Ter um lugar para chamar de seu é um dos maiores desejos de muita gente e sempre bate a dúvida: compensa comprar apartamento ou alugar? Ou será que aposto em uma casa? Essa decisão envolve não só o financeiro, mas também os seus objetivos de vida para o futuro.
Este conteúdo vai te ajudar a entender a melhor opção para os seus planos e como colocar em prática para conquistar o seu apartamento. Boa leitura!
O que é melhor: comprar ou alugar um apartamento?
Comprar é uma boa alternativa para quem busca estabilidade, pensa em morar na região por um longo período ou até quer investir alugando e gerando renda, como complemento de aposentadoria, por exemplo. O aluguel é mais recomendado para quem muda com frequência e não quer se preocupar com os custos de manutenção que a imobiliária intermedia ou impostos do proprietário.
Tudo depende do seu objetivo, estilo de vida, preferências e principalmente do plano financeiro não só para agora, mas para os próximos anos, afinal, nas duas opções haverá um investimento: seja para pagar o aluguel ou a parcela do seu novo apartamento.
A decisão entre comprar ou alugar apartamento também precisa considerar a sua estabilidade profissional, que, com o seu histórico financeiro e recursos disponíveis, é avaliada na análise de crédito pelos bancos e instituições de financiamento e venda de imóveis, já que quando a compra não é feita à vista, se torna um compromisso de longo prazo.
Qual é a desvantagem do aluguel?
A principal desvantagem é reduzir ou não ter a construção de patrimônio para você e sua família, além da falta de liberdade e autonomia para mudar, reformar e customizar o apartamento, que deve ser devolvido à imobiliária como foi alugado. Outros pontos são:
- •Incerteza de renovação do contrato a cada vencimento;
- •O apartamento pode ser colocado à venda ou o dono pode solicitar a desocupação para uso próprio;
- •Estar sujeito ao reajuste anual do aluguel, causando instabilidade no orçamento.
Em geral, o aluguel acaba sendo uma boa saída para jovens profissionais em início de carreira que estão decidindo seus próximos anos, estudantes que estão por tempo determinado na cidade ou famílias que ainda não definiram onde querem criar raízes, ou se mudam com frequência por conta do trabalho.
Mas para uma escolha com mais certeza, também precisamos responder à pergunta de “porque não compensa comprar um imóvel?”, e a compra pode não valer a pena para você se considerar o custo inicial muito alto, já que além de impostos e taxas de registro, os financiamentos também têm juros que podem até triplicar o valor final e costumam exigir uma quantia para entrada.
Ainda assim, existem soluções mais econômicas que flexibilizam a compra do apartamento e tornam acessível para qualquer pessoa, independentemente da renda, como o consórcio de imóveis, que é sem entrada e a parcela é programada no valor e prazo mais adequados para quem está fazendo o investimento.
Vamos saber mais sobre por que ter o próprio lar pode ser vantajoso e como fazer a aquisição sem sofrer com dinheiro.
Por que comprar um apartamento ao invés de alugar?

Comprar um apartamento é construir patrimônio para você e para sua família, não precisar se preocupar com a instabilidade do aluguel e ter um investimento valorizando com o tempo, que pode servir como fonte de renda colocando no mercado para o aluguel ou até vendendo o apartamento no futuro.
Outro ponto positivo é a previsibilidade financeira, já que a despesa do aluguel é eliminada e pode ser redirecionada para outras dívidas ou conquistas. Além disso, como proprietário, também há a liberdade de personalizar o imóvel, com decoração e melhorias do jeito que você quiser.
Por isso, quando há condições favoráveis, entre comprar ou alugar um apartamento, a dica é apostar na compra, e para fazer isso de forma planejada, a opção é o consórcio imobiliário.
Como comprar um apartamento com o consórcio de imóveis?
Comece conhecendo as administradoras de consórcio do mercado, sua reputação, o relacionamento com clientes e o quão confiável ela é, como a Ademicon, que foi a primeira administradora independente do Brasil a comercializar o consórcio de imóveis.
Então, escolha o valor para a sua carta de crédito com base no valor do apartamento que você quer comprar. A partir dele, as parcelas serão calculadas, no prazo de pagamento que você também escolher. E não se preocupe, durante o contrato, a sua carta é reajustada pelo Índice Nacional de Custo da Construção – INCC, para ter o mesmo valor do apartamento escolhido, quando a compra for realizada.
Depois que o contrato for feito, você contribui com as parcelas e, se preferir, pode quitar totalmente a cota, amortizar as parcelas ou acelerar a contemplação usando o seu Fundo de Garantia – FGTS. Ao ser contemplado, o crédito é liberado e você compra o apartamento à vista.
Agora que você já sabe o que compensa mais entre comprar apartamento ou alugar, comece a se planejar: faça uma simulação no site Ademicon e nosso time vai entrar em contato para te ajudar.
Siga no blog para mais conteúdos como este.