A casa geminada costuma chamar atenção por causa do seu visual “espelhado”, afinal, quem é que nunca se surpreendeu ao encontrar uma série de imóveis com a mesma aparência estrutural, um ao lado do outro, não é mesmo? Elas também são conhecidas pelo baixo custo e pela forma inteligente de aproveitar o espaço.
Mas mais do que isso, é um imóvel com inúmeras possibilidades: da primeira moradia própria até investimento. Veja neste conteúdo quais são as principais características, vantagens e desvantagens, e como comprar uma casa geminada com planejamento, sem entradas e com mais folga no orçamento. Boa leitura!
O que é uma casa geminada?
Conhecidas como casa conjugada ou banda, a casa geminada é quando duas ou mais casas são construídas em um mesmo terreno, lado a lado, compartilhando uma ou mais paredes laterais. Normalmente também são simétricas, ou seja, uma estrutura é um “espelho” (reflexo) da outra, e idênticas na planta, na fachada ou nos dois, dividindo até mesmo o telhado e alvenaria.
Para ajudar a lembrar o que significa casa geminada, a melhor definição é que elas geralmente seguem um projeto padronizado, que permite que sejam erguidas de forma mais rápida e econômica. Apesar de dividirem uma parte da estrutura, cada moradia mantém sua própria entrada, quintal e áreas internas independentes, assim como as instalações elétricas e hidráulicas.
Para quem também tem dúvida se “é geminado ou germinado”?, a forma correta é “geminada”, de “casas gêmeas”. Quando falamos germinado, estamos nos referindo às sementes que brotam em flores e folhas, sem relação com esse tipo de construção. Mas já pensou em germinar sua planta favorita na sua casa geminada?
Por fim, esse tipo de imóvel é comum em loteamentos e condomínios horizontais, e são bastante populares entre quem quer otimizar espaço, baratear a obra e aproveitar melhor o terreno, e é uma boa opção para morar ou para investir em locação e revenda.
Qual a diferença entre casa comum e casa geminada?
A principal diferença entre uma casa tradicional e uma casa geminada está na forma como são construídas e conectadas nos terrenos. Uma casa comum não divide paredes com imóveis vizinhos, ocupando todo o seu lote com afastamentos laterais. Já a opção geminada compartilha pelo menos uma parede com outra unidade.
Entre as principais vantagens desse tipo de investimento, estão:
- •Preço mais acessível: por compartilhar paredes e parte da estrutura, o custo de construção é menor, o que se reflete no valor que o comprador vai pagar;
- •Melhor aproveitamento do terreno: ideal para áreas urbanas onde o espaço é mais limitado;
- •Localização estratégica: muitas estão em condomínios ou bairros planejados com mais segurança e infraestrutura de lazer;
- •Economia na construção e manutenção: o padrão e a proximidade entre unidades reduzem custos para construtoras e para quem vai construir por conta.
Para decidir com mais certeza, também é válido estudar quais os contrapontos dessas vantagens:
Qual a desvantagem de uma casa geminada?
Ter menos privacidade e uma possível convivência com mais ruídos e barulhos por causa das paredes compartilhadas, é a principal desvantagem das casas geminadas. O espaço de quintal e jardim também costumam ser menores, e você pode esbarrar com restrições para novos projetos e reformas.
Se não for bem planejado na planta, algumas casas também podem ter a ventilação e iluminação naturais um pouco prejudicadas, por isso, é importante garantir que as paredes em conjunto favoreçam a circulação do ar e a entrada de luz.
É possível separar uma casa geminada?
Sim, é possível separar uma casa geminada, mas isso é feito com a demolição do imóvel e vai exigir bastante cuidado para não causar danos à estrutura compartilhada com a outra casa. É preciso ter as autorizações que o município exige e seguir as etapas definidas pelos profissionais da obra pois, possivelmente, além da parede de divisão, outras instalações podem ser as mesmas nas duas moradias.
O acompanhamento é importante para evitar complicações jurídicas e técnicas, incluindo o aumento dos gastos, se o imóvel vizinho for prejudicado.
Até aqui abordamos o que é uma casa geminada, quais os seus benefícios e pontos de atenção. Então, vamos ao principal: como comprar a sua, cuidando do orçamento familiar ou do seu planejamento financeiro pessoal.
Como comprar uma casa geminada?

A compra de uma casa geminada é interessante para quem está de olho no custo-benefício, mas para fazer um bom negócio é recomendado avaliar pontos como se a localização é ideal, segura e com boa infraestrutura para as suas necessidades, e se o preço condiz com o imóvel oferecido.
Depois, é hora de colocar todos esses pontos na balança e avaliar se dentro do seu controle financeiro, o investimento vale a pena. O seu poder de negociação vai variar conforme a forma de compra escolhida, seja direto com o dono da casa, à vista com as corretoras, usando financiamentos tradicionais de mercado ou com o planejamento do consórcio.
Tem como comprar uma casa geminada com o consórcio?
Sim, é totalmente possível comprar uma casa geminada usando o consórcio de imóveis, usando a carta de crédito para comprar o imóvel que você escolher, novo ou usado. Entender como funciona o consórcio de imóveis também é simples.
O consórcio é um modelo de compra coletiva e planejada. Isso significa que o foco principal é que ele se adapte à sua realidade financeira e não o contrário, como outras opções do mercado.
Contratando um consórcio de imóveis, você passa a fazer parte de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo que o seu: comprar casas, apartamentos, terrenos, etc. Cada grupo tem sua formatação e regras e, mensalmente, todos os participantes contribuem com as suas parcelas, formando um fundo comum. É dessa contribuição que são retirados os valores para as cartas contempladas.
As contemplações acontecem todos os meses durante as assembleias, e você pode ser premiado por meio do lance ou do sorteio. Com o crédito liberado, é só escolher com quem/onde quer comprar a sua casa geminada, informar a administradora e ela fará avaliação dos documentos e liberará o pagamento.
Uma grande vantagem desse modelo de compra é que você quem decide qual será o prazo de pagamento e o valor das parcelas. Por receber o montante total quando for contemplado, consegue comprar a casa própria à vista, melhorando sua margem de negociação.
Ele também não tem cobrança de juros ou entrada, apenas apenas uma taxa de administração diluída nas parcelas. Por fim, ainda dá para usar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitar o consórcio ou dar lances.
Por ser flexível e mais econômico, fica mais fácil comprar mais de um imóvel com o consórcio, aproveitando tanto para moradia, quanto para investir e construir patrimônio para o seu futuro e da sua família.
Como vimos, a casa geminada é uma alternativa interessante para quem busca um imóvel bem localizado, com bom custo-benefício e aproveitamento inteligente do terreno. Com o consórcio de imóveis, é possível planejar essa compra de forma organizada, sem juros e com flexibilidade para negociar melhores condições.
A Ademicon foi a primeira administradora independente do Brasil a comercializar o consórcio de imóveis e com sua experiência de mais de 30 anos, pode te ajudar a conquistar a sua casa própria, seja geminada ou não. Comece com uma simulação no nosso site, e os nossos especialistas entrarão em contato.
Gostou do conteúdo? Leia mais textos como esse no nosso blog.