Quem trabalha em home office ou de forma híbrida sabe: um espaço dedicado e adequado é importante não só para a saúde física, como mental. Ter um escritório em casa requer um cômodo com o espaço necessário, cuidados com a ergonomia e recursos para manter a organização.
Preparamos este conteúdo que te ajuda a definir como começar, o que não pode faltar, além de dicas econômicas de decoração. Boa leitura!
Quanto custa montar um escritório em casa?
O investimento varia e pode começar em menos de R$ 500,00 para um pequeno escritório em casa e chegar até mais de R$ 10.000,00 em modelos mais completos. O custo depende do tipo e da qualidade dos móveis, dos equipamentos que você pretende incluir na sua estação de trabalho e no cômodo, e se você irá reaproveitar o que já tem, como estantes, prateleiras e acessórios de organização.
Um escritório básico com mesa, cadeira ergonômica e iluminação adequada pode ser feito de forma mais econômica, enquanto modelos completos com móveis planejados, decoração sofisticada e equipamentos de última geração exigem um investimento maior.
Uma boa dica é fazer o caminho contrário: crie o projeto do seu modelo de escritório em casa e determine o quanto pode e quer investir, a partir daí, liste quais as suas prioridades, dando preferência para os itens mais essenciais como uma boa cadeira, computador e iluminação confortável.
Como montar gastando pouco?
Para economizar nos modelos de escritório em casa, comece com aquilo que você já tem, reaproveitando móveis e objetos que podem ser retirados de outros cômodos, e otimize o espaço com prateleiras multifuncionais ou embutidas. Além disso, caixas e potes guardados podem ser personalizados para a decoração e organização.
Outras pequenas ações também ajudam a economizar:
- •Posicione a mesa próximo à janela para aproveitar a luz natural e reduzir o consumo de energia;
- •Em espaços compartilhados, como um escritório na sala, use decorações de parede como quadros e bandeiras para delimitar o espaço, até que seja possível construir paredes ou instalar novas portas;
- •Economize em papelaria com as ferramentas digitais, como aplicativos de organização e a agenda do seu servidor de e-mail.
Se o orçamento está mais curto, é indicado começar pelos itens fundamentais para o dia-a-dia, e depois ir reformando o espaço aos poucos, acrescentando os adicionais como decoração e a troca de um objeto específico para depois.
O que ter em um escritório em casa?
É indispensável ter uma mesa e cadeira ergonômicas para proteger o seu bem-estar físico, um sistema de iluminação confortável e preferencialmente com luz natural, além dos seus equipamentos de trabalho. Na dúvida, siga a lista abaixo:
Móveis
A mesa precisa ter, no mínimo, 75 cm de altura e 90 cm de largura para acomodar o seu computador e outros itens confortavelmente. Já a cadeira deve oferecer um bom suporte para as costas, o que ajuda a prevenir dores musculares e complicações de postura.
Se possível, escolha mouses ergonômicos que ajudam a reduzir o esforço muscular da sua mão.
Tecnologia
O computador é a sua principal ferramenta de trabalho e é possível adicionar uma segunda tela para aumentar a produtividade e o conforto. Também considere um nobreak para proteger os equipamentos contra picos de energia e mouses e teclados sem fio, para mais liberdade de movimento.
Iluminação
Se usar luminárias, dê preferência à luz branca, considerada ideal para áreas de estudo e escritório em casa, porque facilita a concentração e não cansa os olhos.
Organização
Gaveteiros, porta-canetas, bandejas, organizadores de cabo, lixeiras, etc. Aposte no que considerar ideal para o seu espaço e que te ajude a manter a sua mesa livre para o seu trabalho.
Equipamentos e móveis essenciais separados? Então, o próximo passo é a decoração!
Escritório em casa: 7 dicas de decoração

Essas dicas vão te ajudar a decorar e ter um espaço preparado até mesmo para os dias mais intensos de trabalho. Olha só:
1. Aproveite o espaço que você já tem
Se você não tem um cômodo específico, não precisa se mudar e enfrentar um novo aluguel! O cantinho do quarto, um corredor ou parte da sala podem ser adaptados com mesas dobráveis, prateleiras verticais e móveis compactos, ajudando a otimizar cada metro quadrado, garantindo que o ambiente fique bem aproveitado.
2. Integre cores estratégicas
Tons neutros e pastéis ajudam a manter a atenção, enquanto detalhes em cores vibrantes podem estimular a criatividade. Combine cores com cuidado para o espaço ser estimulante sem se tornar pesado visualmente.
3. Aposte na iluminação
Aproveite a luz natural já que o sol dá um charme a mais para o ambiente. Posicione a mesa próxima às janelas quando possível e evite sentar-se de costas para janelas e varandas caso faça muitas reuniões. Complete com luminárias de mesa, que podem ser coloridas se quiser ainda mais personalidade no espaço ou iluminação indireta que evite sombras, reflexos na tela e cansaço visual.
4. Use plantas
Plantas deixam o ambiente mais agradável, melhoram a qualidade do ar e proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar durante o trabalho. Algumas opções resistentes e de fácil cuidado são a Espada-de-São-Jorge, Zamioculca, Lírio da Paz, Jiboias e Suculentas. Mas lembre-se de conferir quais não são tóxicas para pets, se você tiver algum.
5. Escolha móveis e objetos que combinam com o seu estilo
Quadros, pôsteres ou pequenos objetos decorativos podem personalizar o espaço e torná-lo mais inspirador. O importante é ter a sua cara!
6. Defina áreas distintas quando necessário
Em escritórios integrados ao quarto ou à sala, delimitar o espaço com divisórias, tapetes ou móveis estratégicos ajuda a separar o trabalho das demais atividades, mantendo a organização e clareza visual.
7. Priorize a praticidade
Organize o espaço para facilitar o dia-a-dia com gaveteiros, estantes ou caixas para documentos e materiais, garantindo que tudo esteja sempre acessível e fácil de guardar.
Agora você está pronto para ter um escritório em casa funcional e confortável. Mas para quem quer reformar por completo o espaço, ainda dá para contar com o consórcio de imóveis.
Como reformar meu escritório com o consórcio?

O consórcio de imóveis tem a opção de programar e planejar a reforma de um cômodo ou da casa inteira. Você faz o contrato no valor que precisa para a obra e paga no prazo e parcela que são ideais para o seu orçamento. Depois, quando for contemplado por sorteio ou por lance, a carta de crédito é liberada para o pagamento dos materiais e fornecedores.
Assim, o seu escritório em casa é montado com mais economia, já que o consórcio não tem juros ou entrada, e personalizado da forma que você preferir.
Conte com a Ademicon para mais essa conquista e siga no blog para ler outros conteúdos de planejamento financeiro e consórcio.