O agronegócio no Brasil é um dos setores mais fortes e que mais movimentam a economia, apresentando crescimento ano após ano e para garantir que o campo continue a prosperar, entregando recursos essenciais para a casa do brasileiro, são necessários investimentos contínuos e tecnologia de ponta. Para ajudar nesta missão, existe o Consórcio Agro.
Ele facilita a compra e manutenção de tudo o que os agricultores e produtores rurais precisam, sem juros e com condições facilitadas. Entenda neste texto como ele pode ser um recurso inteligente para o dia-a-dia da agricultura.
O que é e como funciona o Consórcio Agro
É como uma poupança colaborativa para produtores rurais, agricultores e trabalhadores do campo que precisam comprar bens como implementos, imóveis, maquinários e etc, sem precisar pagar juros. Ele funciona através de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo, que juntos pagam as suas parcelas mensais para formar o fundo de onde saem os valores de crédito para os participantes contemplados.
O consórcio foi criado para ajudar quem busca investir no trabalho do campo de forma planejada e econômica, e impulsionar o agronegócio no Brasil, porque diferente de um financiamento tradicional, não cobra juros ou entradas e é uma alternativa inteligente para momentos de instabilidade em incentivos governamentais, como o Plano Safra, já que o acesso ao crédito é facilitado, sempre disponível e não há mudanças no que você determina no momento do contrato.
Como o consórcio ajuda na evolução do agronegócio no Brasil?
Disponibiliza uma forma organizada de adquirir tudo o que você precisa para o dia-a-dia e a boa manutenção das atividades agrícolas, permitindo planejar os investimentos, reduzir custos com as compras, aumentar produtividade e lucratividade, além de estimular a competitividade do setor como um todo.
O agronegócio brasileiro é um dos pilares da economia, impulsionado pela inovação e pela busca constante por melhorias, que só no primeiro semestre de 2025 exportou US$ 82 bilhões¹ e deve continuar em crescimento nos próximos anos, exigindo que os produtores acompanhem a evolução e a aceleração do setor.
Neste cenário, o Consórcio Agro surge como um aliado, oferecendo uma alternativa saudável ao seu orçamento no acesso a recursos, já que também se adapta ao ciclo de produção agrícola para proporcionar condições de pagamento flexíveis e personalizadas.
Para quem é indicado e quais são as vantagens?
É ideal para os produtores rurais que têm maior prazo para a compra dos bens, porque embora mais vantajoso para o planejamento financeiro, o consórcio não é uma compra imediata e é preciso esperar pela contemplação da carta de crédito.
Para quem tem pressa, esse processo pode ser acelerado com a oferta de lances nas assembleias mensais ou até mesmo comprando uma carta já contemplada e pronta para uso junto da administradora do consórcio.
É uma excelente opção para produtores rurais de todos os portes: dos pequenos agricultores familiares até grandes empresas do setor e suas principais vantagens são:
- •Ausência de entradas e juros;
- •Flexibilidade nos prazos de pagamento e valores das parcelas;
- •Possibilidade de usar outros bens como garantia;
- •Facilidade em comprar bens de alto valor como tratores, colheitadeiras e implementos à vista para negociar descontos;
- •Alta variedade de produtos: de maquinários a rebanhos, armazéns, silos, terrenos rurais, pivôs de irrigação, etc.
No Consórcio Agro da Ademicon ainda existe o Plano 50, que permite pagar um valor menor na parcela, de até 50%, até o momento da contemplação, além da garantia de segurança porque é uma administradora auditada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e afiliada da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
Tudo isso porque a Ademicon reconhece o valor do trabalho no campo. Assista:
Você já sabe o que é o consórcio agro, como ele funciona e seus benefícios. Então, vamos entender como usar e o que comprar a seguir.
Quais são as regras da agricultura com consórcio?

O Consórcio Agro segue as regras gerais do sistema de consórcios, estabelecidas pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e você pode ter acesso conversando diretamente com a sua administradora de confiança.
Em geral, ao contratar um consórcio, você se compromete a cumprir com os pagamentos mensais, participar das assembleias para acompanhar a evolução do grupo e as contemplações, além de usar o crédito para comprar o objeto da carta, ou seja: se a cota é para um imóvel rural, deve ser usado para esta finalidade.
O que posso comprar com o crédito?
O Consórcio Agro oferece uma variedade de opções para o uso do crédito, permitindo que você invista em uma infraestrutura agrícola completa, desde o sistema de energia até instalações como galpões, armazéns e estufas. Outras possibilidades são:
Imóveis ou Construções
Compra de terrenos, sítios, fazendas e até a construção de imóveis rurais para a operação, para os funcionários ou familiares.
Maquinários Agrícolas e Rodoviários
Você consegue comprar todo o maquinário pesado como tratores, colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, caminhões e implementos agrícolas.
Pivôs de Irrigação
Para comprar e instalar sistemas de irrigação por pivô central, que otimizam o uso da água e aumentam a produtividade.
Sistema de Gestão e Equipamentos
Investimento em softwares de gestão agrícola, equipamentos de precisão, drones para monitoramento e outras tecnologias que auxiliam na tomada de decisões e na otimização dos processos.
Como contratar o meu Consórcio Agro?
Comece fazendo o seu plano financeiro: quanto de crédito precisa, para o que precisa e em quanto tempo pode pagar. Isso vai te ajudar a entender qual a melhor forma de conduzir a contratação do consórcio. Com as informações em mãos, siga o passo-a-passo abaixo:
- Entre em contato com a administradora de consórcio, como a Ademicon que atua há mais de 30 anos no mercado;
- Faça a simulação do seu contrato direto pelo site ou pessoalmente com um consultor autorizado;
- Confira os termos do contrato, esclareça todas as dúvidas e então faça a assinatura.
Pronto! Agora é só realizar os pagamentos e aguardar a contemplação. Quando a premiação acontecer, a administradora vai solicitar a documentação necessária para a liberação do crédito que é enviado diretamente para o vendedor ou a loja onde você escolheu para comprar os seus bens, para o pagamento à vista.
O Consórcio Agro facilita e torna mais leve o trabalho no campo, ajudando no planejamento de cada período de cultivo e na modernização dos equipamentos e maquinários. Com uma forma de pagamento desenvolvida para se adaptar ao seu orçamento, é uma opção segura e mais produtiva.
Faça sua simulação no site Ademicon e nosso time entrará em contato. Enquanto isso, aproveite outros conteúdos do nosso blog.
Consórcio Agro: perguntas frequentes
Posso usar o FGTS na agricultura com consórcio?
Não, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não pode ser utilizado para a aquisição de bens ou serviços relacionados à atividade agrícola, somente no consórcio de imóveis residenciais urbanos.
Quanto vou pagar no consórcio agro?
As parcelas variam de acordo com o valor do crédito desejado e o prazo de pagamento. A Ademicon oferece planos flexíveis, com parcelas que se adaptam ao seu orçamento e à sua capacidade de pagamento.
Posso comprar ações do agronegócio com o consórcio?
Não, o Consórcio Agro não pode ser usado para a compra de ações porque o crédito é destinado à aquisição de bens ou serviços relacionados à atividade agrícola.
Transcrição do vídeo: “Quem conhece, conquista! Ademicon para agro.”
Anos de dedicação.
Muito trabalho e experiência de verdade.
É preciso conhecer o clima, o terreno, as pessoas.
Para inovar.
Para se adaptar e crescer.
Ser um especialista faz toda a diferença
E essa é a história de cada produtor rural, e é também a nossa.
Somos agro, somos Ademicon.
Para criar melhores caminhos.
Ser uma alternativa.
Se aperfeiçoar e evoluir junto com o campo.
Encontrar soluções e conquistar.
Afinal, criar um consórcio que entende de verdade as dores do agronegócio e coloca as pessoas em primeiro lugar?
Lógico que dá!
Ademicon. Quem conhece, conquista.