Navegação Rápida:

    A compra de bens e serviços de alto valor impactam o orçamento de qualquer pessoa e, mesmo com um bom planejamento, imprevistos podem aparecer e dar uma nova direção para essa conquista. Se esse é o seu caso e você precisa descobrir como cancelar um consórcio, está no lugar certo!

    Neste conteúdo completo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre consórcio cancelado, como ficam os valores pagos e os ainda em aberto, em quais situações é permitido encerrar o contrato e o passo a passo para solicitar o seu. Acompanhe e boa leitura!

    O que é preciso para cancelar um consórcio?

    Para cancelar o consórcio, entre em contato com a sua administradora e faça  a formalização por escrito do seu pedido, com a carta de cancelamento do consórcio. Depois que o processo for finalizado, você deixará de pagar as parcelas que ainda restam.

    Uma boa dica é seguir o passo a passo abaixo:

    • Análise o seu contrato e verifique quais são as condições para o cancelamento. Ele vai te dizer tudo o que precisa sobre quando e como fazer;
    • Atente-se ao termo de cancelamento, para entender quais são as multas, taxas, prazos de reembolso, etc.
    • Fale com a administradora do consórcio diretamente em uma unidade ou pelos canais oficiais de comunicação e informe o desejo de cancelar a sua cota;
    • Formalize o seu pedido nas formas que a empresa solicitar e use o modelo de carta que ela disponibilizar;
    • Aguarde o período de análise da sua documentação. Geralmente é feita em até 15 dias úteis;

    Quando o cancelamento for processado e finalizado, você será notificado e, então, basta aguardar o prazo de reembolso dos valores pagos.

    Para ficar mais fácil entender o passo a passo, acompanhe no fluxograma abaixo o que acontece a partir do momento em que você pede o cancelamento do seu consórcio:

    A imagem apresenta um fluxograma de todos os passos do cancelamento do consórcio.
    Ao conhecer o passo a passo de como cancelar um consórcio, fica mais seguro e tranquilo realizar o seu.

    Qual o prazo para pedir o cancelamento do consórcio?

    O cancelamento de consórcio pode ser feito a qualquer momento com condições que variam. O Código de Defesa do Consumidor garante o arrependimento em até 7 dias depois da assinatura do contrato, sem quaisquer multas ou cobranças; Se desistir depois de participar de assembleias e já estar em andamento com o grupo, o cancelamento está sujeito às condições do seu contrato

    De forma geral, funciona assim:

    • O cancelamento em até 7 dias é garantido pelo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor e válido para contratações que ocorrem fora do estabelecimento comercial, como site e telefone. Neste caso, é livre de multas;
    • Cancelamento depois de 7 dias é possível desde que ainda não tenha sido contemplado e usado a carta de crédito;. 
    • Se foi contemplado, mas não usou a carta e quer cancelar, é preciso entrar com o processo de descontemplação, conforme orientação da administradora.

     

    Quanto custa para cancelar um consórcio?

    O cancelamento de consórcio costuma ter o desconto de taxas e multas sobre o valor pago, variando conforme a administradora e o contrato. Esse valor geralmente envolve a taxa de administração, fundo de reserva e a multa pela quebra do contrato.

    Tem como cancelar o consórcio e pegar dinheiro de volta?

    Sim. O cancelamento do consórcio tem a devolução do valor pago , embora não aconteça imediatamente e esteja sujeita a descontos. Você tem direito ao valor que já foi investido, mas a administradora deve abater multas e taxas de contrato e, por isso, essa restituição pode ser parcial. Ela também acontece em até 30 dias depois do encerramento do grupo ou depois de ser contemplado no sorteio de cancelados.

    A devolução acontece de forma integral e imediata, quando o cancelamento é realizado dentro do período do direito de arrependimento, se como explicado no tópico acima, ela aconteceu fora da unidade comercial.

    Agora que você já sabe se é possível desistir de um consórcio e como acontece, vamos entender em quais situações o consórcio pode ser cancelado.

    Quando um consórcio pode ser cancelado?

    O consórcio é cancelado quando o participante solicita diretamente para a administradora, ou quando a administradora realiza o cancelamento por falta de pagamento das parcelas.

    No primeiro caso, geralmente o cancelamento acontece por motivos como dificuldades com o planejamento financeiro, mudança nos planos de investimento ou o próprio arrependimento. Na segunda situação, o tempo de inadimplência que leva ao cancelamento muda conforme a administradora, por isso, é sempre importante consultar o seu contrato.

    E quais são os meus direitos e deveres?

    Enquanto consorciado, você tem direito a:  

    • Acessar um contrato legal, bem redigido e com todas as regras e disposições devidamente explicitadas, incluindo as suas responsabilidades e as da administradora responsável
    • Ter uma cópia de todos os documentos assinados por você relativos ao consórcio; 
    • Acessar os dados de contato do Banco Central (BACEN) a fim de realizar denúncias e reclamações de forma ágil e prática; 
    • Rescindir o acordo em até sete dias sem maiores consequências, desde que tenha sido feito fora dos pontos de venda e que você não tenha participado da primeira assembleia; 
    • Depois de sete dias, receber o valor remanescente de acordo com as parcelas já pagas por meio da contemplação da cota cancelada; 
    • Desistir do consórcio, desde que siga as condições previstas em contrato
    • Ter a possibilidade de usar a carta de crédito para quitar um financiamento na mesma categoria do consórcio contratado; 
    • Participar das assembleias para ser contemplado por sorteio ou lance, desde que esteja com os pagamentos em dia. 

    Já os seus deveres são:

    • Cumprir com as obrigações estipuladas em contrato; 
    • Pagar as devidas parcelas, atentando-se ao risco de ter a cota cancelada caso se torne inadimplente por um período maior que o tolerado; 
    • Caso decida desistir do consórcio, procurar imediatamente a administradora e dar início ao processo; 
    • Se enfrentar dificuldades em pagar as parcelas, entrar em contato com a administradora para negociação; 
    • Manter os dados de seu cadastro pessoal atualizados

    A imagem mostra quais são os deveres e direitos ao cancelar um consórcio

     

     

    Para evitar o cancelamento do  consórcio, é possível negociar o pagamento das suas parcelas e as condições de contrato com a sua administradora, transferir a cota para outra pessoa ou até vender a carta de crédito contemplada.

    Aprender ainda mais sobre como planejar e organizar o seu orçamento, e ter ferramentas que te ajudam nessa tarefa, como a nossa Planilha de Organização Financeira, vai te dar uma visão mais completa de como gerenciar os pagamentos e manter o seu consórcio!

    Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre como cancelar um consórcio. Mas se ainda precisar de ajuda, conte com o time de especialistas da Ademicon, maior administradora independente de consórcios do Brasil. 

    Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog




    Posts Relacionados: