Decidir investir em bens e serviços em geral, significa preparar o bolso para pagar os juros que vem junto, já que no final, a maioria das opções do mercado te fazem desembolsar um valor muito maior do que o contratado, certo?. A boa notícia é: nem sempre! É por isso que existe a taxa de administração do consórcio: facilitar conquistas sem pesar na sua saúde financeira.
Como ela não funciona igual aos juros de empréstimos e financiamentos tradicionais, fica mais fácil comprar uma casa, trocar de carro, planejar um casamento ou até viajar. Desde o começo, você sabe quanto vai pagar. E spoiler: é menos do que imagina!
Para te ajudar a entender o que é a taxa administrativa de consórcio, como ela é calculada e o impacto no valor final do contrato, preparamos este conteúdo completo. Boa leitura!
Como funciona a taxa de administração no consórcio?
A taxa de administração do consórcio é um valor que você paga à administradora onde fez o seu contrato, e é usada para manter a organização do grupo e o auxílio aos consorciados, incluindo o acompanhamento nas documentações e na compra final do seu bem ou serviço. Em geral, esse valor cobre as atividades de:
- •Estabelecer as regras do contrato;
- •Agrupar pessoas com objetivos em comum de aquisição de bens ou serviços;
- •Estipular detalhes de cada plano oferecido;
- •Promover a cobrança mensal das parcelas;
- •Realizar as assembleias;
- •Definir os lances vencedores;
- •Liberar o crédito para aqueles que foram contemplados;
- •Prestar suporte em todas as etapas do processo.
Numa comparação simples, imagine que a taxa de administração é como o boleto de um condomínio: cada um paga um valor proporcional para a manutenção do prédio e a garantia de que todos os recursos para moradia estarão sempre disponíveis e funcionando bem.
Qual a diferença entre taxa de administração e juros?
Embora as duas coisas sejam consideradas encargos financeiros, a taxa de administração tem um custo fixo e predeterminado, enquanto os juros são variáveis conforme as condições do mercado.
Nos juros bancários, você paga um valor acrescido por aquilo que contratou de forma cumulativa. Ou seja, se estamos falando de um empréstimo, você deverá ao banco não só o quanto emprestou em dinheiro, mas o valor acumulado pelos juros ao longo do período de duração do contrato.
Na maior parte das vezes, isso aumenta o valor original daquilo que você está pagando em, pelo menos, um terço do total. Já no consórcio, isso não acontece, porque o valor da taxa é mais baixo e não aumenta durante todo o seu contrato.
A taxa de administração em consórcio é legal?
Sim! A taxa administrativa de consórcio é legal, prevista na legislação responsável por regulamentar a modalidade, e também no contrato de adesão que cada participante assinou ao assumir uma cota de consórcio.
Agora que entendemos o que é a taxa de administração, vamos para a parte que você mais espera: o cálculo e como ele impacta no valor da sua parcela.
Como a taxa de administração do consórcio é calculada?
A taxa de administração é calculada com um percentual do valor total do bem ou do serviço que será comprado com o consórcio. A quantia final é diluída nas parcelas mensais. Esse percentual é determinado pela administradora e varia de acordo com cada uma e com o tipo do consórcio que você escolheu.
Ficou confuso? Funciona assim: se você contratou um consórcio de R$ 500.000,00 para comprar uma casa, a sua taxa de administração vai ser calculada em cima desse valor de acordo com o percentual praticado pela sua administradora, depois o total é dividido durante a duração do seu consórcio.
Então, na prática, seria:
valor total x taxa de administração
÷ pela duração
Olha só:

Em comparação, se você fizer um empréstimo com a mesma duração e valor, e taxa de juros de 1% ao mês, pagará cerca de R$ 463.135.000,00 no valor final.
Qual a boa taxa de administração de consórcio?
Normalmente, essa taxa fica entre 1% a 2% do valor total da carta de crédito, dividido pelo tempo de duração do seu contrato.
Então, você deve estar se perguntando: “qual consórcio tem a menor taxa de administração?”. Essa resposta depende diretamente do tipo de consórcio escolhido. Na Ademicon, a prática é de 24%, para automóveis e imóveis.
O que mais eu pago além da taxa administrativa de consórcio?
A parcela do seu consórcio é composta também por:
- •Fundo comum: é o valor destinado à atribuição do crédito aos consorciados contemplados para a sua aquisição. Ele é dividido pelo prazo do grupo;
- •Fundo de reserva: sua função é proteger o grupo de consorciados de possíveis inadimplências e demais despesas relacionadas aos participantes. Não é obrigatório em todos os grupos;
- •Seguro: é opcional e contratado individualmente. Ele garante a segurança aos clientes e, em caso de sinistro (morte ou invalidez total permanente por acidente), o crédito volta para o beneficiário, evitando que todo o montante investido seja perdido.
Pronto! Agora você entende tudo sobre qual a taxa de administração do consórcio, como ela funciona e como é o seu pagamento. Assim, fica mais fácil se planejar financeiramente para a conquista do seu objetivo.
Além de programar o orçamento com todas essas informações, você ainda pode avaliar o histórico dos grupos e entender qual o tempo médio para a sua contemplação, a quantidade de inadimplentes e outros aspectos que podem dar a você um melhor panorama sobre o que está contratando. Tudo isso te ajudará a andar em passos firmes dentro de um consórcio e só arcar com aquilo que realmente vá de encontro ao que você busca.
Está pronto para começar? Conte com o time de especialistas da Ademicon e encontre o consórcio que melhor se encaixa nos seus planos de vida. Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog.
Transcrição do vídeo: “Taxa de administração: o que é?”
Brune, o que é a taxa de administração, e o que compõe a parcela do consórcio?.
A taxa de administração é a remuneração que a administradora recebe para justamente fazer a organização do grupo.
Para poder enviar boleto pros clientes, receber o fundo comum, entregar os créditos, análise de crédito e etc.
E ela é proporcional.
Você tem um valor, dividido ao longo do prazo.
E a parcela é justamente a composição do valor do crédito, a taxa de administração proporcional, mais o fundo de reserva e o seguro, dividido pelo prazo que o cliente contratou.
Transcrição do vídeo: “Taxa de administração: o que é?”
Brune, o que é a taxa de administração, e o que compõe a parcela do consórcio?.
A taxa de administração é a remuneração que a administradora recebe para justamente fazer a organização do grupo.
Para poder enviar boleto pros clientes, receber o fundo comum, entregar os créditos, análise de crédito e etc.
E ela é proporcional.
Você tem um valor, dividido ao longo do prazo.
E a parcela é justamente a composição do valor do crédito, a taxa de administração proporcional, mais o fundo de reserva e o seguro, dividido pelo prazo que o cliente contratou.