Navegação Rápida:

     Encontrar bons ativos para investir pode ser uma tarefa difícil, não é mesmo? Quando você precisa decidir entre poupança ou consórcio, por exemplo, muitas dúvidas aparecem e se torna ainda mais desafiador fazer uma boa escolha. O primeiro passo para acertar na decisão é buscar informações em fontes confiáveis e que apresentem todos os dados relevantes sobre o assunto.  

    Desse modo, com o entendimento de todas as possibilidades, é possível escolher qual dessas modalidades se encaixa melhor às suas metas e aos objetivos. Então, não perca tempo, confira as principais características de cada alternativa e descubra qual opção permite que você fique ainda mais perto dos seus sonhos. 

    Como funciona a poupança? 

    A poupança é uma das opções de investimento mais antigas do Brasil. Grande parte dos bancos oferece essa possibilidade, podendo, inclusive, vincular a conta corrente que a pessoa já tem com esse tipo de ativo. 

    Entretanto, algumas instituições financeiras possibilitam a abertura apenas da conta poupança. Como o próprio nome diz, ela serve para poupar dinheiro, não movimentar, e a pessoa recebe pelo valor guardado. Para investir nela, é possível realizar transferências diretamente no banco ou fazer um depósito pelo caixa eletrônico para aplicar um valor.  

    Como essa é uma operação relativamente simples e segura, diversos clientes acabam optando por ela. O ponto negativo de realizar tal escolha se refere à baixa remuneração dela, que em muitos casos não cobre a desvalorização causada pela inflação.  

    Isso significa que ao investir na poupança em períodos de alta de preços, o retorno é inferior à perda do poder de compra. Por isso, vale repensar o investimento nessa opção, principalmente se houver alta inflação. Sua vantagem, no entanto, é que o resgate do valor pode ser feito de imediato. 

    E o consórcio? 

    Da mesma forma que a poupança, o consórcio é uma opção muito segura e cada vez mais utilizada pelos brasileiros. Ao optar por ele, os participantes atuam em uma modalidade de economia colaborativa, em que um grupo de pessoas se une em função de um objetivo comum, simplificando o processo de aquisição de bens e serviços.  

    A administradora é responsável por organizar os grupos de consórcio com base no interesse e na disponibilidade de pagamento para as parcelas, além de atuar em função dos consorciados. Durante todos os meses, um ou mais indivíduos são contemplados e recebem uma carta de crédito para realizar sua conquista.  

    Quais as vantagens de escolher o consórcio? 

    Essa é uma excelente pergunta para responder outra: poupança ou consórcio? Mesmo que o consórcio leve algum tempo para a finalização do processo, existem diversas vantagens ao escolher a alternativa frente à poupança. Continue a leitura e confira por que o consórcio pode ser um excelente aliado de seus investimentos.  

    Compra planejada 

    Para aplicar o seu dinheiro de forma inteligente, é necessário contar com um bom planejamento. Isso se torna ainda melhor quando você consegue se livrar dos juros e da burocracia, não é mesmo? 

    Como o consórcio permite que você programe a sua aquisição e ainda fique livre de diversos entraves que surgem durante outras modalidades, essa opção se torna cada vez mais utilizada para a compra de imóveis e veículos.  

    Aquisição de um bem de alto valor 

    Por meio do consórcio é possível fazer a aquisição de bens de preços consideráveis de uma forma suave e programada, sem pesar em seu orçamento, pois o valor é integralmente parcelado. Assim, você consegue se precaver de imprevistos que possam surgir e ainda alcançar seu objetivo. 

    Outro ponto é que com essa opção você mantém seu poder de compra intacto. Ou seja, no momento em que for fazer a aquisição do item, será possível realizar negociações como se o pagamento dele fosse à vista. Dessa forma, é comum conseguir excelentes descontos e vantagens. 

    Planejamento financeiro eficiente 

    Se você tem dificuldades de manter a disciplina e cumprir o seu planejamento financeiro, o consórcio pode ser uma opção mais adequada. Como ele é um compromisso, as chances de você conseguir destinar um montante mensal é maior em relação à poupança, pois essa responsabilidade de manter os pagamentos em dia é necessária para garantir a participação nas assembleias de contemplação que acontecem todos os meses. 

    Além disso, você ainda é capaz de adquirir os bens que sempre sonhou, como um carro ou uma casa, enquanto aumenta o nível de dinheiro guardado que tem. Isso se torna possível, pois com o consórcio é viável determinar o valor da parcela e o prazo de pagamento, melhorando seu planejamento financeiro. 

    Construção de patrimônio 

    Se você quer garantir a segurança e o bem-estar da sua família, essa modalidade pode ser uma ótima opção. Além de auxiliar no planejamento e na disciplina financeira, por meio do consórcio você consegue começar a construir um patrimônio que pode ajudar em momentos futuros. 

    Por exemplo, imagine que seu filho seja aprovado no vestibular e precise se mudar para outra cidade, a fim de cursar a graduação. Caso você tenha investido em um consórcio imobiliário e esteja em dia com as prestações, pode utilizar os lances para tentar adiantar sua contemplação e garantir uma boa moradia para ajudar nessa nova fase. 

    Como a Ademicon pode ajudar? 

    A Ademicon atua como a maior administradora independente de consórcio do Brasil. Com toda a expertise adquirida ao longo de mais de 30 anos de atuação nesse mercado, a empresa se apresenta como uma excelente parceira para transformar o seu plano de consórcio em investimento. 

    Um aspecto importante na hora de escolher uma boa administradora é quanto a sua capacidade de atender todo o público com excelência, observando as suas particularidades. Com mais de 238* mil clientes atendidos em vários estados brasileiros, a Ademicon mostra como é possível contribuir para a realização dos objetivos de indivíduos com diversos perfis de consumo.  

    Todo esse trabalho se transforma em resultado quando se considera a comercialização de mais de 393* mil cotas, somando mais de 64,2 bilhões de reais administrados ao longo de sua história.  

    Viu como a dúvida entre poupança ou consórcio se torna ainda mais simples quando você conhece as suas possibilidades? Com uma administradora de confiança, o consórcio representa uma excelente alternativa e permite que você faça o seu dinheiro render. 

    Seja para realizar projetos imobiliários, conquistar o primeiro automóvel ou investir em bens que estão sendo cada vez mais valorizados, o consórcio é uma das opções seguras e práticas para você escolher. 

    Gostou do nosso artigo? Então, entre em contato e confira qual plano da Ademicon pode ajudar na conquista dos seus objetivos! 

     

    *Dados de 31 de outubro de 2023 



    Posts Relacionados: