Navegação Rápida:

    O consórcio é uma ferramenta de realização, seja para conseguir a casa própria, de um escritório, um veículo novo ou um serviço. Porém, na hora de adquirir uma cota podem surgir algumas dúvidas.  

    Leia esse texto até o final para acompanhar dúvidas comuns e entender melhor como funciona um consórcio. 

    Como funciona o consórcio?  

    O consórcio funciona de maneira bastante simples. Pessoas com interesse de compra em comum, formam grupos, organizados pelas administradoras e mensalmente concorrem à contemplação na assembleia.  

     Na assembleia, um consorciado é contemplado por sorteio, que pode ter formatos diferentes. Na Ademicon, por exemplo, o resultado é extraído da Loteria Federal. Além disso, se houver recursos, são realizadas contemplações por meio de lances. Com a carta de crédito em mãos, o contemplado consegue adquirir o produto que deseja. 

    O que é lance?  

    Na assembleia, os consorciados concorrem por sorteio e de lances. É possível ser contemplado desde a primeira assembleia, mas não há como prever o momento exato. Para tentar acelerar esse processo, asadministradorasoferecem diferentes formas de lances, que se resumem em concorrer à contemplação ao pagar as parcelas de forma antecipada. Entre os tipos de lance estão o livre, o fixo, o limitado e, no caso de algumas empresas, existe ainda o fidelidade. Abaixo, detalhamos tudo. Confira! 

    Lance livre 

    Até a data da assembleia, é possível sinalizar para a administradora o quanto está disposto a ofertar, sendo que o participante é livre para definir esse valor.  É contemplado o consorciado que der o lance mais alto, funcionando como um leilão. É importante esclarecer que o pagamento do valor ofertado só é feito se for, de fato, o lance vencedor. 

    Lance fixo 

    No lance fixo, a própria administradora de consórcios determina a quantidade de parcelas ou o percentual a ser ofertado, de acordo com o aditivo de cada grupo. Caso vários consorciados ofereçam essa quantia fixa no mesmo mês, a empresa terá que definir um vencedor de acordo com o seu critério de desempate, que pode variar. Na Ademicon, por exemplo, ganha a cota mais próxima do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal do mês vigente. 

    Lance limitado 

    Nessa modalidade, concorrem os consorciados que oferecerem um lance também predeterminado no aditivo do grupo inserido, mas o valor é diferente do lance fixo. Vale lembrar que é importante consultar a administradora para verificar a possibilidade, pois nem todas trabalham com essa alternativa.  

    Lance fidelidade 

    Não são todas as administradoras que oferecem o lance fidelidade. NaAdemicon, para ofertar esse lance é necessário ter participado de um número mínimo de assembleias, pagando as mensalidades em dia. A opção busca valorizar aqueles que estão com a administradora por mais tempo, criando uma oportunidade especial para essa confiança.  

    O que é assembleia?  

    As assembleias são realizadas mensalmente, em datas previamente estipuladas no calendário anual das administradoras, para definir os contemplados.

    Existem algumas formas de sorteio. Na Ademicon, os resultados são extraídos da Loteria Federal e equivalem aos números das cotas. 

    O que é carta de crédito? 

    Carta de crédito é a denominação popular para identificar o crédito do consorciado, que dá opoder de comprapara a aquisição do bem que ele selecionou na hora da contratação. Ela é liberada pela administradora após a contemplação. 

    A carta de crédito representa o valor que o consorciado tem direito para adquirir o serviço ou o bem que está em negociação. Após a liberação do crédito, é como se o participante do grupo tivesse o dinheiro para fazer o pagamento à vistapara o vendedor. 

    Como a carta de crédito equivale ao pagamento à vista, os consorciados ganham maior poder de compra e conseguem negociar ótimos descontos ou até garantir outros benefícios adicionais, já que os vendedores receberão os valores instantaneamente e de formatotalmente seguraem suas contas bancárias. 

    O que é uma administradora de consórcio? 

    O consórcio tem como prestadora de serviço uma administradora, devidamente autorizada pelo Banco Central, órgão responsável pela regulamentação do setor, para gestão dos interesses do grupo de consorciados. A administradora cobra, pela prestação do serviço, uma taxa de administração que varia de acordo com cada empresa, modalidade de consórcio e prazo do plano. Cabe à administradora não apenas administrar como também zelar pela saúde financeira do grupo.  

    Como aderir a um consórcio?  

    As regras para aderir a um consórcio são definidas pelas administradoras. Para adquirir um consórcio da Ademicon, por exemplo, basta ter 18 anos – ou 16 anos e ser emancipada – apresentar RG e CPF. Os estrangeiros devem apresentar também o Registro Nacional Estrangeiro (RNE) ou passaporte.   

    O valor dos juros é alto? 

    Uma dúvida comum em relação ao consórcio é em relação aos juros. O consórcio não tem juros, nem entrada, o que torna a modalidade ainda mais atrativa. Quem adquiri uma cota, paga apenas a taxa administrativa.  

    Tipos e consórcios 

    Todas as características e vantagens existentes nessa modalidade de compra e de contratação estão disponíveispara imóveis, veículos e serviços. A Ademicon, maior administradora independente de consórcios em créditos ativos do país, possui um vasto portfólio com valores de créditos variados. 

    Como pagar as parcelas 

    O pagamento pode ser feito via boleto, enviado mensalmente ao consorciado. Outra opção é verificar os dados do boleto no aplicativo do cliente Ademicon e realizar o pagamento via Internet Banking. Também é possível solicitar o débito automático junto aos bancos credenciados.  

    Ainda ficou com dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas e esclareça! 




    Posts Relacionados: