Navegação Rápida:

    A taxa de adimplência indica para o mercado o quão seguro é aprovar compras, financiamentos e diversos outros tipos de pedidos de crédito para você, indo muito além do que garantir que todos os pagamentos sejam feitos no prazo esperado.

    Entenda como esse indicador funciona, de qual forma ele impacta a sua organização financeira, além de ter acesso a um passo a passo prático para comprovar que todos os seus débitos estão em dia. Vamos lá?

    O que é e o que significa estar adimplente?

    Quando você é um cliente adimplente, significa que todas as suas obrigações financeiras são cumpridas dentro do prazo negociado, como o pagamento de contas, faturas e contratos. Para as instituições financeiras, isso é um sinal de que você é responsável com o seu dinheiro e compromissos, o que é ideal para ter o nome limpo e um bom score de crédito.

    A adimplência não leva em conta apenas se você faz os pagamentos, mas se eles são realizados sem atraso. Ser pontual com as dívidas é fundamental para mostrar que o seu planejamento financeiro é feito com cuidado. 

    Outro ponto de atenção é manter os seus documentos atualizados, porque garante que os pontos de contato, como telefone e endereço, além de nome, CPF e CNPJ, estejam corretos e facilitem uma possível cobrança de dívidas, recuperação de crédito, a realização de compras e até mesmo evitem bloqueio de informações.

    Qual a diferença para inadimplência?

    São duas palavras parecidas, mas uma é o oposto da outra: enquanto adimplência é estar totalmente em dia e no prazo com as suas contas, a inadimplência é quando você deixa de pagar uma dívida ou faz a quitação com muito atraso, o que resulta em multas, juros e restrição de acesso ao crédito.

    Ela pode acontecer de duas formas diferentes:

    • •Parcial: quando você cumpre apenas parte da sua obrigação, mas não paga totalmente a dívida e precisa de renegociação;
    • •Total: nos casos em que nenhuma parte do seu compromisso financeiro é quitado;

    Quando isso acontece, é normal que os seus dados sejam incluídos em plataformas como o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC e fique mais difícil o acesso a serviços como financiamento, empréstimos e até compras de valores mais altos em diversas lojas.

    Por que ser adimplente é importante para minha vida financeira?

    É importante porque te livra de juros e multas, facilita a contratação de crédito em várias modalidades diferentes, proporciona mais condições de negociação em compras e contratos, melhora o seu histórico financeiro e te dá mais segurança e tranquilidade.

    Resumidamente, ao entender o que significa adimplência na sua vida financeira, você também percebe que ela aumenta a confiança dos bancos e instituições na hora de fazer uma parceria, vender um produto ou serviço com contrato no seu nome. Se precisar liberar uma quantia em dinheiro em uma emergência, por exemplo, será mais rápido e fácil.

    A adimplência é um direito?

    Sim, porque desde você esteja em dia com as suas obrigações financeiras, é garantida a proteção contra negativações indevidas, dá direito a comprovações de adimplência e também acesso a meios jurídicos como pagamento em consignação para quitar débitos, ou seja, pagar mesmo que a empresa a quem você deve se recusa a aceitar o valor.

    Como ser adimplente?

    O segredo está na organização financeira e usar ferramentas que tornem visual para onde está indo o seu dinheiro, como planilhas e checklists. Outras ações que ajudam são:

    • •Organizar o fluxo de caixa: liste recibos, boletos e datas de vencimento;
    • •Criar lembretes: notificações no celular ou calendário para não perder prazos;
    • •Automatizar pagamentos: se possível, configure pagamentos em débito automático para faturas recorrentes;
    • •Pagar ou amortizar dívidas com juros mais altos: encerre primeiro as parcelas que pesam mais no orçamento;
    • •Reavaliar gastos: ajustando o consumo do que é necessidade e do que pode ser adiado, para abrir espaço financeiro para manter tudo em dia;
    • •Faça negociações: se estiver com dificuldade, procure renegociar a dívida antes de atrasar.

     

    Use agora a Planilha de Organização Financeira da Ademicon para começar!

     

    Posso usar o consórcio para evitar a inadimplência?

    Sim! Se você tem uma carta de crédito em um consórcio, pode usar o valor para pagar dívidas que já existem, como financiamentos, sem juros e com taxas mais baixas. Para isso, é preciso entrar em contato com a sua administradora e conferir quais são as condições do seu contrato para esse tipo de uso.

    Contudo, o consórcio pode não cobrir casos de pagamento com urgência, já que você precisa ter a sua cota contemplada antes de poder usar o crédito. Uma opção é acelerar esse processo oferendo lances desde que isso não comprometa o seu orçamento ou vender a sua cota e usar o valor da venda para pagar a dívida.

    Quem já tem uma dívida que ainda vai se estender por um tempo, mas quer quitar para dar mais alívio financeiro, o consórcio é uma opção planejada, flexível e segura.

    Agora que você entendeu o que significa ser adimplente e quais recursos te ajudam, vamos descobrir o que fazer depois que as contas estiverem em dia.

     

    Estou adimplente: como faço para comprovar?

    Homem sentado em uma mesa, em frente ao seu notebook, conferindo as contas sorridente, depois de alcançar sua adimplência.
    Você pode comprovar a sua situação financeira com um certificado de adimplência.

     

    Basta solicitar uma Certidão de Adimplência, também conhecida como Certificado de Regularidade, para a empresa – bancos, instituições, administradoras de consórcio ou órgãos públicos, com quem você tinha a dívida. O processo pode mudar conforme as regras internas de cada lugar, mas os passos gerais são explicados na imagem abaixo:

     A imagem mostra o passo a passo para solicitar um certificado de adimplência.
    O processo pode ter pequenas alterações conforme a empresa, mas é fácil e rápido comprovar a sua adimplência com o certificado.

     

    Neste conteúdo, entendemos o que é a adimplência e qual a importância e o papel dela nas suas conquistas. Aqui na Ademicon o consórcio pode ser usado para pagar dívidas e, se você já é cliente, basta entrar em contato com o seu consultor. Se deseja contratar, pode começar com uma simulação no nosso site e nosso time entrará em contato.

    Continue cuidando do seu dinheiro e dos seus investimentos, lendo outros conteúdos como este no blog.




    Posts Relacionados: