Navegação Rápida:

    Quem nunca se perguntou como fazer o salário render mais, com menos esforço? Garantir uma fonte de renda estável para o futuro, é uma das maiores preocupações de todo brasileiro, afinal, imprevistos acontecem e ninguém quer passar aperto, certo? Entender a renda passiva e ativa, vai te ajudar a “deixar o dinheiro trabalhar por você”, e trazer um pouco mais de tranquilidade para o seu dia a dia. 

    Antes de começar, é importante destacar que as duas estão diretamente conectadas e são importantes para o seu equilíbrio financeiro. Por isso, preparamos esta leitura completa, explicando o que cada uma é e como funcionam, além de trazer exemplos de como aplicar no seu planejamento. Vamos lá? Boa leitura!

    O que é a renda passiva e ativa?

    A renda ativa está diretamente ligada ao tempo e ao esforço nas suas atividades remuneradas, ou seja, o salário que você recebe pelo trabalho que faz. Por outro lado, a renda passiva é aquela que continua chegando até você sem a necessidade de esforço constante ou uma dedicação diária. 

    Mas, vamos entender melhor as duas:

    Renda Ativa 

    É uma fonte tradicional para ganhar dinheiro e depende somente do seu trabalho. Ela é a base da vida econômica da maioria dos brasileiros. Uma maneira de gerar capital, para depois investir em formas rentáveis que se sustentam sozinhas.

    Renda Passiva

    É o retorno financeiro que você recebe a partir de investimentos ou ativos seus. Simplificando, você investe seu dinheiro em uma fonte segura, e os resultados continuam a render sem precisar do seu envolvimento o tempo todo.

    Esse tipo de receita é especialmente importante para quem busca mais segurança a longo prazo e quer depender menos do trabalho diário tradicional. Ela também dá mais liberdade financeira. Basta ter planejamento, disciplina, e um investimento inicial.

     

    Qual é a diferença entre renda ativa e renda passiva? Como elas se relacionam?

    Na imagem, uma mão está empilhando moedas numa mesa de madeira, representando o crescimento financeiro com a renda passiva e ativa.
    Entender a renda passiva e ativa, vai te ajudar a se organizar financeiramente.

    Como comentamos anteriormente, a renda ativa vem do trabalho contínuo, como salários e comissões. Já a renda passiva é gerada com investimentos como aluguéis ou dividendos. A principal diferença entre renda passiva e ativa está no esforço necessário para ganhá-las. 

    A relação entre elas está na possibilidade de usar a renda ativa para construir fontes de renda passiva. Você pode, por exemplo, aplicar seu salário em investimentos que podem te dar retorno em algum momento, como um consórcio, transformando sua renda ativa em uma futura renda passiva.

     


    Com o tempo, e se educando financeiramente, você pode deixar de depender do seu salário.  Investir na remuneração passiva traz muitos benefícios como, por exemplo, uma renda complementar na aposentadoria.


     

    Combinar renda ativa e passiva é uma estratégia inteligente para alcançar estabilidade e independência financeira. A renda ativa é o ponto de partida, mas é a renda passiva que oferece a liberdade de tempo e a segurança a longo prazo. Assim, você irá  construir um futuro mais estável e tranquilo.

    Exemplos de renda ativa

    Esse tipo de ganho é o pagamento pelo trabalho prestado. Alguns exemplos são:

    • Salário: a forma mais comum de renda ativa no mundo, ele é um valor fixo combinado entre empregado e empregador;

    • Honorários: são pagamentos de profissionais liberais, como advogados, contadores, entre outros. Ao contrário do salário, são mais flexíveis e podem variar conforme o tipo e o tempo do trabalho;

    • Comissões: ganhos que vêm das vendas. As comissões são uma parte do valor do produto, que vai para o profissional como adicional do salário.

     

    Exemplos de renda passiva

    Existem várias formas de gerar renda passiva, e elas podem se adequar a diferentes perfis, objetivos e níveis de investimento inicial. Vamos conhecer alguns exemplos para te ajudar a diversificar suas fontes de receita:

    • Aluguéis de Imóveis: residenciais ou comerciais, eles podem gerar uma receita mensal ao serem alugados. Sendo bem administrado, o aluguel vai te trazer estabilidade. Além disso, imóveis costumam se valorizar com o tempo, aumentando o seu patrimônio;

    • Dividendos das ações: são uma parte dos lucros de uma empresa que vai para os acionistas, oferecendo uma forma de ganhar dinheiro sem precisar vender as ações ou agir diretamente no mercado;

    • Royalties de livros, músicas ou patentes: se você publica um livro ou lança uma música, pode receber royalties cada vez que seu material é vendido;

    • Fundos de investimentos: aplicações em fundos de investimento são uma ótima maneira de se inserir no mercado financeiro, porque além de gerar renda passiva, eles geralmente têm gestores experientes, que administram o capital.

    Tem como viver de renda passiva com o consórcio?

    Sim! O consórcio é uma forma planejada e de baixo custo para alcançar a renda passiva. Ao contratar um consórcio de imóveis, por exemplo, você pode usar a carta de crédito contemplada para comprar uma casa ou apartamento e depois alugar. Esse aluguel pode complementar ou até mesmo substituir sua renda ativa no futuro. 

    Por aqui, teve quem comprou até hotel:

    Planeje o seu futuro com a renda passiva

    Na imagem, um casal de idosos está à frente de um homem,com laptop e documentos. Eles estão analisando qual é a diferença entre renda passiva e ativa, e planejando investir no retorno passivo.
    Um retorno garantido traz tranquilidade na melhor idade, por isso, é importante começar a construir sua renda passiva e ativa desde cedo.

     

    Construir independência financeira requer planejamento, considerando sua renda passiva e ativa. Comece identificando suas metas e a vida que deseja manter no futuro. Depois, invista em ativos que possam gerar retorno, como imóveis, ações que pagam dividendos ou consórcios.

    Com um plano bem elaborado, você pode aumentar a sua fonte de renda passiva e viver com mais segurança e estabilidade. Conte com a Ademicon para alcançar esse objetivo. Somos pioneiros em consórcio de imóveis no Brasil e temos um time de especialistas para te acompanhar em todas as etapas. Faça sua simulação e comece agora!




    Posts Relacionados: