são as melhores opções de carros para família até 30 mil?, dá para apostar em modelos como o Fiat Palio, Renault Sandero, Volkswagen Gol e até o Chevrolet Onix.

    Com o veículo escolhido, o próximo passo é decidir como a compra e o pagamento serão feitos. Buscar alternativas econômicas e flexíveis, podem acelerar a aquisição dos carros de família, como o consórcio de veículos. 

     

    Como funcionam os consórcios de carros?

    A imagem mostra um carro parado ao lado de algumas árvores. No banco do motorista está o pai e, no banco traseiro, duas crianças. Eles olham sorridentes pela janela.
    O consórcio ajuda a comprar carros para família à vista e com descontos.

     

    O consórcio de carros funciona como uma compra em grupo, com planejamento e flexibilidade. Nele, outras pessoas que também querem comprar um carro se reúnem e contribuem com as parcelas para o fundo comum. Então, todo mês, um ou mais participantes são contemplados nos lances e no sorteio, para receberem a carta de crédito e comprar o seu veículo à vista.

    O consórcio de veículos é interessante na compra de carros para família, porque é moldado para se encaixar no orçamento e planejamento financeiro da casa, já que você decide qual vai ser o investimento, em quanto tempo vai pagar e o valor das parcelas. Assim, não é preciso “sacrificar” os valores da família, como reduzir momentos de lazer e diversão.

    Como não tem juros ou entrada, também é possível usar o dinheiro que seria destinado para esse fim e investir num item de desejo do carro, dando aquele upgrade.

    O primeiro passo é fazer a simulação do seu consórcio, depois, dar andamento no contrato com um consultor em uma administradora autorizada e credenciada pelo Banco Central do Brasil (BACEN), como a Ademicon. Então, você começa a sua contribuição e pode ser contemplado desde o primeiro mês.

    Com o crédito liberado, basta escolher onde comprar o carro e a administradora libera o pagamento para a concessionária. Por ser à vista, ainda é possível conseguir mais margem e desconto na negociação.

    Assista este vídeo para entender ainda mais sobre o consórcio para carros.

     

    Agora você já sabe tudo o que precisa sobre como escolher e comprar carros para família. Conte com o time Ademicon nessa jornada e aperte o cinto para novas aventuras!

    Quer ler mais conteúdos como este? Navegue pelo nosso blog.

     

    Transcrição do vídeo: “Consórcio de Veículos: como usar?”

    Fala galera. Vamos ver qual que é a dúvida de hoje do consórcio?

    Coloque o cinto e vamos nessa.

    Dá pra parcelar um veículo a partir de quanto?

    E com uma mesma cota, posso adquirir mais de um automóvel quando for contemplado?

    É lógico que dá.

    Crédito a partir de R$ 40.000,00 mil com parcelas de R$ 278,00 somente.

    E se você quiser comprar dois carros, você compra.

    Ou não. Eu prefiro uma moto. Você também pode comprar uma moto.

    Programando direitinho, você consegue fazer tua faculdade, estar no seu primeiro emprego, e pagar tudo de forma confortável.

    É isso que o consórcio realiza na sua vida.

    Entenda melhor essa solução.

    Faça uma simulação no site da Ademicon, e vai atrás dos seus sonhos.

    É só planejar direitinho, que você consegue chegar aonde você quiser.




    Posts Relacionados: