Navegação Rápida:

    A eficiência e a otimização do trabalho são essenciais para o agronegócio e os implementos agrícolas desempenham um papel importante para reduzir os custos da operação e ganhar mais competitividade no mercado. Mas, afinal, quais são eles e como transformam a sua produção? 

    Vamos explorar em detalhes as opções, o que fazem, o quanto você vai investir e como planejar a compra sem estresse financeiro. Boa leitura!

    O que é considerado implemento agrícola?

    São os equipamentos sem um motor próprio e projetados para serem acoplados a um trator ou outra máquina agrícola, e ajudam na realização de tarefas específicas no campo como o preparo do solo, plantio, adubação e colheita. Elas dependem da força do motor para se mover e são importantes para otimizar a produção e aumentar a produtividade.

    Diferente das máquinas agrícolas autopropelidas, ou seja, as que não precisam ser rebocadas por tratores, os implementos precisam de uma fonte de energia externa para funcionar que geralmente incluem combustíveis fósseis (diesel), biocombustíveis (etanol e biodiesel), energia solar, biomassa e biogás (resíduos orgânicos), energia eólica e hidráulica e também a energia elétrica convencional ou as baterias, dependendo da aplicação, maquinário e disponibilidade do lugar.

    Qual a importância do implemento para o trabalho no campo?

    Eles são fundamentais porque viabilizam e tornam a produção agrícola mais moderna, otimizam o tempo gasto em cada tarefa, aumentam a produtividade e até melhoram a qualidade das culturas. Também são reconhecidos por promoverem a sustentabilidade, porque contribuem para a conservação do solo e redução do desperdício de recursos e ajudam com a segurança no campo por reduzir a intervenção manual.

    Quais são os principais implementos agrícolas?

    São os tratores, plantadeiras e semeadoras que depositam sementes e fertilizantes, os pulverizadores para a aplicação de defensivos e as colheitadeiras para as coletas de grão, além de alguns outros equipamentos que auxiliam no preparo do solo. Confira a seguir: 

    Arados e subsoladores

    Ambos usados no preparo do solo para o plantio. O arado ajuda a melhorar a terra ao descompactar e arejar, enquanto também enterra restos de plantas, ervas daninhas e fertilizantes. Já o subsolador rompe a compactação em camadas de maior profundidade para melhorar a infiltração da água e o crescimento de raízes.

    Grades

    Nivelam o solo, quebram torrões e preparam a cama de semeadura. Também melhoram a aeração e a infiltração de água e são muito importantes para criar boas condições para o crescimento das sementes e plantas.

    Semeadoras

    Responsáveis por depositar as sementes de forma precisa e uniforme, garantindo uma germinação adequada. Elas colocam na profundidade e espaçamento corretos para o desenvolvimento da planta e, em alguns casos, também distribuem o fertilizante.

    Plantadeiras

    Semelhantes às semeadoras, mas projetadas para plantar mudas ou sementes maiores, como as de milho e soja.

    Pulverizadores

    Utilizados para aplicar defensivos agrícolas (herbicidas, pesticidas e fungicidas), fertilizantes e outros produtos que colaboram com o controle de pragas e doenças que podem comprometer a plantação.

    Colheitadeiras

    Seu impacto maior está na compactação do solo, mas também podem deixar resíduos de cultura que melhoram a qualidade a longo prazo.  São responsáveis por colher grãos como soja, milho e trigo, de forma rápida e eficiente, além de debulhar e limpar em uma única operação.

    Ensiladeiras

    Elas cortam, trituram e picam forragens como capim, milho e cana na produção de silagem. Ajudam a preservar os nutrientes destes materiais que podem ser transformados em alimento para gado em épocas de escassez.

    Se a sua dúvida é “quais são os 10 produtos agrícolas”, precisamos sair do implemento agrícola e olhamos para grãos, que são: soja, cana-de-açúcar, café, laranja, carne bovina, algodão, carne de frango, arroz, milho e celulose. Todos eles ou a maioria são impactados pelos equipamentos que vimos acima.

    Quais outros implementos existem?

    Além dos que trouxemos anteriormente, existem muitos outros que desempenham papéis importantes na produção agrícola:

    • •Escarificadores: também descompactam o solo e rompem crostas superficiais e podem ser usados na manutenção de gramados removendo o feltro;
    • •Adubadoras: responsáveis por distribuir fertilizantes, calcário, gesso ou sementes no solo de forma precisa e uniforme;
    • •Roçadeiras: limpam e aparam a vegetação mais densa como ervas daninhas, mato alto e arbustos;
    • •Carretas agrícolas: para transportar com facilidade as cargas no campo.

    Vimos o que é implemento e quais são as opções disponíveis para o dia-a-dia. Mas também é importante conhecer como eles impactam a vida no campo. Vamos lá?

    Por que investir em implementos agrícolas?

    Além de aumentar a produtividade e reduzir custos, o implementos agrícola melhora a qualidade dos produtos, otimiza o uso de recursos naturais e torna o trabalho no campo mais seguro e confortável. Com o uso das máquinas é possível realizar tarefas com maior precisão e uniformidade, minimizando perdas e aumentando o potencial produtivo da lavoura.

    Outro ponto importante é que ao investir em tecnologia para a agricultura, você também aumenta a sua competitividade no mercado, principalmente se for um pequeno ou médio produtor, porque cresce a sua capacidade de produção e, por consequência, a venda.

    Qual a média de preço?

    Pode variar bastante dependendo do tipo, tamanho, marca e tecnologia embarcada, mas é possível encontrar opções abaixo de R$ 1.000,00, como roçadeiras, grades e alguns arados ou em valores maiores como as colheitadeiras a partir de R$ 150.000,00.

    É importante pesquisar e comparar preços antes de investir considerando as necessidades específicas da sua produção e o seu orçamento disponível

    Na pesquisa também reserve um espaço para mapear a propriedade onde o equipamento vai ser usado, como tamanho, solo e topografia e as necessidades da cultura, desde o tipo de cultivo às características mais específicas. Inclua também uma lista das assistências técnicas da região e quais marcas elas atendem. Tudo isso vai te ajudar a escolher o melhor implemento e definir o quanto é possível investir.

    Agora você já sabe tudo sobre o que são implementos agrícolas e que os valores não são padrão e, por isso, é importante ter um planejamento financeiro organizado para programar cada uma das compras sem comprometer o fluxo do seu orçamento. 

    Posso comprar implementos agrícolas com o consórcio?

    Trator com implemento agrícola no campo.
    No consórcio agro você compra implemento agrícola e toda infraestrutura sem juros e sem entrada.

    Sim, você pode comprar usando o Consórcio Agro, específico para as necessidades do campo ou até mesmo pelo consórcio de veículos pesados. A diferença é que o primeiro permite planejar o contrato e pagamento conforme o ciclo de produção agrícola, para ficar mais confortável para o bolso.

    A carta de crédito cobre a compra de equipamentos, maquinários, imóveis prontos ou para construir, pivôs de irrigação, sistemas de gestão e infraestrutura tanto de novos quanto de usados, sem precisar se preocupar com valores de entrada ou juros, que diferente dos financiamentos, não são cobrados no consórcio.

    O valor total do crédito e o prazo de pagamento são definidos por você, para garantir que as parcelas sejam acessíveis e encaixem com tranquilidade na sua rotina financeira. 

    Ao ser contemplado por sorteio ou por lance, a administradora de consórcio faz a análise da documentação do implemento agrícola e do vendedor para liberar o pagamento diretamente para o fornecedor. Como é feito à vista, aumentam as chances de descontos.

    A Ademicon entende que investir em implementos agrícolas e em outros recursos para melhorar e expandir o trabalho no campo exige planejamento, e que parceiros que flexibilizam e facilitam esse processo são essenciais. O consórcio se adapta ao dia-a-dia do agricultor e torna mais justo o acesso ao crédito. Faça agora uma simulação no site e nosso time entrará em contato!

    Quer ler outros conteúdos como esse? Continue navegando pelo blog!

     




    Posts Relacionados: