Navegação Rápida:

    Quem é que nunca desejou abrir o próprio negócio? Essa é a vontade de milhões de brasileiros – somos o 6º país no ranking mundial com a maior taxa de empreendedores estabelecidos*, e essa posição deve subir, já que em 2024, por exemplo, o Brasil registrou a maior taxa de empreendedorismo dos últimos 4 anos*, e muito devido aos que estão no estágio inicial do seu negócio e aprendendo como empreender.

    Se você chegou até aqui, é porque está dando os primeiros passos para ser dono do seu negócio e tudo começa com um plano sólido e alternativas saudáveis para o seu plano financeiro. Oportunidades não faltam, mas ainda assim, mais da metade da população tem medo de errar na hora de construir sua empresa

    Fique tranquilo (a)! Parece complicado, mas existem práticas simples de aplicar e que vão te ajudar nessa missão. Conheça todas elas neste conteúdo!

    Como começar a empreender?

    Para descobrir o que é necessário para começar a empreender, estude como o mercado está trabalhando, quais são as oportunidades, necessidades e concorrência. Isso vai te ajudar a tomar decisões com mais clareza e se preparar para possíveis desafios e mudanças, afinal, o sucesso da sua empresa se inicia logo nas primeiras pesquisas, antes mesmo de decidir qual vai ser o ramo do seu investimento

    Como te contamos anteriormente, o brasileiro está virando cada vez mais, dono do seu próprio negócio. Até março de 2025, o país já tinha registrado mais de 1,4 milhões novos CNPJs e, destes, 78% eram Microempreendedores Individuais.

    No primeiro momento, o número pode assustar. Afinal, quanto mais pessoas empreendem, maior a concorrência, certo? Nem sempre! Lembre-se que só uma parcela desses vão atuar no mesmo ramo que você, que já está um passo à frente, estudando como empreender do zero com planejamento.

     

    Quais são os tipos de empreendedorismo existentes?

    São nove tipos de empreendedorismo disponíveis. Cada um tem suas características e objetivos, e você deve estudar e conhecer todos eles, para definir qual melhor se encaixa no tipo de negócio que vai abrir. Aqui, vamos detalhar os três principais: individual, corporativo e social.

     

    Empreendedorismo individual: é bastante popular entre os microempreendedores, é o formato em que você assume todas as funções da empresa: do atendimento ao cliente, até a gestão administrativa e financeira;

    Empreendedorismo corporativo: nesse, você empreende na empresa em que trabalha, liderando projetos de inovação e até para processos internos. O foco é ajudar a manter a competitividade e ser reconhecido (a) por isso;

    • Empreendedorismo social: para quem quer impactar positivamente a sociedade, com atividades que também identificam (e ajudam a solucionar) problemas sociais e ambientais da cidade e/ou país.

     

    Outro modelo bastante popular é o empreendedorismo digital, que inclui lojas online, infoprodutos, plataformas de ensino e aplicativos. Além destes, ainda existem as categorias de negócios, feminino, verde, cooperativo e informal.

     

    Qual é o melhor negócio para se abrir?

    O melhor negócio para se abrir hoje, é o que está dentro dos seus objetivos, habilidades, orçamento disponível e oportunidades no mercado. Para 2025, uma pesquisa revelou que os tipos de empreendedorismo mais promissores são os que trazem uma boa rentabilidade com baixo investimento, como:

    Corretor de imóveis;

    Designer Gráfico;

    Distribuidora de bebidas;

    • Fábrica de produtos de chocolate;

    Papelaria;

    • Imobiliária;

    Escritórios de consultoria;

    Cosmético e perfumaria;

    Agência de Viagens;

    Petshop.

    Pronto! Agora que você já entende mais do mercado e sabe qual o melhor ramo para empreender, vamos para a prática!

     

    Como empreender do zero em 5 passos simples

    Na imagem, dois empreendedores analisam dados em um quadro de vidro repleto de post-its com dados do seu novo negócio
    Depois de aprender como empreender do zero e abrir a sua empresa, criar uma rotina de análise do andamento do negócio vai te ajudar a manter saudável. Veja mais dicas!

     

    Vamos relembrar? Para começar a empreender, é preciso ter um objetivo bem definido, pesquisar as oportunidades e desafios do mercado e elaborar o seu plano de negócio. Vamos ver tudo isso, mais de perto:

     

      1. Entenda as possibilidades e o mercado certo

    Comece refletindo sobre suas habilidades, paixões e conhecimentos, porque é uma das melhores formas de escolher um negócio alinhado aos seus objetivos. Estude o mercado para entender as demandas dos consumidores e identificar quais os tipos de empreendedorismo que existem e podem ajudar a resolver essas necessidades. 

    Converse com quem já empreende, entenda qual é o melhor negócio para abrir conforme a sua realidade, onde você está localizado, a forma em que as vendas de produtos ou serviços serão feitos e o público que você quer atender.

     

    2. Planeje cada detalhe do seu negócio

    Elaborar um plano de negócios é muito importante, especialmente quando o orçamento é limitado. Ele vai te ajudar a definir o rumo do seu empreendimento, prever desafios e organizar cada etapa do seu negócio

    Um bom plano inclui todas as bases para sua empresa sair do papel, como a análise de mercado, definição do público-alvo, estratégias de marketing, plano financeiro e projeções de lucro

    O ideal é fazer uma lista de tudo que precisa ser definido antes de qualquer coisa! Aqui vai uma ajuda de perguntas importantes para guiar esse processo:

    Quais são os recursos que você já possui para a construção de um novo negócio?

    • Quais são as suas principais metas a curto, médio e longo prazo? 

    Qual a missão, visão e valor da empresa?

    Qual é o público alvo do produto ou serviço ofertado?

    Com o plano de negócios em mãos, você terá uma visão clara de onde está e para onde quer ir. Esse planejamento também facilita identificar as áreas que precisam de mais atenção, como a definição de metas realistas e a alocação eficiente dos recursos.

     

    3. Mantenha uma organização financeira

    A organização financeira é um dos pilares para o sucesso, especialmente para quem está começando do zero.  Quando você tem controle sobre suas receitas, despesas e projeções de fluxo de caixa, fica mais fácil tomar decisões estratégicas e evitar surpresas.

    Uma forma prática de iniciar esse processo é utilizando ferramentas que simplifiquem a gestão financeira. 

    • Mapear receitas e despesas: identifique todas as fontes de receita e categorize seus gastos, separando os fixos dos variáveis;

    Planejar investimentos: defina quanto pode investir em etapas do seu negócio, como compra de materiais, marketing ou capacitação;

    • Monitorar seu fluxo de caixa: acompanhe entradas e saídas para evitar falta de recursos em momentos cruciais;

    • Projetar cenários futuros: simule diferentes situações financeiras para planejar seu crescimento de forma segura.

    Manter a organização financeira desde o início ajuda a identificar gargalos, controlar desperdícios e otimizar os recursos disponíveis. Para te ajudar ainda mais, você pode utilizar a Planilha de Controle Financeiro da Ademicon!

     

    4. Formalize seu negócio

    No momento em que você se pergunta como empreender e define os passos anteriores, a formalização do seu negócio deverá ser uma das primeiras burocracias que você terá que lidar. Ela traz vantagens como credibilidade, acesso a benefícios e legalidade ao seu negócio

    Para quem está começando, o MEI é uma excelente opção por oferecer simplicidade no processo e vantagens como menor carga tributária.

     

    5. Use ferramentas e soluções que facilitem o início do seu negócio

    Começar um empreendimento do zero pode ser desafiador, mas hoje existem diversas ferramentas e soluções que ajudam a tornar esse processo mais simples, seguro e financeiramente viável. 

    Por isso, vale a pena buscar alternativas e parceiros que apoiem o seu investimento e a conquista dos recursos necessários para o negócio.

     

    Como o consórcio facilita o seu empreendimento

    Na imagem, um casal está sentado em frente a um consultor de consórcio. Na mesa, estão um notebook aberto com gráficos e papeis que explicam como empreender com o consórcio.
    Na hora de decidir como empreender, fazer escolhas saudáveis para o orçamento da empresa é importante. O consórcio é um grande aliado nesse momento.

     

    O consórcio facilita o processo de empreender, porque surge como uma estratégia inteligente e planejada para quem quer investir com segurança, sem pagar juros e com parcelas acessíveis. Seja para adquirir equipamentos, veículos, imóveis ou até investir em serviços especializados, o consórcio permite que você planeje com tranquilidade e mais saúde financeira.

    Uma das suas maiores vantagens é possibilitar um planejamento financeiro com mais prazo e menos gastos, sem o sacrifício financeiro que os financiamentos tradicionais exigem. 

    Se você quer entender mais sobre como funciona o consórcio, os especialistas Ademicon estão prontos para te atender, mas você pode começar com uma simulação.

    Quais tipos de consórcio podem ser usados para empreender?

    Você pode empreender com os consórcios de imóveis, veículos e serviços. Cada um te dá oportunidades diferentes para a construção da sua empresa, desta forma:

    Consórcio de Veículos: facilita a rede logística da empresa ou até para quem vai trabalhar sozinho com entregas e corridas. Com ele, você compra carros, motos, embarcações, veículos pesados e maquinário agrícola; tudo para garantir a frota da sua nova empresa;

    Consórcio de Imóveis: as oportunidades incluem salas comerciais, escritórios e espaços para locação, desde a compra ainda na planta, até encontrar um lugar pronto para reformar e começar a empreender, com a carinha do seu negócio!

    Consórcio de serviços: uma ótima opção para quitar os estudos para você (e sua futura equipe), ajudando na capacitação e preparo. Além disso, intercâmbios e viagens para eventos da área do seu negócio também podem ser pagos com essa modalidade.

     

    As opções são muitas, acessíveis e flexíveis, tornando o consórcio uma ferramenta poderosa para transformar seus projetos em realidade. Você pode contar com as soluções da Ademicon, a maior administradora de consórcios do Brasil, com experiência de mais de 30 anos em ajudar pessoas como você, a tirarem seus planos do papel.

    Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog.




    Posts Relacionados: