Os veículos sempre foram associados à liberdade, à autonomia, ao controle e a outras sensações ligadas ao bem-estar. Por isso, comprar o primeiro carro representa um momento importante na vida de qualquer pessoa e demanda um bom tempo de estudo para entender quais são as melhores alternativas de aquisição.
Com o fácil acesso à internet e a experiência de outros motoristas, acertar na hora da compra ficou mais simples e prático. Contudo, não são apenas as características do automóvel que devem fazer parte de sua pesquisa.
A definição das suas necessidades, estabelecer o orçamento e a decisão pela melhor forma de pagamento são alguns dos pontos determinantes na hora de realizar uma boa escolha. Para ajudá-lo nessa jornada, preparamos um guia com as principais dicas sobre como comprar o seu primeiro veículo. Continue a leitura e confira!
Como saber qual carro comprar?
Essa pergunta frequentemente vem à mente dos novos motoristas que estão em busca do seu primeiro automóvel. Conseguir alinhar o que você precisa, o orçamento disponível e as suas preferências não é uma tarefa simples e exige planejamento.
O primeiro passo é analisar as demandas com o intuito de compreender o que será ou não prioridade na hora da compra. O motivo que o conduziu à necessidade de adquirir um automóvel vai nortear o tipo de veículo, a sua potência, o conforto e os demais acessórios que possam ser úteis em seu dia a dia.
Se você precisa de um carro para trabalhar, provavelmente, deve escolher um consideravelmente potente, que conte com itens mínimos de conforto e que não cause muitas idas à oficina. Caso essa seja a sua situação, você pode ser flexível quanto ao número de passageiros e em relação ao ano.
Já para quem conta com uma grande família, uma quantidade mínima de lugares no veículo é mais importante do que a potência e o desempenho do motor. Tenha em mente que quanto maior a porção de itens que você exigir de um automóvel, mais restrita se tornará a lista de opções disponíveis.
Quais são as principais dicas para comprar o primeiro carro?
Após definir todas as características fundamentais que o veículo precisa ter, o passo seguinte é verificar quais tipos se enquadram em suas prioridades. No caso de indivíduos que percorrem longas distâncias diariamente, como vendedores, os carros indicados são os que contam com baixa quilometragem, enquanto para os que têm grandes famílias, um bem espaçoso e com um grande porta-malas é indispensável.
Outro ponto muito importante a ser considerado é o quanto você está disposto a investir na compra desse bem. Apesar de existirem muitas alternativas impressionantes na concessionária, é fundamental manter o seu bem-estar financeiro e adquirir uma alternativa que esteja condizente com a sua realidade.
Lembre-se de que um veículo de alto valor também é acompanhado de outros gastos mais elevados, como de manutenção, impostos e seguro. Por isso, considere todos esses pontos antes de fechar o negócio.
Escolha bem o modelo do carro
A escolha do modelo depende de alguns aspectos: quantas pessoas vão utilizar esse veículo, como será a rotina diária, em que tipos de estradas ele vai circular, quantos quilômetros vai rodar e qual é a sua preferência. Confira, a seguir, algumas opções comuns no mercado brasileiro.
Peça ajuda de quem entende do assunto
Conversar com profissionais da área é uma boa forma de adequar os interesses de uso a um modelo específico. Buscar a opinião de um mecânico de confiança ajuda a minimizar as dúvidas e a tornar a decisão mais fácil.
Caso você não tenha contato com nenhum profissional da área, é possível consultar sites e blogs especializados, ver comparativos de desempenho e as opiniões dos donos de veículos do seu interesse. Com a facilidade das redes sociais e a grande produção de conteúdo digital, é simples encontrar todas as informações necessárias de modo a fazer uma escolha adequada ao seu perfil.
Faça pesquisas
Ao contar com a ajuda de um especialista, você consegue estabelecer quais modelos são adequados à sua necessidade e começar as pesquisas de diferentes automóveis da categoria de seu interesse.
A primeira etapa da pesquisa deve contemplar a diferença entre os valores de carros novos ou usados. Essa análise não tem de se limitar ao preço de compra, devendo incluir o custo de manutenção, a troca de peças, a existência de garantia, o gasto com o seguro e a despesa com o combustível.
Isso é importante, pois muitos veículos saem da concessionária com um preço baixo, mas, quando se considera a manutenção corretiva necessária, o custo de combustível e os demais fatores, é possível não representar uma escolha tão boa quanto parecia na hora de fechar o negócio.
Como se preparar financeiramente para isso?
Um veículo que conta com o que há de melhor em termos de tecnologia e conforto causa uma impressão difícil de ignorar. Entretanto, é importante considerar qual o teto do seu orçamento e manter-se fiel a ele no intuito de que essa aquisição não traga problemas ao seu bolso.
Para quem deseja adquirir um automóvel com vários atributos e, consequentemente, com um alto custo, existem algumas possibilidades de aquisição que podem ser exploradas. Confira, a seguir, quais alternativas financeiras de que você dispõe para a compra e como se preparar a fim de aproveitá-las.
Organize as suas finanças
Antes de realizar qualquer grande aquisição — seja de um automóvel, seja de uma casa, seja de algum projeto de investimento —, você tem de conhecer a sua real situação financeira. Desse modo, basta considerar quais são os seus custos fixos e os variáveis e quais são as suas fontes de receita.
Vale separar um pequeno percentual de sua renda de modo a constituir uma reserva de emergência para que você possa contar com uma segurança em momentos inesperados. Com o objetivo de colocar em ordem todas as suas contas, utilize uma planilha de planejamento e orçamento pessoal.
Defina um orçamento
Com o entendimento do que você pode comprar, é possível definir um orçamento limite destinado a adquirir o automóvel. Manter-se fiel ao seu planejamento financeiro evita que você tenha que administrar uma grande dívida proveniente dessa compra.
Você precisa ter a percepção de quais itens vão proporcionar uma experiência confortável ao dirigir e quais são apenas bonitos e interessantes, mas não são determinantes para o seu bem-estar.
Considere, por exemplo, que você vive em uma cidade que faz muito calor. Contar com um ar-condicionado, nesse caso, é determinante no intuito de garantir o seu bem-estar, representando um recurso pelo qual valeria ficar um pouco acima do que foi definido no planejamento.
Já outros acessórios, como sensor de estacionamento ou câmera de ré, não são tão importantes para a comodidade do condutor e não valeria a pena ultrapassar a estimativa de custos por eles. O ideal é que você invista até 30% do seu orçamento na realização da sua conquista.
Use metas para isso
Uma forma fácil de alcançar um objetivo maior é traçando pequenas metas e agregando essas conquistas. Com o propósito de adquirir um automóvel, você pode estipular um plano de determinado valor que considere adequado no intuito de poupar dinheiro mensalmente.
Ao incluir esse número no planejamento financeiro, é possível ganhar mais liberdade e flexibilidade em relação ao preço do veículo. Outra vantagem de estabelecer metas de poupança é a possibilidade de estimar com clareza o tempo que será necessário a fim de realizar a sua aquisição.
Isso contribui para o estabelecimento de um orçamento adequado ao prazo que você pretende dedicar para quitar essa compra.
Entenda as opções de pagamento
A forma de quitação deve ser um ponto de atenção em sua decisão. Dependendo da alternativa de sua escolha, pode haver uma grande diferença entre o valor pago pelo mesmo automóvel. Isso acontece porque algumas linhas de crédito geralmente são mais caras que outras.
Nesse momento, a pesquisa de distintas alternativas e instituições financeiras pode fazer a diferença no montante pago. A primeira divisão a ser feita é entre a compra à vista e a parcelada.
A opção à vista certamente conta com um grande poder de negociação e você fica livre de qualquer preocupação futura com o orçamento. Entretanto, não são todas as pessoas que têm o recurso necessário a fim de realizar a aquisição de um carro à vista.
Já na compra parcelada, existem duas possibilidades conhecidas: o consórcio ou o financiamento. Em ambos os casos, a amortização vai acontecer ao longo de um determinado período, mas essas modalidades têm algumas diferenças significativas.
No financiamento, você deve efetuar o pagamento de um percentual de valor na entrada e arcar com a incidência de juros sobre o capital restante que foi financiado. Já no consórcio, como o da Ademicon, não há a cobrança de juros nem de entrada, o que torna essa opção bastante atraente, além de contar com alguns outros benefícios importantes para quem deseja uma aquisição programada e bem planejada.
Considere o consórcio
O consórcio de veículos é uma ótima alternativa para quem não quer arcar com os altos juros cobrados em um financiamento bancário, mas não dispõe do montante suficiente a fim de realizar a compra à vista.
Nessa modalidade, a documentação necessária no intuito de fazer parte do grupo é muito menor que a exigida em qualquer financiamento. Para adquirir uma cota, normalmente, é preciso apresentar apenas os documentos básicos, como o RG e o CPF. Após a contemplação, que pode acontecer por sorteio ou lance, a administradora solicitará novos documentos. No entanto, fique tranquilo, pois ela prestará suporte em todas as etapas do processo. Além de contar com bem menos burocracia, ao optar pelo consórcio, você evita perder um grande valor em juros.
Outro importante aspecto do consórcio é que a sua carta de crédito tem o mesmo poder de negociação de uma compra à vista. Assim, você consegue negociar melhores preços ou solicitar a inclusão de mais acessórios e recursos no seu veículo.
Como essa aquisição pode ser planejada?
Com o suporte de uma administradora de consórcio, você consegue se planejar a fim de realizar a aquisição e reservar o dinheiro que gastaria no pagamento de uma entrada, utilizando-o com o objetivo de ofertar lances durante as assembleias na tentativa de adiantar a contemplação e, consequentemente, a compra do seu automóvel.
Desse modo, enquanto realiza o pagamento das parcelas e não é contemplado, é possível seguir com a pesquisa de mercado a fim de encontrar a melhor opção de veículo para a sua realidade.
Além de ser uma alternativa mais acessível, o consórcio ajuda os indivíduos que não têm a disciplina necessária para a construção de uma poupança própria e contribui para que você realize a sua compra por meio de uma transação bem planejada e adequada à sua renda.
Quais são os diferenciais de utilizar o consórcio?
Além de todas as vantagens apresentadas anteriormente, o consórcio é mais vantajoso do que outras opções financeiras. Como não há incidência de juros nessa modalidade, o valor médio das parcelas é bem menor se comparado com as de um financiamento, por exemplo. Isso permite que você conte com um orçamento mais flexível no seu dia a dia.
E tem mais! O consórcio disponibiliza diversas opções de planos, com diferentes prazos e valores de crédito e de parcela. Dessa forma, é possível escolher aquele que é mais adequado à sua necessidade e à sua realidade financeira. Algumas administradoras, como a Ademicon, permitem ainda o pagamento de uma parcela reduzida (70%) até os 24 meses do plano ou a contemplação — o que ocorrer primeiro.
Também há a atualização anual do crédito, garantindo que o seu dinheiro preserve o poder de compra ao longo do tempo. Ainda é viável contar com mais flexibilização para o pagamento, de modo que é possível adiantar parcelas em bons momentos ou transferir o consórcio a outra pessoa, caso você não possa continuar com ele.
Após conferir todas essas recomendações, você tem as informações necessárias a fim de decidir qual alternativa é a melhor opção para o seu perfil. Com um bom planejamento, é possível comprar o primeiro carro com todas as funcionalidades que você deseja e sem sair do orçamento inicialmente estabelecido.
O nosso artigo foi útil? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude os seus amigos a aprenderem mais sobre esse tema!